O uso de celular a partir de uma abordagem educomunicativa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/200688 |
Resumo: | Uma queixa recorrente à direção e orientação escolar, por parte dos professores, é o constante uso, ou insistência para uso do celular em sala de aula. Inserido no dia a dia de todo indivíduo de qualquer faixa etária essa mídia vem causando conflitos no ambiente escolar a ponto de ter seu uso proibido pelas legislações infraconstitucionais, tais como: a legislação estadual e federal, salvo seu uso como recurso pedagógico. Observa-se que tudo que é “novo” desestabiliza. Diante dessa realidade, o problema deste estudo será: Como o uso do celular pode contribuir para a aprendizagem significativa? Incorporar essa mídia como “apenas mais um“ recurso pedagógico parece a solução para toda essa discussão já que a sociedade está dependente desse aparelho para todas suas necessidades sociais, culturais e econômicas. Este trabalho propõe uma metodologia de inserção do celular em sala de aula, com pressupostos educomunicativos, procurando proporcionar uma aprendizagem significativa com construção de conhecimento no qual o próprio aluno será o construtor do seu conhecimento. Foram utilizadas redes sociais como whatsapp, vídeo do Youtube, comunicação por webcam com professor titular da turma e recursos convencionais como questionários e entrevistas. Como embasamento teórico para a prática docente foi utilizada a Teoria da Inclusão, de David Ausubel, e Epistemologia Genética, de Jean Piaget. Este trabalho está dividido em quatro capítulos abordando temas relacionados a mídias na educação, educomunicação, o uso do celular no ambiente escolar em sala de aula e aprendizagem significativa com o intuito de atingir o objetivo proposto. O uso do celular em sala de aula, inserido como mais um recurso pedagógico tornou-se um instrumento facilitador de aprendizado contribuindo, para uma aprendizagem significativa como pode ser comprovado no decurso desse trabalho. |
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Salgueiro, Jeanne AquinoViegas, Silvio Cesar2019-10-12T03:55:18Z2018http://hdl.handle.net/10183/200688001103292Uma queixa recorrente à direção e orientação escolar, por parte dos professores, é o constante uso, ou insistência para uso do celular em sala de aula. Inserido no dia a dia de todo indivíduo de qualquer faixa etária essa mídia vem causando conflitos no ambiente escolar a ponto de ter seu uso proibido pelas legislações infraconstitucionais, tais como: a legislação estadual e federal, salvo seu uso como recurso pedagógico. Observa-se que tudo que é “novo” desestabiliza. Diante dessa realidade, o problema deste estudo será: Como o uso do celular pode contribuir para a aprendizagem significativa? Incorporar essa mídia como “apenas mais um“ recurso pedagógico parece a solução para toda essa discussão já que a sociedade está dependente desse aparelho para todas suas necessidades sociais, culturais e econômicas. Este trabalho propõe uma metodologia de inserção do celular em sala de aula, com pressupostos educomunicativos, procurando proporcionar uma aprendizagem significativa com construção de conhecimento no qual o próprio aluno será o construtor do seu conhecimento. Foram utilizadas redes sociais como whatsapp, vídeo do Youtube, comunicação por webcam com professor titular da turma e recursos convencionais como questionários e entrevistas. Como embasamento teórico para a prática docente foi utilizada a Teoria da Inclusão, de David Ausubel, e Epistemologia Genética, de Jean Piaget. Este trabalho está dividido em quatro capítulos abordando temas relacionados a mídias na educação, educomunicação, o uso do celular no ambiente escolar em sala de aula e aprendizagem significativa com o intuito de atingir o objetivo proposto. O uso do celular em sala de aula, inserido como mais um recurso pedagógico tornou-se um instrumento facilitador de aprendizado contribuindo, para uma aprendizagem significativa como pode ser comprovado no decurso desse trabalho.A recurring complaint from teachers to the direction of the school is the constant use or insistence to use the cell phone in the classroom. Inserted in the day to day of every individual of any age group, the cell phone has generated conflicts in the school environment, being prohibited by state and federal laws, except when is used as a pedagogical resource. It is observed that everything that is "new" destabilizes and generates agitation. Incorporating this media as "just one more" pedagogical resource seems the solution to this problem, since society is dependent on the cellular for all its social, cultural and economic needs. This work proposes a methodology of insertion of the cellular in the classroom, with educomunicative assumptions, seeking to provide a meaningful learning with knowledge construction where the student will be the constructor of his knowledge. As support tools were used social networks like whatsapp, Youtube video, webcam communication with teacher, interviews with audio and conventional resources such as questionnaires and interviews.application/pdfporEducomunicaçãoSala de aulaAprendizagem significativaEducommunicationMobile in the classroomMeaningful learningO uso de celular a partir de uma abordagem educomunicativaBullying : a socioemotional approach through a music videoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001103292.pdf.txt001103292.pdf.txtExtracted Texttext/plain55655http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200688/2/001103292.pdf.txtf0e8b77e9a812f05c18005b1ccaa94fbMD52ORIGINAL001103292.pdfTexto completoapplication/pdf2794956http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200688/1/001103292.pdf7c3934fd1174c8dec9e9643fbc46929dMD5110183/2006882019-10-13 03:51:01.754433oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200688Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-13T06:51:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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