A identidade do fandom : produção de fanfictions sobre a boyband One Direction

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Gabriela Bartolomeu
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/259240
Resumo: Esta monografia tem como objetivo identificar características da identidade do fandom de One Direction a partir da produção de fanfictions sobre a boyband. Para isso, são realizadas contextualizações do que é um fã e como se forma um fandom, os processos históricos envolvidos neste desenvolvimento, a partir do texto de Coppa (2006), assim como a relação do fandom com o ciberespaço a partir de textos de Jenson (1992) e Grossberg (2001). Ademais, utiliza-se a obra de Vargas (2005) para contextualizar o fenômeno da prática de fanfiction, e de Jenkins (2009) para realizar uma comparação com a Cultura Participativa. Destaca-se o subgênero de Real Life Fiction e seus desdobramentos na cultura popular. A partir do objeto One Direction, é apresentada a trajetória da boyband na mídia e no cenário musical, e no reality show The X Factor, fazendo um paralelo de como a fama da banda seguiu os moldes da Cultura Participativa, explicada por Jenkins (2009). Para concluir o trabalho, são analisados os principais fenômenos na cultura do fandom do One Direction e as três principais fanfictions ranqueadas no site Archiveofourown.com para inferir as características e nuances recorrentes deste fandom. É a partir desta análise que são identificadas as principais características da identidade do fandom de One Direction, que são a não-passividade, disruptividade, e a não-heteronormatividade.
id UFRGS-2_5e34bc7544ba9deeb454e3e209a4d058
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259240
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Carneiro, Gabriela BartolomeuRossini, Miriam de Souza2023-06-21T03:31:30Z2023http://hdl.handle.net/10183/259240001171038Esta monografia tem como objetivo identificar características da identidade do fandom de One Direction a partir da produção de fanfictions sobre a boyband. Para isso, são realizadas contextualizações do que é um fã e como se forma um fandom, os processos históricos envolvidos neste desenvolvimento, a partir do texto de Coppa (2006), assim como a relação do fandom com o ciberespaço a partir de textos de Jenson (1992) e Grossberg (2001). Ademais, utiliza-se a obra de Vargas (2005) para contextualizar o fenômeno da prática de fanfiction, e de Jenkins (2009) para realizar uma comparação com a Cultura Participativa. Destaca-se o subgênero de Real Life Fiction e seus desdobramentos na cultura popular. A partir do objeto One Direction, é apresentada a trajetória da boyband na mídia e no cenário musical, e no reality show The X Factor, fazendo um paralelo de como a fama da banda seguiu os moldes da Cultura Participativa, explicada por Jenkins (2009). Para concluir o trabalho, são analisados os principais fenômenos na cultura do fandom do One Direction e as três principais fanfictions ranqueadas no site Archiveofourown.com para inferir as características e nuances recorrentes deste fandom. É a partir desta análise que são identificadas as principais características da identidade do fandom de One Direction, que são a não-passividade, disruptividade, e a não-heteronormatividade.This monography aims to identify the characteristics of the identity of the One Direction fandom, based on the production of fanfictions about the boyband. To achieve this, contextualizations are made of what a fan is and how a fandom is formed, the historical processes that are involved in this development, using theoretical sources Coppa (2006), as well as the relationship of fandom with cyberspace, using text by Jenson (1992) and Grossberg (2001). In addition, the work of Vargas (2005) is used to contextualize the phenomenon of fanfiction, and Jenkins (2009) to make a comparison with Participatory Culture. The Real Life Fiction subgenre and its involvement in popular culture stand out. Having One Direction as this research’s object, the boyband's trajectory in the media and in the music scene, and in the reality show The X Factor, is presented, paralleling how the band's fame followed the molds of Participatory Culture, as explained by Jenkins (2009). To conclude this paper, the main phenomena in One Direction's fandom culture and the three main fanfictions ranked on the website Archiveofourown.com are analyzed to infer the recurring characteristics and nuances of the fandom. It is from this analysis that they are identified as the main identity characteristics of the One Direction fandom, which are non-passivity, disruptiveness and non-heteronormativity.application/pdfporFãsCultura da convergênciaFandomOne DirectionFanfictionIdentityParticipatory cultureA identidade do fandom : produção de fanfictions sobre a boyband One Directioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2023Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001171038.pdf.txt001171038.pdf.txtExtracted Texttext/plain204957http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259240/2/001171038.pdf.txtb2e0df52a1232e91f2e9550cde43a7c1MD52ORIGINAL001171038.pdfTexto completoapplication/pdf16514357http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259240/1/001171038.pdf06d2ab0cbe262183c027740b872787f4MD5110183/2592402023-07-24 03:25:14.977157oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259240Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-24T06:25:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A identidade do fandom : produção de fanfictions sobre a boyband One Direction
title A identidade do fandom : produção de fanfictions sobre a boyband One Direction
spellingShingle A identidade do fandom : produção de fanfictions sobre a boyband One Direction
Carneiro, Gabriela Bartolomeu
Fãs
Cultura da convergência
Fandom
One Direction
Fanfiction
Identity
Participatory culture
title_short A identidade do fandom : produção de fanfictions sobre a boyband One Direction
title_full A identidade do fandom : produção de fanfictions sobre a boyband One Direction
title_fullStr A identidade do fandom : produção de fanfictions sobre a boyband One Direction
title_full_unstemmed A identidade do fandom : produção de fanfictions sobre a boyband One Direction
title_sort A identidade do fandom : produção de fanfictions sobre a boyband One Direction
author Carneiro, Gabriela Bartolomeu
author_facet Carneiro, Gabriela Bartolomeu
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Gabriela Bartolomeu
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rossini, Miriam de Souza
contributor_str_mv Rossini, Miriam de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Fãs
Cultura da convergência
topic Fãs
Cultura da convergência
Fandom
One Direction
Fanfiction
Identity
Participatory culture
dc.subject.eng.fl_str_mv Fandom
One Direction
Fanfiction
Identity
Participatory culture
description Esta monografia tem como objetivo identificar características da identidade do fandom de One Direction a partir da produção de fanfictions sobre a boyband. Para isso, são realizadas contextualizações do que é um fã e como se forma um fandom, os processos históricos envolvidos neste desenvolvimento, a partir do texto de Coppa (2006), assim como a relação do fandom com o ciberespaço a partir de textos de Jenson (1992) e Grossberg (2001). Ademais, utiliza-se a obra de Vargas (2005) para contextualizar o fenômeno da prática de fanfiction, e de Jenkins (2009) para realizar uma comparação com a Cultura Participativa. Destaca-se o subgênero de Real Life Fiction e seus desdobramentos na cultura popular. A partir do objeto One Direction, é apresentada a trajetória da boyband na mídia e no cenário musical, e no reality show The X Factor, fazendo um paralelo de como a fama da banda seguiu os moldes da Cultura Participativa, explicada por Jenkins (2009). Para concluir o trabalho, são analisados os principais fenômenos na cultura do fandom do One Direction e as três principais fanfictions ranqueadas no site Archiveofourown.com para inferir as características e nuances recorrentes deste fandom. É a partir desta análise que são identificadas as principais características da identidade do fandom de One Direction, que são a não-passividade, disruptividade, e a não-heteronormatividade.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-21T03:31:30Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/259240
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001171038
url http://hdl.handle.net/10183/259240
identifier_str_mv 001171038
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259240/2/001171038.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259240/1/001171038.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b2e0df52a1232e91f2e9550cde43a7c1
06d2ab0cbe262183c027740b872787f4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224661778825216