Isometrias e Geogebra : o papel do arrastar na construção de conceitos
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/182506 |
Resumo: | Neste trabalho discute-se o potencial dos ambientes de geometria dinâmica para a construção de conceitos de isometrias. Debate-se o papel da ação de arrastar na manipulação de atividades dinâmicas sobre isometrias com a utilização do GeoGebra. De caráter qualitativo, neste estudo são analisadas atividades matemáticas resolvidas por alunos do 3º ano do Ensino Médio, da Rede Pública, com base na Teoria das Tecnologias Cognitivas e nas análises cognitivas do arrastar. Os resultados apontam para a compreensão inicial de conceitos que envolvem as isometrias, que surgem a partir da manipulação no software, em forma de arrastamento, conduzindo à construção de pensamentos matemáticos em conjunto com a tecnologia. |
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Dickel, Marlei TaisNotare, Márcia Rodrigues2018-09-25T02:34:09Z20181679-1916http://hdl.handle.net/10183/182506001076317Neste trabalho discute-se o potencial dos ambientes de geometria dinâmica para a construção de conceitos de isometrias. Debate-se o papel da ação de arrastar na manipulação de atividades dinâmicas sobre isometrias com a utilização do GeoGebra. De caráter qualitativo, neste estudo são analisadas atividades matemáticas resolvidas por alunos do 3º ano do Ensino Médio, da Rede Pública, com base na Teoria das Tecnologias Cognitivas e nas análises cognitivas do arrastar. Os resultados apontam para a compreensão inicial de conceitos que envolvem as isometrias, que surgem a partir da manipulação no software, em forma de arrastamento, conduzindo à construção de pensamentos matemáticos em conjunto com a tecnologia.This paper discusses the potential of dynamic geometry environments for the construction of isometry concepts. We discuss the role of the drag action in the manipulation of dynamic isometry activities using GeoGebra. Of qualitative character, in this study are analyzed mathematical activities solved by students of the 3rd year of High School, of the Public Network, based on the Theory of Cognitive Technologies and in the cognitive analyzes of the drag. The results point to the initial understanding of concepts that involve the isometries, which arise from manipulation in software, in the form of movement of dragging, leading to the construction of mathematical thoughts in conjunction with technology.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 16, n.1 (jul. 2018), 10 p.IsometriasGeoGebra : SoftwareTecnologia educacional : Ambiente de aprendizagemGeometria dinâmicaIsometriesGeoGebraCognitive TechnologiesDynamic GeometryIsometrias e Geogebra : o papel do arrastar na construção de conceitosinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001076317.pdfTexto completoapplication/pdf1198187http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182506/1/001076317.pdf415296a2520f1012b1e8e893ff4dbfb5MD51TEXT001076317.pdf.txt001076317.pdf.txtExtracted Texttext/plain28181http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182506/2/001076317.pdf.txta63de0e1cc643ab2be76f474ebd253b8MD52THUMBNAIL001076317.pdf.jpg001076317.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1671http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182506/3/001076317.pdf.jpg9dee2ddd99e554aee46f070385a3945eMD5310183/1825062018-10-05 07:55:46.03oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182506Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T10:55:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Neste trabalho discute-se o potencial dos ambientes de geometria dinâmica para a construção de conceitos de isometrias. Debate-se o papel da ação de arrastar na manipulação de atividades dinâmicas sobre isometrias com a utilização do GeoGebra. De caráter qualitativo, neste estudo são analisadas atividades matemáticas resolvidas por alunos do 3º ano do Ensino Médio, da Rede Pública, com base na Teoria das Tecnologias Cognitivas e nas análises cognitivas do arrastar. Os resultados apontam para a compreensão inicial de conceitos que envolvem as isometrias, que surgem a partir da manipulação no software, em forma de arrastamento, conduzindo à construção de pensamentos matemáticos em conjunto com a tecnologia. |
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