Dom Casmurro e Capitu : poéticas da palavra e da imagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/29161 |
Resumo: | Este trabalho objetiva tecer um ensaio interpretativo acerca da minissérie Capitu, dirigida por Luiz Fernando Carvalho, produzida em 2008 para a Rede Globo. Essa narrativa fílmica é uma transcriação do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, para o universo da imagem. Entre os caminhos teóricos e metodológicos percorridos, estão a discussão acerca do conceito de adaptação, a observação da proposta estética do Projeto Quadrante – responsável pela minissérie –, bem como a análise dos elementos romanescos (re)criados para as imagens. Para isso, parte-se de duas conceituações: Realismo literário e realismo cinematográfico e, posteriormente, investiga-se de que modo a minissérie apropria-se ou afasta-se do naturalismo cinematográfico. O resultado de Capitu é uma poética baseada no texto machadiano, nas suas indicações de ópera e teatro, somadas a um verdadeiro mosaico temporal e a uma estrutura de cenário deliberadamente falsa. A minissérie traz a personificação das reminiscências do narrador Dom Casmurro, que surge como uma tríade – Dom Casmurro, Bento Santiago e Bentinho –, bem como uma estrutura que oscila entre o século XIX – evocado pelo vestuário e pelo mobiliário – e o século XXI – indicado por imagens e objetos contemporâneos que se misturam à narrativa fílmica. Capitu, portanto, apropria-se da estética machadiana, mas acrescenta a ela outra leitura, assumindo os sentidos de adaptação como (re)criação, tradução e transcriação. |
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Becker, Caroline ValadaBittencourt, Rita Lenira de Freitas2011-05-26T06:00:51Z2010http://hdl.handle.net/10183/29161000776025Este trabalho objetiva tecer um ensaio interpretativo acerca da minissérie Capitu, dirigida por Luiz Fernando Carvalho, produzida em 2008 para a Rede Globo. Essa narrativa fílmica é uma transcriação do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, para o universo da imagem. Entre os caminhos teóricos e metodológicos percorridos, estão a discussão acerca do conceito de adaptação, a observação da proposta estética do Projeto Quadrante – responsável pela minissérie –, bem como a análise dos elementos romanescos (re)criados para as imagens. Para isso, parte-se de duas conceituações: Realismo literário e realismo cinematográfico e, posteriormente, investiga-se de que modo a minissérie apropria-se ou afasta-se do naturalismo cinematográfico. O resultado de Capitu é uma poética baseada no texto machadiano, nas suas indicações de ópera e teatro, somadas a um verdadeiro mosaico temporal e a uma estrutura de cenário deliberadamente falsa. A minissérie traz a personificação das reminiscências do narrador Dom Casmurro, que surge como uma tríade – Dom Casmurro, Bento Santiago e Bentinho –, bem como uma estrutura que oscila entre o século XIX – evocado pelo vestuário e pelo mobiliário – e o século XXI – indicado por imagens e objetos contemporâneos que se misturam à narrativa fílmica. Capitu, portanto, apropria-se da estética machadiana, mas acrescenta a ela outra leitura, assumindo os sentidos de adaptação como (re)criação, tradução e transcriação.This paper aims to compose an interpretive essay about the miniseries Capitu, directed by Luiz Fernando Carvalho and produced in 2008 to Rede Globo TV channel. This film narrative is a transcreation of the novel Dom Casmurro, by Machado de Assis, to the image universe. Among the theoretical and methodological paths that were followed is the discussion around the concept of adaptation, the observation of the aesthetic proposal of the Quadrante Project – responsible for the miniseries -, as well as the analysis of the novel elements (re)created into images. For that, two concepts form the basis: literary realism and cinematographic realism, and afterwards, the investigation of in which way the miniseries appropriates or stands back from the cinematographic naturalism. The result of Capitu is a poetics based on Machado’s text, in its indications of opera and drama, added to a true temporal mosaic and to (developed in) a structure of scenario deliberately false. The miniseries carries the personification of the narrator Dom Casmurro’s reminiscences, that comes as a triad – Dom Casmurro, Bento Santiago and Bentinho -, as well as a structure that oscillates between the 19th century – evoked by the apparel and furniture – and the 21st century – once that contemporary images and objects are mixed inside the film narrative. Therefore, Capitu arrogates Machado’s aesthetic, but adds to it one other reading, assuming the senses of adaptation as (re)creation, translation and transcreation.application/pdfporDom Casmurro (Livro)Capitu (Minissérie)Adaptação para televisãoDom CasmurroAdaptationCapituImageDom Casmurro e Capitu : poéticas da palavra e da imageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2010Letras: Português e Literatura Portuguesa: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000776025.pdf.txt000776025.pdf.txtExtracted Texttext/plain215152http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29161/2/000776025.pdf.txtcbcc0ef8b562857119637f91060b8a97MD52ORIGINAL000776025.pdf000776025.pdfTexto completoapplication/pdf2453065http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29161/1/000776025.pdfe81e39a66e00db6756e93b6a3a3ffc53MD51THUMBNAIL000776025.pdf.jpg000776025.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg937http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29161/3/000776025.pdf.jpgd7a9ba84925741bf3b4fe617fe3941cfMD5310183/291612022-08-06 04:42:47.01854oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29161Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:42:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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