Estudo do lítio e sua utilização nas baterias como contribuição ao ensino de Ciências nos anos finais do Ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Juliana Vieira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/237765
Resumo: A presente monografia tem o intuito de desenvolver um trabalho com os alunos do ensino fundamental ( 8º e 9º anos ) sobre o Lítio, com ênfase nas baterias. O objetivo é refletir sobre os elementos alter nativos para energia, pensando sobre novas e menos poluentes tecnologias. Foi realizad a uma pesquisa contendo um questionário com 17 questões divid id as em blocos, sendo o primeiro relativo a lítio especificamente, o segundo focando na diferença entre bater ias de Chumbo e Íon - Lítio e o terceiro mais focado em e studos r elacionados com a aprendizagem do conteúdo no ensino fundamental . Foram selecionados dois grupos, sendo eles professores e profissionais atuantes em uma empresa do segmento que utiliza a tecnol ogia. Para a análise dos conteúdos, utilizou - se a própria ferramenta Google Forms, onde as respostas do questionário foram armazenadas. Nas análises individuais é possível perceber diferenças entre os grupos, principalmente em situações de análise mais esp ecífica do lítio e propriamente as diferenças de baterias de Íon - Lítio e Chumbo , onde o conhecimento técnico do grupo de professores entrevistados com relação ao grupo empresarial era menor . Nos estudos mais relacionados à Educação, predomina em ambos os g rupos a visão da importância desse conhecimento e 100% dos entrevistados não se lembram de ter esse conhecimento durante os 8º e 9º anos, nem no seu período estudantil e nem atualmente em estudantes próximos. Os resultados mostram que podemos evoluir n a discussão , e que ainda existe bastante conhecimento a ser desenvolvido em relação a esse tema na sociedade.
id UFRGS-2_5f2c3144dd0b17ecc3e4fcb5209bf7c0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237765
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lima, Juliana VieiraMoura, Nina Simone Vilaverde2022-04-25T17:48:22Z2021http://hdl.handle.net/10183/237765001140107A presente monografia tem o intuito de desenvolver um trabalho com os alunos do ensino fundamental ( 8º e 9º anos ) sobre o Lítio, com ênfase nas baterias. O objetivo é refletir sobre os elementos alter nativos para energia, pensando sobre novas e menos poluentes tecnologias. Foi realizad a uma pesquisa contendo um questionário com 17 questões divid id as em blocos, sendo o primeiro relativo a lítio especificamente, o segundo focando na diferença entre bater ias de Chumbo e Íon - Lítio e o terceiro mais focado em e studos r elacionados com a aprendizagem do conteúdo no ensino fundamental . Foram selecionados dois grupos, sendo eles professores e profissionais atuantes em uma empresa do segmento que utiliza a tecnol ogia. Para a análise dos conteúdos, utilizou - se a própria ferramenta Google Forms, onde as respostas do questionário foram armazenadas. Nas análises individuais é possível perceber diferenças entre os grupos, principalmente em situações de análise mais esp ecífica do lítio e propriamente as diferenças de baterias de Íon - Lítio e Chumbo , onde o conhecimento técnico do grupo de professores entrevistados com relação ao grupo empresarial era menor . Nos estudos mais relacionados à Educação, predomina em ambos os g rupos a visão da importância desse conhecimento e 100% dos entrevistados não se lembram de ter esse conhecimento durante os 8º e 9º anos, nem no seu período estudantil e nem atualmente em estudantes próximos. Os resultados mostram que podemos evoluir n a discussão , e que ainda existe bastante conhecimento a ser desenvolvido em relação a esse tema na sociedade.The presente monograph consists of developing a work about lithium, with 8th and 9th grade students. Th e emphasis of the work is on batteries. The objective is to reflect on alternative elements for energy, thinking of newer and less polluting technologies. A survey was carried out containing a questionnaire with 17 questions divided into blocks, the first being specifically related to lithium, the second focusing on the difference between Lead and Lithium - Ion batteries and the third more focused on studies related to learning contents in teaching Junior High School. Two groups were selected, being them fo rmed by teachers and professionals working in a company in the segment that uses this technology. For content analysis, the survey used the Google Forms tool, there, the questionnaire responses were stored. In the individual analyses, it is possible to per ceive differences between the groups, mainly in situations of more specific analysis of lithium and the differences of Li - Ion and Lead batteries. The technical knowledge of the group of professors interviewed in relation to the business group was lower. In the part more related to Education, the view of the importance in acquiring this knowledge predominates in both groups and 100% of the interviewees do not remember having this knowledge during the 8th and 9th grades neither in their student period nor in any current curriculum. The results show that we can evolve in the subject, and that there is still a lot of knowledge to be developed in relation to this subject in society.application/pdfporEnsino de ciênciasEnsino fundamentalLithiumBatteriesEducationEstudo do lítio e sua utilização nas baterias como contribuição ao ensino de Ciências nos anos finais do Ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2021Ciências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001140107.pdf.txt001140107.pdf.txtExtracted Texttext/plain53327http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237765/2/001140107.pdf.txtdb2f801d25057f0cccd2eb3a768dc364MD52ORIGINAL001140107.pdfTexto completoapplication/pdf478047http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237765/1/001140107.pdffb980bc70d3e8a63978d2f77dfea1eafMD5110183/2377652022-04-28 04:41:25.303937oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237765Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-28T07:41:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo do lítio e sua utilização nas baterias como contribuição ao ensino de Ciências nos anos finais do Ensino fundamental
title Estudo do lítio e sua utilização nas baterias como contribuição ao ensino de Ciências nos anos finais do Ensino fundamental
spellingShingle Estudo do lítio e sua utilização nas baterias como contribuição ao ensino de Ciências nos anos finais do Ensino fundamental
Lima, Juliana Vieira
Ensino de ciências
Ensino fundamental
Lithium
Batteries
Education
title_short Estudo do lítio e sua utilização nas baterias como contribuição ao ensino de Ciências nos anos finais do Ensino fundamental
title_full Estudo do lítio e sua utilização nas baterias como contribuição ao ensino de Ciências nos anos finais do Ensino fundamental
title_fullStr Estudo do lítio e sua utilização nas baterias como contribuição ao ensino de Ciências nos anos finais do Ensino fundamental
title_full_unstemmed Estudo do lítio e sua utilização nas baterias como contribuição ao ensino de Ciências nos anos finais do Ensino fundamental
title_sort Estudo do lítio e sua utilização nas baterias como contribuição ao ensino de Ciências nos anos finais do Ensino fundamental
author Lima, Juliana Vieira
author_facet Lima, Juliana Vieira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Juliana Vieira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moura, Nina Simone Vilaverde
contributor_str_mv Moura, Nina Simone Vilaverde
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Ensino fundamental
topic Ensino de ciências
Ensino fundamental
Lithium
Batteries
Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Lithium
Batteries
Education
description A presente monografia tem o intuito de desenvolver um trabalho com os alunos do ensino fundamental ( 8º e 9º anos ) sobre o Lítio, com ênfase nas baterias. O objetivo é refletir sobre os elementos alter nativos para energia, pensando sobre novas e menos poluentes tecnologias. Foi realizad a uma pesquisa contendo um questionário com 17 questões divid id as em blocos, sendo o primeiro relativo a lítio especificamente, o segundo focando na diferença entre bater ias de Chumbo e Íon - Lítio e o terceiro mais focado em e studos r elacionados com a aprendizagem do conteúdo no ensino fundamental . Foram selecionados dois grupos, sendo eles professores e profissionais atuantes em uma empresa do segmento que utiliza a tecnol ogia. Para a análise dos conteúdos, utilizou - se a própria ferramenta Google Forms, onde as respostas do questionário foram armazenadas. Nas análises individuais é possível perceber diferenças entre os grupos, principalmente em situações de análise mais esp ecífica do lítio e propriamente as diferenças de baterias de Íon - Lítio e Chumbo , onde o conhecimento técnico do grupo de professores entrevistados com relação ao grupo empresarial era menor . Nos estudos mais relacionados à Educação, predomina em ambos os g rupos a visão da importância desse conhecimento e 100% dos entrevistados não se lembram de ter esse conhecimento durante os 8º e 9º anos, nem no seu período estudantil e nem atualmente em estudantes próximos. Os resultados mostram que podemos evoluir n a discussão , e que ainda existe bastante conhecimento a ser desenvolvido em relação a esse tema na sociedade.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-25T17:48:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/237765
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001140107
url http://hdl.handle.net/10183/237765
identifier_str_mv 001140107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237765/2/001140107.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237765/1/001140107.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv db2f801d25057f0cccd2eb3a768dc364
fb980bc70d3e8a63978d2f77dfea1eaf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224628314570752