Tecnologias no trabalho docente : um olhar para o processo cognitivo de construção de estratégias pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Michels, Ana Beatriz
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Danilevicz, Ângela de Moura Ferreira, Aragón, Rosane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/254333
Resumo: O contexto educacional vigente vem exigindo das instituições de ensino e dos docentes uma busca constante pela inovação, sendo necessário um repensar da formação continuada e, em especial, da prática pedagógica. O presente artigo propõe um modelo para compreensão do processo cognitivo de construção de estratégias educacionais pelos docentes. O modelo foi construído com base no constructo Piagetiano dos possíveis, a partir de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, na qual foram analisadas as vivências de docentes em duas arquiteturas pedagógicas aplicadas numa formação continuada online. Através de um processo evolutivo e não-linear, o modelopermiteao docentebuscar heurísticas para abrir-se a novos possíveis, de acordo com os desafios que vivencia, estimulando-o a se reinventar em prol de uma educação emergente.
id UFRGS-2_5ea9354750492bff031c02059554b880
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254333
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Michels, Ana BeatrizDanilevicz, Ângela de Moura FerreiraAragón, Rosane2023-02-07T05:02:52Z20211679-1916http://hdl.handle.net/10183/254333001159552O contexto educacional vigente vem exigindo das instituições de ensino e dos docentes uma busca constante pela inovação, sendo necessário um repensar da formação continuada e, em especial, da prática pedagógica. O presente artigo propõe um modelo para compreensão do processo cognitivo de construção de estratégias educacionais pelos docentes. O modelo foi construído com base no constructo Piagetiano dos possíveis, a partir de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, na qual foram analisadas as vivências de docentes em duas arquiteturas pedagógicas aplicadas numa formação continuada online. Através de um processo evolutivo e não-linear, o modelopermiteao docentebuscar heurísticas para abrir-se a novos possíveis, de acordo com os desafios que vivencia, estimulando-o a se reinventar em prol de uma educação emergente.Constant research for different teaching tools and methods, considering the demand for continued education and innovative pedagogical practices, is the challenge encountered by educational institutions and educators infacing the present context. This paper aims to propose a model for understanding the cognitive process of constructing educational strategies applied in online undergraduate courses. The model was built on the Piagetian of possible, from an exploratory research, of a qualitative nature, about the professors experiences in two pedagogical architectures applied in a continuous online training. Through an evolutionary and non linear process, the modelo allows professors to search for heuristics to open up to new possibilities, according to the challenges they face, encouraging them to recreate pedagogical practices for a differentiated education.application/pdfporRENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 19, n.1 (2021), p. 564-573Práticas pedagógicasEducação continuadaProfessorPedagogical strategyPedagogical architectureOnline continuing educationCognitive possibleTecnologias no trabalho docente : um olhar para o processo cognitivo de construção de estratégias pedagógicasTechnologies in teaching work : a look at the cognitive process of construction pedagogical strategiesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001159552.pdf.txt001159552.pdf.txtExtracted Texttext/plain36840http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254333/2/001159552.pdf.txtb77abb9aa5b384442aff04b9fb9b19c5MD52ORIGINAL001159552.pdfTexto completoapplication/pdf1923830http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254333/1/001159552.pdfb8070f1f4c5e9dd6e3eba4a95950da3eMD5110183/2543332024-01-18 04:22:59.939394oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254333Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-18T06:22:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tecnologias no trabalho docente : um olhar para o processo cognitivo de construção de estratégias pedagógicas
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Technologies in teaching work : a look at the cognitive process of construction pedagogical strategies
title Tecnologias no trabalho docente : um olhar para o processo cognitivo de construção de estratégias pedagógicas
spellingShingle Tecnologias no trabalho docente : um olhar para o processo cognitivo de construção de estratégias pedagógicas
Michels, Ana Beatriz
Práticas pedagógicas
Educação continuada
Professor
Pedagogical strategy
Pedagogical architecture
Online continuing education
Cognitive possible
title_short Tecnologias no trabalho docente : um olhar para o processo cognitivo de construção de estratégias pedagógicas
title_full Tecnologias no trabalho docente : um olhar para o processo cognitivo de construção de estratégias pedagógicas
title_fullStr Tecnologias no trabalho docente : um olhar para o processo cognitivo de construção de estratégias pedagógicas
title_full_unstemmed Tecnologias no trabalho docente : um olhar para o processo cognitivo de construção de estratégias pedagógicas
title_sort Tecnologias no trabalho docente : um olhar para o processo cognitivo de construção de estratégias pedagógicas
author Michels, Ana Beatriz
author_facet Michels, Ana Beatriz
Danilevicz, Ângela de Moura Ferreira
Aragón, Rosane
author_role author
author2 Danilevicz, Ângela de Moura Ferreira
Aragón, Rosane
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Michels, Ana Beatriz
Danilevicz, Ângela de Moura Ferreira
Aragón, Rosane
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas pedagógicas
Educação continuada
Professor
topic Práticas pedagógicas
Educação continuada
Professor
Pedagogical strategy
Pedagogical architecture
Online continuing education
Cognitive possible
dc.subject.eng.fl_str_mv Pedagogical strategy
Pedagogical architecture
Online continuing education
Cognitive possible
description O contexto educacional vigente vem exigindo das instituições de ensino e dos docentes uma busca constante pela inovação, sendo necessário um repensar da formação continuada e, em especial, da prática pedagógica. O presente artigo propõe um modelo para compreensão do processo cognitivo de construção de estratégias educacionais pelos docentes. O modelo foi construído com base no constructo Piagetiano dos possíveis, a partir de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, na qual foram analisadas as vivências de docentes em duas arquiteturas pedagógicas aplicadas numa formação continuada online. Através de um processo evolutivo e não-linear, o modelopermiteao docentebuscar heurísticas para abrir-se a novos possíveis, de acordo com os desafios que vivencia, estimulando-o a se reinventar em prol de uma educação emergente.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-07T05:02:52Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/254333
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001159552
identifier_str_mv 1679-1916
001159552
url http://hdl.handle.net/10183/254333
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 19, n.1 (2021), p. 564-573
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254333/2/001159552.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254333/1/001159552.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b77abb9aa5b384442aff04b9fb9b19c5
b8070f1f4c5e9dd6e3eba4a95950da3e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225080175329280