Sistemas de monitoramento de programas de formação continuada : uma análise sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Leonardo Rocha de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134439
Resumo: O presente trabalho consiste numa análise sobre o Sistema de Monitoramento, Execução de Controle (SIMEC) do Ministério da Educação (MEC) em sua utilização pelos professores participantes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Neste sentido, este estudo objetiva analisar importâncias e entendimentos que educadores participantes do PNAIC fazem do sistema de monitoramento. Foram analisadas telas da interface do SIMEC utilizadas pelos participantes do PNAIC e as respostas de questionário distribuído em fluxo contínuo entre professores, oriundos da rede pública de Porto Alegre e da região metropolitana. A partir dos dados coletados, constituiu-se análise a partir de princípios metodológicos relacionados à análise de conteúdo, referenciada a partir de trabalhos como os de Bardin (2002) e Franco (2012). Realizada a análise de conteúdo dos materiais, foram elencados os seguintes núcleos de sentido: Captação de dados, Apropriação pedagógica, Melhorias possíveis. Assim, foi possível chegar em uma análise quanto a relevância de existir o SIMEC junto aos professores para que os mesmos possam repensar as suas práticas de forma mediada pelas tecnologias, além de uma orientação nacional quanto ao processo pedagógico desenvolvido no Brasil.
id UFRGS-2_5e508dd0811d8a05f4056b0e6ca443ef
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134439
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Almeida, Leonardo Rocha deAlves, Evandro2016-03-30T02:08:10Z2015http://hdl.handle.net/10183/134439000986595O presente trabalho consiste numa análise sobre o Sistema de Monitoramento, Execução de Controle (SIMEC) do Ministério da Educação (MEC) em sua utilização pelos professores participantes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Neste sentido, este estudo objetiva analisar importâncias e entendimentos que educadores participantes do PNAIC fazem do sistema de monitoramento. Foram analisadas telas da interface do SIMEC utilizadas pelos participantes do PNAIC e as respostas de questionário distribuído em fluxo contínuo entre professores, oriundos da rede pública de Porto Alegre e da região metropolitana. A partir dos dados coletados, constituiu-se análise a partir de princípios metodológicos relacionados à análise de conteúdo, referenciada a partir de trabalhos como os de Bardin (2002) e Franco (2012). Realizada a análise de conteúdo dos materiais, foram elencados os seguintes núcleos de sentido: Captação de dados, Apropriação pedagógica, Melhorias possíveis. Assim, foi possível chegar em uma análise quanto a relevância de existir o SIMEC junto aos professores para que os mesmos possam repensar as suas práticas de forma mediada pelas tecnologias, além de uma orientação nacional quanto ao processo pedagógico desenvolvido no Brasil.This work is an analysis of the Monitoring System, Execution Control (SIMEC) of the Ministry of Education (MEC) for use by teachers participating in the National Pact for Literacy in the Age One (PNAIC). Thus, this study aims to analyze amounts and understandings that participating educators PNAIC make the monitoring system. SIMEC interface screens were analyzed used by participants PNAIC and survey responses distributed streaming between teachers from the public network of Porto Alegre and the metropolitan area. From the data collected, it consisted analysis from methodological principles related to content analysis, referenced from works such as Bardin (2002) and Franco (2012). Conducted content analysis of materials, were listed the following core meanings: Data Collection, educational appropriation, possible improvements. It was possible to arrive at an analysis as to the relevance of existing SIMEC with teachers so that they can rethink their practices so mediated by technology, as well as a national focus on the educational process developed in Brazil.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)AlfabetizaçãoAvaliaçãoMinistério da Educação e CulturaNational pact for literacy in the middle oneMonitoring systemExecution and control of the ministry of educationTechnologiesEvaluationSistemas de monitoramento de programas de formação continuada : uma análise sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)Pact for national literacy at the right age (PNAIC) : use of technology for monitoring of learninginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000986595.pdf000986595.pdfTexto completoapplication/pdf1349005http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134439/1/000986595.pdf72811201d0ab489b1ebde67bf6a3e1a9MD51TEXT000986595.pdf.txt000986595.pdf.txtExtracted Texttext/plain90254http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134439/2/000986595.pdf.txt98cec0c83d9d667c6571d06a701e9ea5MD52THUMBNAIL000986595.pdf.jpg000986595.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1031http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134439/3/000986595.pdf.jpg52bcfa0a4222817d499fcdb0de91d096MD5310183/1344392018-10-26 09:45:16.014oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134439Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T12:45:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sistemas de monitoramento de programas de formação continuada : uma análise sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Pact for national literacy at the right age (PNAIC) : use of technology for monitoring of learning
title Sistemas de monitoramento de programas de formação continuada : uma análise sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)
spellingShingle Sistemas de monitoramento de programas de formação continuada : uma análise sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)
Almeida, Leonardo Rocha de
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Alfabetização
Avaliação
Ministério da Educação e Cultura
National pact for literacy in the middle one
Monitoring system
Execution and control of the ministry of education
Technologies
Evaluation
title_short Sistemas de monitoramento de programas de formação continuada : uma análise sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)
title_full Sistemas de monitoramento de programas de formação continuada : uma análise sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)
title_fullStr Sistemas de monitoramento de programas de formação continuada : uma análise sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)
title_full_unstemmed Sistemas de monitoramento de programas de formação continuada : uma análise sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)
title_sort Sistemas de monitoramento de programas de formação continuada : uma análise sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)
author Almeida, Leonardo Rocha de
author_facet Almeida, Leonardo Rocha de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Leonardo Rocha de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alves, Evandro
contributor_str_mv Alves, Evandro
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Alfabetização
Avaliação
Ministério da Educação e Cultura
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Alfabetização
Avaliação
Ministério da Educação e Cultura
National pact for literacy in the middle one
Monitoring system
Execution and control of the ministry of education
Technologies
Evaluation
dc.subject.eng.fl_str_mv National pact for literacy in the middle one
Monitoring system
Execution and control of the ministry of education
Technologies
Evaluation
description O presente trabalho consiste numa análise sobre o Sistema de Monitoramento, Execução de Controle (SIMEC) do Ministério da Educação (MEC) em sua utilização pelos professores participantes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Neste sentido, este estudo objetiva analisar importâncias e entendimentos que educadores participantes do PNAIC fazem do sistema de monitoramento. Foram analisadas telas da interface do SIMEC utilizadas pelos participantes do PNAIC e as respostas de questionário distribuído em fluxo contínuo entre professores, oriundos da rede pública de Porto Alegre e da região metropolitana. A partir dos dados coletados, constituiu-se análise a partir de princípios metodológicos relacionados à análise de conteúdo, referenciada a partir de trabalhos como os de Bardin (2002) e Franco (2012). Realizada a análise de conteúdo dos materiais, foram elencados os seguintes núcleos de sentido: Captação de dados, Apropriação pedagógica, Melhorias possíveis. Assim, foi possível chegar em uma análise quanto a relevância de existir o SIMEC junto aos professores para que os mesmos possam repensar as suas práticas de forma mediada pelas tecnologias, além de uma orientação nacional quanto ao processo pedagógico desenvolvido no Brasil.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-30T02:08:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/134439
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000986595
url http://hdl.handle.net/10183/134439
identifier_str_mv 000986595
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134439/1/000986595.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134439/2/000986595.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134439/3/000986595.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 72811201d0ab489b1ebde67bf6a3e1a9
98cec0c83d9d667c6571d06a701e9ea5
52bcfa0a4222817d499fcdb0de91d096
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447165447700480