Potencialidades dos fractais para a construção de ideias relacionadas à geometria plana com o uso do scratch

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Martinho Prudencio de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/199234
Resumo: Neste Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Licenciatura em Matemática, foi realizada uma pesquisa que buscou investigar as potencialidades dos fractais para a construção de ideias relacionadas à geometria plana com o uso do Scratch. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola da rede pública estadual do Rio Grande do Sul, com alunos do 7° ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para a realização do projeto, foi necessária a reativação do laboratório de informática da escola, que se encontrava sucateado, bem como a instalação do programa Scratch 2.0 e do Screen-Capture-Pro que é um software privativo com proteção. A duração do trabalho com os alunos foi de 6 (seis) aulas com atividades que relacionavam os conceitos de perímetro e área, polígonos, geometria e fractais com o programa Scratch. O trabalho buscou encontrar respostas para a pergunta que balizou esta pesquisa, entendida como: quais as potencialidades dos fractais para a construção de ideias relacionadas à geometria plana com o uso do Scratch 2.0? Os dados foram coletados por meio de captura feitas nas telas dos microcomputadores, utilizando um programa chamado Screen-Capture-Pro. Desta forma todas as movimentações por parte dos alunos foram registradas e salvas em um dispositivo móvel (pen-drive). O material foi analisado atentamente, sendo dele retiradas as conclusões aqui expostas. O trabalho realizado na Escola Estadual com alunos do EJA proporcionou uma experiência importante. Cada pessoa, com história de vida diferente, concordou em trabalhar com a tecnologia. Um dos pontos de destaque foi o fato de alguns dos alunos desconhecerem a existência do laboratório de informática na escola. Assim foi um orgulho ofertar mais um local de aprendizado para escola com a montagem do laboratório. O software, que não era conhecido pelos alunos, ajudou no experimento. Conforme os alunos, as construções feitas no programa Scratch facilitaram a compreensão do que era um Fractal.
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O trabalho buscou encontrar respostas para a pergunta que balizou esta pesquisa, entendida como: quais as potencialidades dos fractais para a construção de ideias relacionadas à geometria plana com o uso do Scratch 2.0? Os dados foram coletados por meio de captura feitas nas telas dos microcomputadores, utilizando um programa chamado Screen-Capture-Pro. Desta forma todas as movimentações por parte dos alunos foram registradas e salvas em um dispositivo móvel (pen-drive). O material foi analisado atentamente, sendo dele retiradas as conclusões aqui expostas. O trabalho realizado na Escola Estadual com alunos do EJA proporcionou uma experiência importante. Cada pessoa, com história de vida diferente, concordou em trabalhar com a tecnologia. Um dos pontos de destaque foi o fato de alguns dos alunos desconhecerem a existência do laboratório de informática na escola. Assim foi um orgulho ofertar mais um local de aprendizado para escola com a montagem do laboratório. O software, que não era conhecido pelos alunos, ajudou no experimento. Conforme os alunos, as construções feitas no programa Scratch facilitaram a compreensão do que era um Fractal.In this work of completion of undergraduate degree in mathematics, i carried out a search sough to investigate to potential of fractals for a construction of ideas related to flat geometry with the use of Scratch. The research was developed in a public school called Agronomist Pedro Pereira with students who studied the 7th (seventh year) EJA.I reactivated the computer lab, which was disable, I installed the program Scratch 2.0 and Screen-Capture-Pro which is proprietary software with protection. I worked during 6 (six) classes with activities related to concepts such as perimeter and area, polygons, geometry, fractals and the Scratch program. Trying to find an answer to the question that beacon this research. What are the potential of fractals for the construction of ideas related to flat geometry with the use of Scratch? Each lesson that was happening was a novelty, we have in this research a mixture of teaching and learning that alternated in the unfolding of the works. The data were collected through recordings made on the screens of the micro-computers, using a program called screen-capture-pro, in this way all the movements by the students were registered and saved in the mobile device (pen-drive). The material was analyzed with great calmness and attention, from where I drew the conclusions and put in this work. The work done at the State School with EJA students made it possible that each with a different life history did not oppose working with technology. One of the highlights was the fact that some of the students were unaware of the existence of the computer lab in the school. So it was a pride to offer one more learning place to school with the lab assembly. The software, which was not known to the students, helped in the experiment. According to the students, the constructions made in the program facilitated the understanding of what a Fractal was.application/pdfporGeometria planaSoftware matematicoFractalScratchSearchFractaisPotencialidades dos fractais para a construção de ideias relacionadas à geometria plana com o uso do scratchinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RSMatemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001100928.pdf.txt001100928.pdf.txtExtracted Texttext/plain113989http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199234/2/001100928.pdf.txta239d91fa76ec379ec574d4f831532f2MD52ORIGINAL001100928.pdfTexto completoapplication/pdf2470494http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199234/1/001100928.pdf2a2ff2248e0daf25702b8383b51b00a3MD5110183/1992342019-09-14 03:54:10.797917oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199234Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-09-14T06:54:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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