Educação do Campo e Educação Matemática : possíveis entrelaçamentos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/159014 |
Resumo: | Este artigo busca refletir sobre as condições favoráveis que são oferecidas pela Educação do Campo para experiências Etnomatemáticas. Os princípios que sustentam tal educação aliados a sua forma de organização dos tempos e espaços – Pedagogia da Alternância – constituem-se em um terreno bastante favorável para a investigação de diferentes racionalidades matemáticas. É na perspectiva desta discussão que este artigo pretende inserir-se ao pontuar duas pesquisas realizadas por discentes do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Santa Catarina. A primeira, com base nas teorizações de Ludwig Wittgenstein e Michel Foucault, busca dar visibilidade aos saberes matemáticos protagonizados por pescadores de Ibiraquera, região de Imbituba/SC, e a segunda, recorre ao referencial de Gilles Deleuze para apresentar a racionalidade matemática de uma tecelã quilombola pertencente à Invernada dos Negros, comunidade localizada em Campos Novos/SC. |
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Duarte, Cláudia GlavamFaria, Juliano Espezim Soares2017-06-02T02:42:25Z20171982-9949http://hdl.handle.net/10183/159014001022783Este artigo busca refletir sobre as condições favoráveis que são oferecidas pela Educação do Campo para experiências Etnomatemáticas. Os princípios que sustentam tal educação aliados a sua forma de organização dos tempos e espaços – Pedagogia da Alternância – constituem-se em um terreno bastante favorável para a investigação de diferentes racionalidades matemáticas. É na perspectiva desta discussão que este artigo pretende inserir-se ao pontuar duas pesquisas realizadas por discentes do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Santa Catarina. A primeira, com base nas teorizações de Ludwig Wittgenstein e Michel Foucault, busca dar visibilidade aos saberes matemáticos protagonizados por pescadores de Ibiraquera, região de Imbituba/SC, e a segunda, recorre ao referencial de Gilles Deleuze para apresentar a racionalidade matemática de uma tecelã quilombola pertencente à Invernada dos Negros, comunidade localizada em Campos Novos/SC.This essay reflects on the favorable conditions that are offered by the Countryside Education on the ethnomathematics experiences. The principles that underlie such education combined with its organization of time and space - Pedagogy of Alternation - are a very favorable ground for the investigation of different mathematical rationalities. It is in view of this discussion that this article intends to put up scoring two surveys conducted by students from the Bachelor of Countryside Education of the Federal University of Santa Catarina. The first based on the theorizations of Ludwig Wittgenstein and Michel Foucault, seeks to give visibility to mathematical knowledge favored by the fishermen of Ibiraquera, region of Imbituba / SC, and the second uses the referencial of Gilles Deleuze to presents the mathematical rationality of a "quilombola" weaver belonging to the "Invernada dos Negros", community located in Campos Novos / SC.Este artículo busca reflexionar sobre las condiciones favorables ofrecidas por la Educación del Campo para las experiencias etnomatematicas. Los principios que sustentan tal educación, aliados a la forma en que tiempo y espacio se organizan – Pedagogía de la Alternancia-, constituyen un terreno muy favorable para la investigación de diferentes racionalidades matemáticas. En la perspectiva de esta discusión es donde este artículo pretende inserirse al destacar dos trabajos de investigación realizados por alumnos de Licenciatura en Educación del Campo de la universidad Federal de Santa Catarina. El primer trabajo, basado en las teorías de Ludwig Wittgenstein y Michel Foucault, busca dar visibilidad a los saberes matemáticos protagonizados por pescadores de Ibiraquera, región de Imbituba/SC, y el segundo se refiere a Gilles Deleuze para presentar la racionalidad matemática de una tejedora quilombola (perteneciente a una comunidad de descendientes de personas esclavizadas durante el siglo XVIII) de Invernada dos Negros, localizado en Campos Novos/SC.application/pdfporReflexão e ação [recurso eletrônico]. Santa Cruz do Sul, RS. Vol. 25, n. 1 (jan./abr. 2017), p. 80-98EtnomatemáticaEducação MatemáticaEducação do campoPedagogia da alternânciaEthnomathematicsCountryside educationPedagogy of alternationEtnomatematicaEducación del campoPedagogía de la alternanciaEducação do Campo e Educação Matemática : possíveis entrelaçamentosCountryside education and mathematics education : possibles interlacingEducación del campo y educación matemática : posibles entrelazamientosinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001022783.pdf001022783.pdfTexto completoapplication/pdf313530http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159014/1/001022783.pdf250890da361fc25f97b6ab23fbf6797dMD51TEXT001022783.pdf.txt001022783.pdf.txtExtracted Texttext/plain50756http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159014/2/001022783.pdf.txte0fb9f1ba34a30c8da65322dd5281291MD5210183/1590142017-06-23 02:39:24.688539oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159014Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-06-23T05:39:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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