Sistemas de monitoramento de programas de formação continuada : uma análise sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/134439 |
Resumo: | O presente trabalho consiste numa análise sobre o Sistema de Monitoramento, Execução de Controle (SIMEC) do Ministério da Educação (MEC) em sua utilização pelos professores participantes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Neste sentido, este estudo objetiva analisar importâncias e entendimentos que educadores participantes do PNAIC fazem do sistema de monitoramento. Foram analisadas telas da interface do SIMEC utilizadas pelos participantes do PNAIC e as respostas de questionário distribuído em fluxo contínuo entre professores, oriundos da rede pública de Porto Alegre e da região metropolitana. A partir dos dados coletados, constituiu-se análise a partir de princípios metodológicos relacionados à análise de conteúdo, referenciada a partir de trabalhos como os de Bardin (2002) e Franco (2012). Realizada a análise de conteúdo dos materiais, foram elencados os seguintes núcleos de sentido: Captação de dados, Apropriação pedagógica, Melhorias possíveis. Assim, foi possível chegar em uma análise quanto a relevância de existir o SIMEC junto aos professores para que os mesmos possam repensar as suas práticas de forma mediada pelas tecnologias, além de uma orientação nacional quanto ao processo pedagógico desenvolvido no Brasil. |
id |
UFRGS-2_5e508dd0811d8a05f4056b0e6ca443ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134439 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Almeida, Leonardo Rocha deAlves, Evandro2016-03-30T02:08:10Z2015http://hdl.handle.net/10183/134439000986595O presente trabalho consiste numa análise sobre o Sistema de Monitoramento, Execução de Controle (SIMEC) do Ministério da Educação (MEC) em sua utilização pelos professores participantes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Neste sentido, este estudo objetiva analisar importâncias e entendimentos que educadores participantes do PNAIC fazem do sistema de monitoramento. Foram analisadas telas da interface do SIMEC utilizadas pelos participantes do PNAIC e as respostas de questionário distribuído em fluxo contínuo entre professores, oriundos da rede pública de Porto Alegre e da região metropolitana. A partir dos dados coletados, constituiu-se análise a partir de princípios metodológicos relacionados à análise de conteúdo, referenciada a partir de trabalhos como os de Bardin (2002) e Franco (2012). Realizada a análise de conteúdo dos materiais, foram elencados os seguintes núcleos de sentido: Captação de dados, Apropriação pedagógica, Melhorias possíveis. Assim, foi possível chegar em uma análise quanto a relevância de existir o SIMEC junto aos professores para que os mesmos possam repensar as suas práticas de forma mediada pelas tecnologias, além de uma orientação nacional quanto ao processo pedagógico desenvolvido no Brasil.This work is an analysis of the Monitoring System, Execution Control (SIMEC) of the Ministry of Education (MEC) for use by teachers participating in the National Pact for Literacy in the Age One (PNAIC). Thus, this study aims to analyze amounts and understandings that participating educators PNAIC make the monitoring system. SIMEC interface screens were analyzed used by participants PNAIC and survey responses distributed streaming between teachers from the public network of Porto Alegre and the metropolitan area. From the data collected, it consisted analysis from methodological principles related to content analysis, referenced from works such as Bardin (2002) and Franco (2012). Conducted content analysis of materials, were listed the following core meanings: Data Collection, educational appropriation, possible improvements. It was possible to arrive at an analysis as to the relevance of existing SIMEC with teachers so that they can rethink their practices so mediated by technology, as well as a national focus on the educational process developed in Brazil.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)AlfabetizaçãoAvaliaçãoMinistério da Educação e CulturaNational pact for literacy in the middle oneMonitoring systemExecution and control of the ministry of educationTechnologiesEvaluationSistemas de monitoramento de programas de formação continuada : uma análise sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)Pact for national literacy at the right age (PNAIC) : use of technology for monitoring of learninginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000986595.pdf000986595.pdfTexto completoapplication/pdf1349005http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134439/1/000986595.pdf72811201d0ab489b1ebde67bf6a3e1a9MD51TEXT000986595.pdf.txt000986595.pdf.txtExtracted Texttext/plain90254http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134439/2/000986595.pdf.txt98cec0c83d9d667c6571d06a701e9ea5MD52THUMBNAIL000986595.pdf.jpg000986595.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1031http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134439/3/000986595.pdf.jpg52bcfa0a4222817d499fcdb0de91d096MD5310183/1344392018-10-26 09:45:16.014oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134439Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T12:45:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Sistemas de monitoramento de programas de formação continuada : uma análise sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Pact for national literacy at the right age (PNAIC) : use of technology for monitoring of learning |
title |
Sistemas de monitoramento de programas de formação continuada : uma análise sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) |
spellingShingle |
Sistemas de monitoramento de programas de formação continuada : uma análise sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) Almeida, Leonardo Rocha de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Alfabetização Avaliação Ministério da Educação e Cultura National pact for literacy in the middle one Monitoring system Execution and control of the ministry of education Technologies Evaluation |
title_short |
Sistemas de monitoramento de programas de formação continuada : uma análise sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) |
title_full |
Sistemas de monitoramento de programas de formação continuada : uma análise sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) |
title_fullStr |
Sistemas de monitoramento de programas de formação continuada : uma análise sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) |
title_full_unstemmed |
Sistemas de monitoramento de programas de formação continuada : uma análise sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) |
title_sort |
Sistemas de monitoramento de programas de formação continuada : uma análise sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) |
author |
Almeida, Leonardo Rocha de |
author_facet |
Almeida, Leonardo Rocha de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Leonardo Rocha de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Alves, Evandro |
contributor_str_mv |
Alves, Evandro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Alfabetização Avaliação Ministério da Educação e Cultura |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Alfabetização Avaliação Ministério da Educação e Cultura National pact for literacy in the middle one Monitoring system Execution and control of the ministry of education Technologies Evaluation |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
National pact for literacy in the middle one Monitoring system Execution and control of the ministry of education Technologies Evaluation |
description |
O presente trabalho consiste numa análise sobre o Sistema de Monitoramento, Execução de Controle (SIMEC) do Ministério da Educação (MEC) em sua utilização pelos professores participantes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Neste sentido, este estudo objetiva analisar importâncias e entendimentos que educadores participantes do PNAIC fazem do sistema de monitoramento. Foram analisadas telas da interface do SIMEC utilizadas pelos participantes do PNAIC e as respostas de questionário distribuído em fluxo contínuo entre professores, oriundos da rede pública de Porto Alegre e da região metropolitana. A partir dos dados coletados, constituiu-se análise a partir de princípios metodológicos relacionados à análise de conteúdo, referenciada a partir de trabalhos como os de Bardin (2002) e Franco (2012). Realizada a análise de conteúdo dos materiais, foram elencados os seguintes núcleos de sentido: Captação de dados, Apropriação pedagógica, Melhorias possíveis. Assim, foi possível chegar em uma análise quanto a relevância de existir o SIMEC junto aos professores para que os mesmos possam repensar as suas práticas de forma mediada pelas tecnologias, além de uma orientação nacional quanto ao processo pedagógico desenvolvido no Brasil. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-30T02:08:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/134439 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000986595 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/134439 |
identifier_str_mv |
000986595 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134439/1/000986595.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134439/2/000986595.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134439/3/000986595.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
72811201d0ab489b1ebde67bf6a3e1a9 98cec0c83d9d667c6571d06a701e9ea5 52bcfa0a4222817d499fcdb0de91d096 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447165447700480 |