Perfil do nível de escolaridade do servidor público ativo do poder executivo do estado do Rio Grande do Sul : análise entre escolaridade exigida e efetiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mossmann, Diane Lenz
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/201988
Resumo: O objetivo deste estudo é analisar o nível de escolaridade atual dos servidores públicos estaduais do Rio Grande do Sul em relação ao exigido no cargo de provimento, limitado a administração direta do Poder Executivo. Ou seja, avaliar o percentual de servidores que fizeram concurso para cargo de nível fundamental e médio, mas possuem graduação (e pós, mestrado ou doutorado) e verificar o percentual dos que fizeram concurso para nível superior e continuaram se qualificando. Além disso, examinar em quais áreas de formação se concentram ou não as escolhas dos servidores e investigar a gestão de pessoas no Poder Executivo estadual para discutir ações que podem ser tomadas para aproveitamento do quadro de servidores. As questões envolvendo escolaridade foram analisadas através das informações fornecidas pelo banco de dados da Secretaria de Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos utilizando estatística básica e a discussão sobre gestão de pessoas através de referencial teórico. Os resultados encontrados mostram que mais de setenta por cento dos servidores já completaram algum tipo de curso em nível superior, concluindo que existe diferença entre a escolaridade exigida e efetiva dos servidores públicos nos órgãos do Poder Executivo Estadual e que as áreas de formação são diversas e, por isso, a gestão de pessoas pode auxiliar o melhor uso dos talentos disponíveis.
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