Um olhar sobre o olhar indígena e suas escol(h)as

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Magali Mendes de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Bergamaschi, Maria Aparecida, Pereira, Mateus da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/187330
Resumo: O olhar surge como possibilidade de encontro. Este ensaio-poético apresenta imagens feitas no espaço da Universidade a partir de encontros de formação realizados entre indígenas – Kaingang e Guarani - e não indígenas que participam do projeto “Rede de Saberes Indígenas na Escola”. O objetivo do projeto é promover e afirmar as escolhas dos atores indígenas na condução das políticas públicas no campo da educação. A interculturalidade, como um projeto ético-político e epistêmico, é refletida nas imagens que apresentam momentos desses encontros. Os olhares revelam dúvidas, desconfianças, ao mesmo tempo, cumplicidade. Aparecem formas outras de comunicação: músicas, desenhos, histórias, risos, o silêncio – tudo fala em uma língua que nem sempre necessita de tradução. No encontro também existe desencontro, são os espaços que os indígenas falam em sua própria língua, protegem seus segredos, elementos fundamentais para que se produza uma escola não estranha, aberta ao tempo da memória. É dessa forma que a escola vai sendo construída como escol(h)a destes povos.
id UFRGS-2_e5eddda29dd05cbaa5b692cffd53fa4a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187330
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Menezes, Magali Mendes deBergamaschi, Maria AparecidaPereira, Mateus da Silva2018-12-22T04:06:55Z20151068-2341http://hdl.handle.net/10183/187330000975243O olhar surge como possibilidade de encontro. Este ensaio-poético apresenta imagens feitas no espaço da Universidade a partir de encontros de formação realizados entre indígenas – Kaingang e Guarani - e não indígenas que participam do projeto “Rede de Saberes Indígenas na Escola”. O objetivo do projeto é promover e afirmar as escolhas dos atores indígenas na condução das políticas públicas no campo da educação. A interculturalidade, como um projeto ético-político e epistêmico, é refletida nas imagens que apresentam momentos desses encontros. Os olhares revelam dúvidas, desconfianças, ao mesmo tempo, cumplicidade. Aparecem formas outras de comunicação: músicas, desenhos, histórias, risos, o silêncio – tudo fala em uma língua que nem sempre necessita de tradução. No encontro também existe desencontro, são os espaços que os indígenas falam em sua própria língua, protegem seus segredos, elementos fundamentais para que se produza uma escola não estranha, aberta ao tempo da memória. É dessa forma que a escola vai sendo construída como escol(h)a destes povos.The glance arises as a possibility of encountering. This poetic-essay presents images generated in the context of the Indigenous Teacher’s Education National Project “Indigenous Knowledge Network in the School” (Rede de Saberes Indígenas na Escola) during its meetings at the University, whose participants were indigenous peoples – Kaingang and Guarani – and nonindigenous. The project aims to promote and affirm indigenous agents’ choices in educational public policies. Interculturality, as an ethical-political and epistemic project, is reflected in the images that present moments from the meetings. Looking at each other, the images, views and understandings reveal doubts, distrust, as well as reliability. Other forms to communicate appear: songs, drawings, stories, laughs, silence – everything is expressed in a language that does not always need a translation. In the encounter there is also “misencounter”. The encounters are spaces in which the indigenous speak their own languages, protect their secrets, which are fundamental in order to produce a school that is not strange to them, open to the time of memory. In this way, school has been built as the indigenous peoples’ choices and school.La mirada que surge como posibilidad de encuentro. Este ensayo poético, presenta imágenes creadas en el espacio de la Universidad, a partir de encuentros de formación realizados entre indígenas Kaingang y Guarany, y los no indígenas participantes del proyecto "Rede de Saberes Indígenas na Escola". El objetivo de este proyecto, es promover y afirmar las opciones de los actores indígenas en la conducción de las políticas públicas en el campo de la educación. La interculturalidad, como un proyecto ético-político y epistémico, es reflejada en las imágenes que presentan diversos momentos de estos encuentros. Las miradas revelan dudas, desconfianzas, pero al mismo tiempo, complicidad. Aparecen otras formas de comunicación: músicas, dibujos, historias, risas, el silencio. Todo habla en una lengua que no siempre necesita traducirse. En el encuentro también existe el desencuentro: son los espacios donde los indígenas hablan en su propia lengua, protegen sus secretos; elementos fundamentales para que se produzca una escuela que no sea extraña, abierta al tiempo de la memoria. Es de esta forma en que la escuela se va construyendo como opción/escuela de estos Pueblos.application/pdfporArchivos analiticos de politicas educativas. v. 17, n. 3. Florida: EPAA, 2015. Vol. 23, n. 97 (5 oct. 2015), p. 1-29InterculturalidadeEducação indígenaIndigenous knowledgeIndigenous educatorsSchoolInterculturalitySaberes indígenasEducadores indígenasEscuelaInterculturalidadUm olhar sobre o olhar indígena e suas escol(h)asA look at indigenous perspectives, their choices and schools Estrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000975243.pdf.txt000975243.pdf.txtExtracted Texttext/plain58693http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187330/2/000975243.pdf.txt061c9cec4058ad8d6c83ead86af3916dMD52ORIGINAL000975243.pdfTexto completoapplication/pdf1042710http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187330/1/000975243.pdfe7f8ee1b72271ab045ec1fea8b74f06aMD5110183/1873302021-08-18 04:33:34.528259oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187330Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:33:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um olhar sobre o olhar indígena e suas escol(h)as
dc.title.alternative.en.fl_str_mv A look at indigenous perspectives, their choices and schools
title Um olhar sobre o olhar indígena e suas escol(h)as
spellingShingle Um olhar sobre o olhar indígena e suas escol(h)as
Menezes, Magali Mendes de
Interculturalidade
Educação indígena
Indigenous knowledge
Indigenous educators
School
Interculturality
Saberes indígenas
Educadores indígenas
Escuela
Interculturalidad
title_short Um olhar sobre o olhar indígena e suas escol(h)as
title_full Um olhar sobre o olhar indígena e suas escol(h)as
title_fullStr Um olhar sobre o olhar indígena e suas escol(h)as
title_full_unstemmed Um olhar sobre o olhar indígena e suas escol(h)as
title_sort Um olhar sobre o olhar indígena e suas escol(h)as
author Menezes, Magali Mendes de
author_facet Menezes, Magali Mendes de
Bergamaschi, Maria Aparecida
Pereira, Mateus da Silva
author_role author
author2 Bergamaschi, Maria Aparecida
Pereira, Mateus da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Magali Mendes de
Bergamaschi, Maria Aparecida
Pereira, Mateus da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Interculturalidade
Educação indígena
topic Interculturalidade
Educação indígena
Indigenous knowledge
Indigenous educators
School
Interculturality
Saberes indígenas
Educadores indígenas
Escuela
Interculturalidad
dc.subject.eng.fl_str_mv Indigenous knowledge
Indigenous educators
School
Interculturality
dc.subject.spa.fl_str_mv Saberes indígenas
Educadores indígenas
Escuela
Interculturalidad
description O olhar surge como possibilidade de encontro. Este ensaio-poético apresenta imagens feitas no espaço da Universidade a partir de encontros de formação realizados entre indígenas – Kaingang e Guarani - e não indígenas que participam do projeto “Rede de Saberes Indígenas na Escola”. O objetivo do projeto é promover e afirmar as escolhas dos atores indígenas na condução das políticas públicas no campo da educação. A interculturalidade, como um projeto ético-político e epistêmico, é refletida nas imagens que apresentam momentos desses encontros. Os olhares revelam dúvidas, desconfianças, ao mesmo tempo, cumplicidade. Aparecem formas outras de comunicação: músicas, desenhos, histórias, risos, o silêncio – tudo fala em uma língua que nem sempre necessita de tradução. No encontro também existe desencontro, são os espaços que os indígenas falam em sua própria língua, protegem seus segredos, elementos fundamentais para que se produza uma escola não estranha, aberta ao tempo da memória. É dessa forma que a escola vai sendo construída como escol(h)a destes povos.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-12-22T04:06:55Z
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/187330
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1068-2341
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000975243
identifier_str_mv 1068-2341
000975243
url http://hdl.handle.net/10183/187330
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Archivos analiticos de politicas educativas. v. 17, n. 3. Florida: EPAA, 2015. Vol. 23, n. 97 (5 oct. 2015), p. 1-29
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187330/2/000975243.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187330/1/000975243.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 061c9cec4058ad8d6c83ead86af3916d
e7f8ee1b72271ab045ec1fea8b74f06a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224959056412672