Dom Casmurro e Capitu : poéticas da palavra e da imagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Becker, Caroline Valada
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/29161
Resumo: Este trabalho objetiva tecer um ensaio interpretativo acerca da minissérie Capitu, dirigida por Luiz Fernando Carvalho, produzida em 2008 para a Rede Globo. Essa narrativa fílmica é uma transcriação do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, para o universo da imagem. Entre os caminhos teóricos e metodológicos percorridos, estão a discussão acerca do conceito de adaptação, a observação da proposta estética do Projeto Quadrante – responsável pela minissérie –, bem como a análise dos elementos romanescos (re)criados para as imagens. Para isso, parte-se de duas conceituações: Realismo literário e realismo cinematográfico e, posteriormente, investiga-se de que modo a minissérie apropria-se ou afasta-se do naturalismo cinematográfico. O resultado de Capitu é uma poética baseada no texto machadiano, nas suas indicações de ópera e teatro, somadas a um verdadeiro mosaico temporal e a uma estrutura de cenário deliberadamente falsa. A minissérie traz a personificação das reminiscências do narrador Dom Casmurro, que surge como uma tríade – Dom Casmurro, Bento Santiago e Bentinho –, bem como uma estrutura que oscila entre o século XIX – evocado pelo vestuário e pelo mobiliário – e o século XXI – indicado por imagens e objetos contemporâneos que se misturam à narrativa fílmica. Capitu, portanto, apropria-se da estética machadiana, mas acrescenta a ela outra leitura, assumindo os sentidos de adaptação como (re)criação, tradução e transcriação.
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