Efeitos do capital humano no crescimento econômico da América do Sul : uma análise com enfoque na qualidade de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Pedro Rafael Torgo de Lemos e
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/130289
Resumo: Desde a formulação das primeiras teorias de crescimento econômico, economistas buscaram explicar quais fatores são determinantes para o aumento da produção de um país. Um dos primeiros modelos foi o de Solow, que após as contribuições de Mankiw, Romer e Lucas, buscou explicar o crescimento econômico também pela variável de capital humano. Com o desenvolvimento da Teoria do Capital Humano, diversos autores, dentre eles Mincer, Becker e Schultz, buscaram destrinchar como os conjuntos de características que compõem o capital humano afetam a economia. Dentre tais características destaca-se a educação, que teve seu reconhecimento como impactante no crescimento econômico desde os pensamentos de Adam Smith. Muito debate-se em como a educação é capaz de afetar o crescimento econômico, mas recentemente, vem sendo criado o consenso que mais do que anos de estudo, o principal determinante para o desenvolvimento econômico de um país é a qualidade de sua educação. Entretanto, com qual magnitude a educação é capaz de afetar o crescimento econômico ainda é carente de mais estudos empíricos. O presente trabalho busca, com base no estudo de Hanushek e Woesmann (2010), fazer uma modelagem econométrica inicial para então realizar projeções de como seria afetado o crescimento econômico dos maiores países da América do Sul no caso de uma reforma educacional.
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