Tecnologias no trabalho docente : um olhar para o processo cognitivo de construção de estratégias pedagógicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/254333 |
Resumo: | O contexto educacional vigente vem exigindo das instituições de ensino e dos docentes uma busca constante pela inovação, sendo necessário um repensar da formação continuada e, em especial, da prática pedagógica. O presente artigo propõe um modelo para compreensão do processo cognitivo de construção de estratégias educacionais pelos docentes. O modelo foi construído com base no constructo Piagetiano dos possíveis, a partir de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, na qual foram analisadas as vivências de docentes em duas arquiteturas pedagógicas aplicadas numa formação continuada online. Através de um processo evolutivo e não-linear, o modelopermiteao docentebuscar heurísticas para abrir-se a novos possíveis, de acordo com os desafios que vivencia, estimulando-o a se reinventar em prol de uma educação emergente. |
id |
UFRGS-2_5ea9354750492bff031c02059554b880 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254333 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Michels, Ana BeatrizDanilevicz, Ângela de Moura FerreiraAragón, Rosane2023-02-07T05:02:52Z20211679-1916http://hdl.handle.net/10183/254333001159552O contexto educacional vigente vem exigindo das instituições de ensino e dos docentes uma busca constante pela inovação, sendo necessário um repensar da formação continuada e, em especial, da prática pedagógica. O presente artigo propõe um modelo para compreensão do processo cognitivo de construção de estratégias educacionais pelos docentes. O modelo foi construído com base no constructo Piagetiano dos possíveis, a partir de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, na qual foram analisadas as vivências de docentes em duas arquiteturas pedagógicas aplicadas numa formação continuada online. Através de um processo evolutivo e não-linear, o modelopermiteao docentebuscar heurísticas para abrir-se a novos possíveis, de acordo com os desafios que vivencia, estimulando-o a se reinventar em prol de uma educação emergente.Constant research for different teaching tools and methods, considering the demand for continued education and innovative pedagogical practices, is the challenge encountered by educational institutions and educators infacing the present context. This paper aims to propose a model for understanding the cognitive process of constructing educational strategies applied in online undergraduate courses. The model was built on the Piagetian of possible, from an exploratory research, of a qualitative nature, about the professors experiences in two pedagogical architectures applied in a continuous online training. Through an evolutionary and non linear process, the modelo allows professors to search for heuristics to open up to new possibilities, according to the challenges they face, encouraging them to recreate pedagogical practices for a differentiated education.application/pdfporRENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 19, n.1 (2021), p. 564-573Práticas pedagógicasEducação continuadaProfessorPedagogical strategyPedagogical architectureOnline continuing educationCognitive possibleTecnologias no trabalho docente : um olhar para o processo cognitivo de construção de estratégias pedagógicasTechnologies in teaching work : a look at the cognitive process of construction pedagogical strategiesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001159552.pdf.txt001159552.pdf.txtExtracted Texttext/plain36840http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254333/2/001159552.pdf.txtb77abb9aa5b384442aff04b9fb9b19c5MD52ORIGINAL001159552.pdfTexto completoapplication/pdf1923830http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254333/1/001159552.pdfb8070f1f4c5e9dd6e3eba4a95950da3eMD5110183/2543332024-01-18 04:22:59.939394oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254333Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-18T06:22:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Tecnologias no trabalho docente : um olhar para o processo cognitivo de construção de estratégias pedagógicas |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Technologies in teaching work : a look at the cognitive process of construction pedagogical strategies |
title |
Tecnologias no trabalho docente : um olhar para o processo cognitivo de construção de estratégias pedagógicas |
spellingShingle |
Tecnologias no trabalho docente : um olhar para o processo cognitivo de construção de estratégias pedagógicas Michels, Ana Beatriz Práticas pedagógicas Educação continuada Professor Pedagogical strategy Pedagogical architecture Online continuing education Cognitive possible |
title_short |
Tecnologias no trabalho docente : um olhar para o processo cognitivo de construção de estratégias pedagógicas |
title_full |
Tecnologias no trabalho docente : um olhar para o processo cognitivo de construção de estratégias pedagógicas |
title_fullStr |
Tecnologias no trabalho docente : um olhar para o processo cognitivo de construção de estratégias pedagógicas |
title_full_unstemmed |
Tecnologias no trabalho docente : um olhar para o processo cognitivo de construção de estratégias pedagógicas |
title_sort |
Tecnologias no trabalho docente : um olhar para o processo cognitivo de construção de estratégias pedagógicas |
author |
Michels, Ana Beatriz |
author_facet |
Michels, Ana Beatriz Danilevicz, Ângela de Moura Ferreira Aragón, Rosane |
author_role |
author |
author2 |
Danilevicz, Ângela de Moura Ferreira Aragón, Rosane |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Michels, Ana Beatriz Danilevicz, Ângela de Moura Ferreira Aragón, Rosane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas pedagógicas Educação continuada Professor |
topic |
Práticas pedagógicas Educação continuada Professor Pedagogical strategy Pedagogical architecture Online continuing education Cognitive possible |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Pedagogical strategy Pedagogical architecture Online continuing education Cognitive possible |
description |
O contexto educacional vigente vem exigindo das instituições de ensino e dos docentes uma busca constante pela inovação, sendo necessário um repensar da formação continuada e, em especial, da prática pedagógica. O presente artigo propõe um modelo para compreensão do processo cognitivo de construção de estratégias educacionais pelos docentes. O modelo foi construído com base no constructo Piagetiano dos possíveis, a partir de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, na qual foram analisadas as vivências de docentes em duas arquiteturas pedagógicas aplicadas numa formação continuada online. Através de um processo evolutivo e não-linear, o modelopermiteao docentebuscar heurísticas para abrir-se a novos possíveis, de acordo com os desafios que vivencia, estimulando-o a se reinventar em prol de uma educação emergente. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-02-07T05:02:52Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/254333 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001159552 |
identifier_str_mv |
1679-1916 001159552 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/254333 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 19, n.1 (2021), p. 564-573 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254333/2/001159552.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254333/1/001159552.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b77abb9aa5b384442aff04b9fb9b19c5 b8070f1f4c5e9dd6e3eba4a95950da3e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447818556407808 |