Instrumentos de pesquisa para comportamento alimentar de crianças e adolescentes adaptados e validados em língua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Karen Hofmann de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/151490
Resumo: O comportamento alimentar se dá através da junção de fatores fisiológicos, ambientais, sociais e práticas alimentares, onde aspectos individuais e coletivos devem ser considerados. No Brasil, encontra-se uma expressiva parcela de crianças e adolescentes com alterações alimentares, sendo elas o consumo de alimentos não saudáveis, aumento de sobrepeso e obesidade e também de transtornos alimentares. Visto que essa faixa etária é mais suscetível a mudanças comportamentais, é de grande importância que se tenha meios para avaliar e intervir nesses comportamentos. Para tanto, se faz necessário ter instrumentos adaptados e validados para essa faixa etária, a fim de ser possível uma avaliação com resultados mais confiáveis. Este trabalho teve como objetivo encontrar, através da revisão bibliográfica, instrumentos de pesquisa que avaliem comportamento alimentar de crianças e adolescentes, que sejam adaptados e validados em língua portuguesa. Foi procurado nas bases de dados Google Acadêmico e Scielo artigos a partir do ano de 2000 referentes à validação de instrumentos em português. Como resultado obteve-se 18 artigos, dos quais nove eram de validação, oito de validação interna e um de adaptação. Do total de artigos 11 eram publicações brasileiras e sete portuguesas. Foi possível notar a pequena quantidade de instrumentos construídos especificamente para crianças e adolescentes, sendo a maioria adaptações de versões feitas para adultos. Além disso, apenas um instrumento foi produzido primariamente para a população brasileira. Tendo em vista a importância destes instrumentos, nos quais suas aplicações podem trazer um diagnóstico precoce de alterações ou distúrbios alimentares, sugere-se o seu uso para a compreensão do comportamento alimentar, além de ser um preditor para realização de intervenções educacionais. Salienta-se, também, a relevância de existirem instrumentos elaborados para a população de crianças e adolescentes brasileiros.
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Este trabalho teve como objetivo encontrar, através da revisão bibliográfica, instrumentos de pesquisa que avaliem comportamento alimentar de crianças e adolescentes, que sejam adaptados e validados em língua portuguesa. Foi procurado nas bases de dados Google Acadêmico e Scielo artigos a partir do ano de 2000 referentes à validação de instrumentos em português. Como resultado obteve-se 18 artigos, dos quais nove eram de validação, oito de validação interna e um de adaptação. Do total de artigos 11 eram publicações brasileiras e sete portuguesas. Foi possível notar a pequena quantidade de instrumentos construídos especificamente para crianças e adolescentes, sendo a maioria adaptações de versões feitas para adultos. Além disso, apenas um instrumento foi produzido primariamente para a população brasileira. Tendo em vista a importância destes instrumentos, nos quais suas aplicações podem trazer um diagnóstico precoce de alterações ou distúrbios alimentares, sugere-se o seu uso para a compreensão do comportamento alimentar, além de ser um preditor para realização de intervenções educacionais. Salienta-se, também, a relevância de existirem instrumentos elaborados para a população de crianças e adolescentes brasileiros.Eating behavior occurs through the combination of physiological, environmental and social factors and eating practices, where individual and collective aspects must be considered. In Brazil, there is an expressive number of children and adolescents with food alteration, being the consumption of unhealthy foods, an increase in overweight and obesity and also eating disorders. Since children and adolescents are more susceptible to behavioral changes, it is of great importance that one has the means to evaluate and intervene in these behaviors. To do so, it is necessary to have instruments adapted and validated for this age group, in order to be possible an evaluation with more reliable results. This work aimed to find, through the bibliographic review, research instruments that evaluate the eating behavior of children and adolescents, which are adapted and validated in Portuguese language. It was searched in the databases Google Acadêmico and Scielo articles from the year of 2000 referring to the validation of instruments in Portuguese. As a result, 18 articles were obtained, of which nine were validations, eight were internal validation and one was an adaptation. Of the total of articles 11 were Brazilian and seven Portuguese publications. It was possible to note the small amount of instruments made specifically for children and adolescents, most of which are adaptations of versions made for adults. In addition, only one instrument was produced primarily for the Brazilian population. Considering the importance of these instruments, in which their application can bring an early diagnosis of food alterations or disorders, it is suggested to use them to understand the eating behavior, besides being a predictor for educational interventions. It is also worth mentioning the relevance of the existence of instruments developed for the Brazilian children and adolescents’ population.application/pdfporComportamento alimentarCriançaAdolescenteEating behaviorChildrenAdolescentsInstrument validatedInstrumentos de pesquisa para comportamento alimentar de crianças e adolescentes adaptados e validados em língua portuguesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPorto Alegre, BR-RS2016Nutriçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001012504.pdf001012504.pdfTexto completoapplication/pdf2557496http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151490/1/001012504.pdfeab2064b3a99c614acb06e04557d62ebMD51TEXT001012504.pdf.txt001012504.pdf.txtExtracted Texttext/plain121716http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151490/2/001012504.pdf.txt44869b6bf4a39be7fcc1bf8550c8c967MD5210183/1514902017-02-11 02:25:38.928351oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151490Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-11T04:25:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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