Visual development : exploração visual na pipeline de animação 3D

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Suzuki, Sayuri Sabrina
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/219244
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem como foco a exploração e experimentação visual - características da etapa Visual Development Art, que faz parte da pipeline de produção de uma animação 3D - a partir do conto Casca Dupla, de André Kondo. O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é compreender o impacto dessa etapa nas demais etapas da pipeline; considerando que o projeto será produzida por uma equipe pequena. Como resultado, produziu-se um conjunto de imagens que tanto permitiriam a continuidade da produção como poderiam apoiar a divulgação do projeto para investidores. Um objetivo secundário é explorar a falta de representatividade nos conteúdos de entretenimento, reflexo do monopólio eurocêntrico da representação dos personagens. Por este motivo, o tema da animação será um conto que representa o encontro de culturas nipo-brasileiras. A metodologia a ser utilizada é baseada nos processos de desenvolvimento de grandes estúdios, adaptada para equipes pequenas. A produção das imagens se apoia em diversos temas pertinentes ao estudo do Design Visual, que ainda que não tenham relação direta com animação, são fundamentais para a criação de imagens que passam diversas mensagens, tanto sobre os personagens, mundo ficcional e sobre a mescla de culturas. Além destes saberes, artistas e projetos de referência compuseram a base necessária para a elaboração do conceito. Também compõe esse trabalho, o diário de bordo e a elaboração do projeto de desenvolvimento visual, levando em consideração toda a criação e insights gerados pelo processo.
id UFRGS-2_5f109cf68eb9afa59e9f23bd8ca78eef
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219244
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Suzuki, Sayuri SabrinaPerry, Gabriela Trindade2021-03-26T04:23:01Z2020http://hdl.handle.net/10183/219244001123803Este trabalho de conclusão de curso tem como foco a exploração e experimentação visual - características da etapa Visual Development Art, que faz parte da pipeline de produção de uma animação 3D - a partir do conto Casca Dupla, de André Kondo. O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é compreender o impacto dessa etapa nas demais etapas da pipeline; considerando que o projeto será produzida por uma equipe pequena. Como resultado, produziu-se um conjunto de imagens que tanto permitiriam a continuidade da produção como poderiam apoiar a divulgação do projeto para investidores. Um objetivo secundário é explorar a falta de representatividade nos conteúdos de entretenimento, reflexo do monopólio eurocêntrico da representação dos personagens. Por este motivo, o tema da animação será um conto que representa o encontro de culturas nipo-brasileiras. A metodologia a ser utilizada é baseada nos processos de desenvolvimento de grandes estúdios, adaptada para equipes pequenas. A produção das imagens se apoia em diversos temas pertinentes ao estudo do Design Visual, que ainda que não tenham relação direta com animação, são fundamentais para a criação de imagens que passam diversas mensagens, tanto sobre os personagens, mundo ficcional e sobre a mescla de culturas. Além destes saberes, artistas e projetos de referência compuseram a base necessária para a elaboração do conceito. Também compõe esse trabalho, o diário de bordo e a elaboração do projeto de desenvolvimento visual, levando em consideração toda a criação e insights gerados pelo processo.This undergraduate thesis focuses on exploration and visual experimentation, characterizing the Visual Development Art stage, with the purpose of performing a step analogous to art direction, for a 3D animation, based on the tale Casca Dupla, by André Kondo The purpose of this final paper is to understand the impact of this step on the other stages of the pipeline; establishing a methodology that considers that the animation will be produced by a small team. A secondary objective of this paper is to explore the lack of representativeness in entertainment content, a reflection of the Eurocentric monopoly of character representation. For this reason, the theme of animation will be a tale that represents the meeting of Japanese-Brazilian cultures. The methodology to be used is based on the development processes of large studios, adapted for small teams. The production of images is based on several subjects relevant to the study of Visual Design, which although not directly related to animation, are fundamental for the creation of images that convey various messages, as much about the characters, the fictional world as the mix of cultures. In addition to this knowledge, artists and reference projects formed the necessary basis for the elaboration of the concept. The logbook and the construction of the visual development project are also included in this work, taking into consideration all the creation and insights generated by the process.application/pdfporAnimaçãoDesign gráficoAnimationVisual developmentConcept artCharacter developmentJapanese-brazilianVisual development : exploração visual na pipeline de animação 3Dinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPorto Alegre, BR-RS2020Design Visualgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001123803.pdf.txt001123803.pdf.txtExtracted Texttext/plain93709http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219244/2/001123803.pdf.txte6c3a4f6beffaf344e1f9557b0ea68ceMD52ORIGINAL001123803.pdfTexto completoapplication/pdf14447027http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219244/1/001123803.pdfe34fb771bb3916edef486bdb6ece9ab1MD5110183/2192442021-05-07 05:12:12.738433oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219244Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T08:12:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Visual development : exploração visual na pipeline de animação 3D
title Visual development : exploração visual na pipeline de animação 3D
spellingShingle Visual development : exploração visual na pipeline de animação 3D
Suzuki, Sayuri Sabrina
Animação
Design gráfico
Animation
Visual development
Concept art
Character development
Japanese-brazilian
title_short Visual development : exploração visual na pipeline de animação 3D
title_full Visual development : exploração visual na pipeline de animação 3D
title_fullStr Visual development : exploração visual na pipeline de animação 3D
title_full_unstemmed Visual development : exploração visual na pipeline de animação 3D
title_sort Visual development : exploração visual na pipeline de animação 3D
author Suzuki, Sayuri Sabrina
author_facet Suzuki, Sayuri Sabrina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Suzuki, Sayuri Sabrina
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Perry, Gabriela Trindade
contributor_str_mv Perry, Gabriela Trindade
dc.subject.por.fl_str_mv Animação
Design gráfico
topic Animação
Design gráfico
Animation
Visual development
Concept art
Character development
Japanese-brazilian
dc.subject.eng.fl_str_mv Animation
Visual development
Concept art
Character development
Japanese-brazilian
description Este trabalho de conclusão de curso tem como foco a exploração e experimentação visual - características da etapa Visual Development Art, que faz parte da pipeline de produção de uma animação 3D - a partir do conto Casca Dupla, de André Kondo. O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é compreender o impacto dessa etapa nas demais etapas da pipeline; considerando que o projeto será produzida por uma equipe pequena. Como resultado, produziu-se um conjunto de imagens que tanto permitiriam a continuidade da produção como poderiam apoiar a divulgação do projeto para investidores. Um objetivo secundário é explorar a falta de representatividade nos conteúdos de entretenimento, reflexo do monopólio eurocêntrico da representação dos personagens. Por este motivo, o tema da animação será um conto que representa o encontro de culturas nipo-brasileiras. A metodologia a ser utilizada é baseada nos processos de desenvolvimento de grandes estúdios, adaptada para equipes pequenas. A produção das imagens se apoia em diversos temas pertinentes ao estudo do Design Visual, que ainda que não tenham relação direta com animação, são fundamentais para a criação de imagens que passam diversas mensagens, tanto sobre os personagens, mundo ficcional e sobre a mescla de culturas. Além destes saberes, artistas e projetos de referência compuseram a base necessária para a elaboração do conceito. Também compõe esse trabalho, o diário de bordo e a elaboração do projeto de desenvolvimento visual, levando em consideração toda a criação e insights gerados pelo processo.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-26T04:23:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/219244
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001123803
url http://hdl.handle.net/10183/219244
identifier_str_mv 001123803
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219244/2/001123803.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219244/1/001123803.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e6c3a4f6beffaf344e1f9557b0ea68ce
e34fb771bb3916edef486bdb6ece9ab1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224604259188736