Visual development : exploração visual na pipeline de animação 3D
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/219244 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso tem como foco a exploração e experimentação visual - características da etapa Visual Development Art, que faz parte da pipeline de produção de uma animação 3D - a partir do conto Casca Dupla, de André Kondo. O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é compreender o impacto dessa etapa nas demais etapas da pipeline; considerando que o projeto será produzida por uma equipe pequena. Como resultado, produziu-se um conjunto de imagens que tanto permitiriam a continuidade da produção como poderiam apoiar a divulgação do projeto para investidores. Um objetivo secundário é explorar a falta de representatividade nos conteúdos de entretenimento, reflexo do monopólio eurocêntrico da representação dos personagens. Por este motivo, o tema da animação será um conto que representa o encontro de culturas nipo-brasileiras. A metodologia a ser utilizada é baseada nos processos de desenvolvimento de grandes estúdios, adaptada para equipes pequenas. A produção das imagens se apoia em diversos temas pertinentes ao estudo do Design Visual, que ainda que não tenham relação direta com animação, são fundamentais para a criação de imagens que passam diversas mensagens, tanto sobre os personagens, mundo ficcional e sobre a mescla de culturas. Além destes saberes, artistas e projetos de referência compuseram a base necessária para a elaboração do conceito. Também compõe esse trabalho, o diário de bordo e a elaboração do projeto de desenvolvimento visual, levando em consideração toda a criação e insights gerados pelo processo. |
id |
UFRGS-2_5f109cf68eb9afa59e9f23bd8ca78eef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219244 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Suzuki, Sayuri SabrinaPerry, Gabriela Trindade2021-03-26T04:23:01Z2020http://hdl.handle.net/10183/219244001123803Este trabalho de conclusão de curso tem como foco a exploração e experimentação visual - características da etapa Visual Development Art, que faz parte da pipeline de produção de uma animação 3D - a partir do conto Casca Dupla, de André Kondo. O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é compreender o impacto dessa etapa nas demais etapas da pipeline; considerando que o projeto será produzida por uma equipe pequena. Como resultado, produziu-se um conjunto de imagens que tanto permitiriam a continuidade da produção como poderiam apoiar a divulgação do projeto para investidores. Um objetivo secundário é explorar a falta de representatividade nos conteúdos de entretenimento, reflexo do monopólio eurocêntrico da representação dos personagens. Por este motivo, o tema da animação será um conto que representa o encontro de culturas nipo-brasileiras. A metodologia a ser utilizada é baseada nos processos de desenvolvimento de grandes estúdios, adaptada para equipes pequenas. A produção das imagens se apoia em diversos temas pertinentes ao estudo do Design Visual, que ainda que não tenham relação direta com animação, são fundamentais para a criação de imagens que passam diversas mensagens, tanto sobre os personagens, mundo ficcional e sobre a mescla de culturas. Além destes saberes, artistas e projetos de referência compuseram a base necessária para a elaboração do conceito. Também compõe esse trabalho, o diário de bordo e a elaboração do projeto de desenvolvimento visual, levando em consideração toda a criação e insights gerados pelo processo.This undergraduate thesis focuses on exploration and visual experimentation, characterizing the Visual Development Art stage, with the purpose of performing a step analogous to art direction, for a 3D animation, based on the tale Casca Dupla, by André Kondo The purpose of this final paper is to understand the impact of this step on the other stages of the pipeline; establishing a methodology that considers that the animation will be produced by a small team. A secondary objective of this paper is to explore the lack of representativeness in entertainment content, a reflection of the Eurocentric monopoly of character representation. For this reason, the theme of animation will be a tale that represents the meeting of Japanese-Brazilian cultures. The methodology to be used is based on the development processes of large studios, adapted for small teams. The production of images is based on several subjects relevant to the study of Visual Design, which although not directly related to animation, are fundamental for the creation of images that convey various messages, as much about the characters, the fictional world as the mix of cultures. In addition to this knowledge, artists and reference projects formed the necessary basis for the elaboration of the concept. The logbook and the construction of the visual development project are also included in this work, taking into consideration all the creation and insights generated by the process.application/pdfporAnimaçãoDesign gráficoAnimationVisual developmentConcept artCharacter developmentJapanese-brazilianVisual development : exploração visual na pipeline de animação 3Dinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPorto Alegre, BR-RS2020Design Visualgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001123803.pdf.txt001123803.pdf.txtExtracted Texttext/plain93709http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219244/2/001123803.pdf.txte6c3a4f6beffaf344e1f9557b0ea68ceMD52ORIGINAL001123803.pdfTexto completoapplication/pdf14447027http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219244/1/001123803.pdfe34fb771bb3916edef486bdb6ece9ab1MD5110183/2192442021-05-07 05:12:12.738433oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219244Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T08:12:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Visual development : exploração visual na pipeline de animação 3D |
title |
Visual development : exploração visual na pipeline de animação 3D |
spellingShingle |
Visual development : exploração visual na pipeline de animação 3D Suzuki, Sayuri Sabrina Animação Design gráfico Animation Visual development Concept art Character development Japanese-brazilian |
title_short |
Visual development : exploração visual na pipeline de animação 3D |
title_full |
Visual development : exploração visual na pipeline de animação 3D |
title_fullStr |
Visual development : exploração visual na pipeline de animação 3D |
title_full_unstemmed |
Visual development : exploração visual na pipeline de animação 3D |
title_sort |
Visual development : exploração visual na pipeline de animação 3D |
author |
Suzuki, Sayuri Sabrina |
author_facet |
Suzuki, Sayuri Sabrina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Suzuki, Sayuri Sabrina |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Perry, Gabriela Trindade |
contributor_str_mv |
Perry, Gabriela Trindade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Animação Design gráfico |
topic |
Animação Design gráfico Animation Visual development Concept art Character development Japanese-brazilian |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Animation Visual development Concept art Character development Japanese-brazilian |
description |
Este trabalho de conclusão de curso tem como foco a exploração e experimentação visual - características da etapa Visual Development Art, que faz parte da pipeline de produção de uma animação 3D - a partir do conto Casca Dupla, de André Kondo. O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é compreender o impacto dessa etapa nas demais etapas da pipeline; considerando que o projeto será produzida por uma equipe pequena. Como resultado, produziu-se um conjunto de imagens que tanto permitiriam a continuidade da produção como poderiam apoiar a divulgação do projeto para investidores. Um objetivo secundário é explorar a falta de representatividade nos conteúdos de entretenimento, reflexo do monopólio eurocêntrico da representação dos personagens. Por este motivo, o tema da animação será um conto que representa o encontro de culturas nipo-brasileiras. A metodologia a ser utilizada é baseada nos processos de desenvolvimento de grandes estúdios, adaptada para equipes pequenas. A produção das imagens se apoia em diversos temas pertinentes ao estudo do Design Visual, que ainda que não tenham relação direta com animação, são fundamentais para a criação de imagens que passam diversas mensagens, tanto sobre os personagens, mundo ficcional e sobre a mescla de culturas. Além destes saberes, artistas e projetos de referência compuseram a base necessária para a elaboração do conceito. Também compõe esse trabalho, o diário de bordo e a elaboração do projeto de desenvolvimento visual, levando em consideração toda a criação e insights gerados pelo processo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-03-26T04:23:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/219244 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001123803 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/219244 |
identifier_str_mv |
001123803 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219244/2/001123803.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219244/1/001123803.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e6c3a4f6beffaf344e1f9557b0ea68ce e34fb771bb3916edef486bdb6ece9ab1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447273408036864 |