Provocar uma falha no aparelho : arte e contraideologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/262887 |
Resumo: | Este artigo discute artemídia em que o funcionamento interrompido de dispositivos e sistemas servem como metáforas. Centra-se nos curtos-circuitos entre o aparelho como máquina, como sistema e o aparelho como ideologia. Nesta análise, abordamos os conceitos de aparelho e ideologia, fracasso e contraideologia em três obras online exibidas na Plataforma Verter durante os anos de 2020 e 2021: Ok/Cancel, de Elias Maroso; Inundação, de Fran Favero; Padrões Anômalos, de César Baio. Tendo em conta o conceito de dispositivo de Vilém Flusser, propomos que existe uma dimensão contra-ideológica e contra-hegemónica na valorização do inoperante e interrompido numa sociedade que impõe cada vez mais uma lógica de eficiência, produtividade e consumo. Em um funcionamento ideal, o aparelho (a mídia, o sistema) deve ser o mais transparente possível, transmitindo de forma a permitir que o sujeito se concentre na informação (como quando olhamos para uma foto e acreditamos nela como se estávamos vendo a própria coisa/evento). Se algo interrompe esse fluxo, como ruído, falha técnica ou acidente), a atenção do sujeito se volta para o meio, o próprio sistema. |
id |
UFRGS-2_5e6d6595e317e5440e5e57009747a423 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262887 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Polidoro, Marina BortoluzOliveira, Augusto Neftali Corte de2023-08-01T03:33:03Z20231661-5719http://hdl.handle.net/10183/262887001171598Este artigo discute artemídia em que o funcionamento interrompido de dispositivos e sistemas servem como metáforas. Centra-se nos curtos-circuitos entre o aparelho como máquina, como sistema e o aparelho como ideologia. Nesta análise, abordamos os conceitos de aparelho e ideologia, fracasso e contraideologia em três obras online exibidas na Plataforma Verter durante os anos de 2020 e 2021: Ok/Cancel, de Elias Maroso; Inundação, de Fran Favero; Padrões Anômalos, de César Baio. Tendo em conta o conceito de dispositivo de Vilém Flusser, propomos que existe uma dimensão contra-ideológica e contra-hegemónica na valorização do inoperante e interrompido numa sociedade que impõe cada vez mais uma lógica de eficiência, produtividade e consumo. Em um funcionamento ideal, o aparelho (a mídia, o sistema) deve ser o mais transparente possível, transmitindo de forma a permitir que o sujeito se concentre na informação (como quando olhamos para uma foto e acreditamos nela como se estávamos vendo a própria coisa/evento). Se algo interrompe esse fluxo, como ruído, falha técnica ou acidente), a atenção do sujeito se volta para o meio, o próprio sistema.This paper discusses media art in which the interrupted functioning of devices and systems serve as metaphors. It focuses on short-circuits between the apparatus as a machine, as a system and the apparatus as an ideology. In this analysis, we approach the concepts of apparatus and ideology, failure, and counter-ideology in three on-line artworks exhibited on Verter Platform during the years 2020 and 2021: Ok/Cancel, by Elias Maroso; Inundação, by Fran Favero; Padrões Anômalos, by Cesar Baio. With Vilém Flusser's concept of apparatus in mind, we propose that there is a counter-ideological and counter-hegemonic dimension in valuing the inoperative and interrupted in a society that increasingly imposes a logic of efficiency, productivity and consumption. In an ideal functioning, the apparatus (the media, the system) must be as transparent as possible, transmitting in such a way as to allow the subject to concentrate on the information (as when we look at a photo and believe in it as if we were seeing the thing/event itself). If something interrupts this flow, such as noise, technical failure or accident), the subject's attention turns to the medium, the system itself.application/pdfporFlusser Studies: Multilingual Journal for Cultural and Media Theory. [S l. : s. n.]. N. 35 (may 2023), p. 1-9Artes visuaisInternetIdeologia políticavisual artinternet artglitchcounter-ideologyProvocar uma falha no aparelho : arte e contraideologiaInducing a failure in the apparatus : art and counter-ideologyEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001171598.pdf.txt001171598.pdf.txtExtracted Texttext/plain22044http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262887/3/001171598.pdf.txtbd593edfb575f1af4e4e2f58ce2da7b8MD53001171598-02.pdf.txt001171598-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain21131http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262887/4/001171598-02.pdf.txt38c101bcc5d271689ff324c1955272ddMD54ORIGINAL001171598.pdfTexto completoapplication/pdf348757http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262887/1/001171598.pdfdda359ca11d6bb5e3f2e292765938274MD51001171598-02.pdfTexto completo (inglês)application/pdf327627http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262887/2/001171598-02.pdfd81725fa645c51de0ab08f8b3cae6de4MD5210183/2628872023-08-02 03:31:40.108251oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262887Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-02T06:31:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Provocar uma falha no aparelho : arte e contraideologia |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Inducing a failure in the apparatus : art and counter-ideology |
title |
Provocar uma falha no aparelho : arte e contraideologia |
spellingShingle |
Provocar uma falha no aparelho : arte e contraideologia Polidoro, Marina Bortoluz Artes visuais Internet Ideologia política visual art internet art glitch counter-ideology |
title_short |
Provocar uma falha no aparelho : arte e contraideologia |
title_full |
Provocar uma falha no aparelho : arte e contraideologia |
title_fullStr |
Provocar uma falha no aparelho : arte e contraideologia |
title_full_unstemmed |
Provocar uma falha no aparelho : arte e contraideologia |
title_sort |
Provocar uma falha no aparelho : arte e contraideologia |
author |
Polidoro, Marina Bortoluz |
author_facet |
Polidoro, Marina Bortoluz Oliveira, Augusto Neftali Corte de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Augusto Neftali Corte de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Polidoro, Marina Bortoluz Oliveira, Augusto Neftali Corte de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artes visuais Internet Ideologia política |
topic |
Artes visuais Internet Ideologia política visual art internet art glitch counter-ideology |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
visual art internet art glitch counter-ideology |
description |
Este artigo discute artemídia em que o funcionamento interrompido de dispositivos e sistemas servem como metáforas. Centra-se nos curtos-circuitos entre o aparelho como máquina, como sistema e o aparelho como ideologia. Nesta análise, abordamos os conceitos de aparelho e ideologia, fracasso e contraideologia em três obras online exibidas na Plataforma Verter durante os anos de 2020 e 2021: Ok/Cancel, de Elias Maroso; Inundação, de Fran Favero; Padrões Anômalos, de César Baio. Tendo em conta o conceito de dispositivo de Vilém Flusser, propomos que existe uma dimensão contra-ideológica e contra-hegemónica na valorização do inoperante e interrompido numa sociedade que impõe cada vez mais uma lógica de eficiência, produtividade e consumo. Em um funcionamento ideal, o aparelho (a mídia, o sistema) deve ser o mais transparente possível, transmitindo de forma a permitir que o sujeito se concentre na informação (como quando olhamos para uma foto e acreditamos nela como se estávamos vendo a própria coisa/evento). Se algo interrompe esse fluxo, como ruído, falha técnica ou acidente), a atenção do sujeito se volta para o meio, o próprio sistema. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-01T03:33:03Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Estrangeiro info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/262887 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1661-5719 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001171598 |
identifier_str_mv |
1661-5719 001171598 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/262887 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Flusser Studies: Multilingual Journal for Cultural and Media Theory. [S l. : s. n.]. N. 35 (may 2023), p. 1-9 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262887/3/001171598.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262887/4/001171598-02.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262887/1/001171598.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262887/2/001171598-02.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bd593edfb575f1af4e4e2f58ce2da7b8 38c101bcc5d271689ff324c1955272dd dda359ca11d6bb5e3f2e292765938274 d81725fa645c51de0ab08f8b3cae6de4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447833305677824 |