O uso de celular a partir de uma abordagem educomunicativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salgueiro, Jeanne Aquino
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/200688
Resumo: Uma queixa recorrente à direção e orientação escolar, por parte dos professores, é o constante uso, ou insistência para uso do celular em sala de aula. Inserido no dia a dia de todo indivíduo de qualquer faixa etária essa mídia vem causando conflitos no ambiente escolar a ponto de ter seu uso proibido pelas legislações infraconstitucionais, tais como: a legislação estadual e federal, salvo seu uso como recurso pedagógico. Observa-se que tudo que é “novo” desestabiliza. Diante dessa realidade, o problema deste estudo será: Como o uso do celular pode contribuir para a aprendizagem significativa? Incorporar essa mídia como “apenas mais um“ recurso pedagógico parece a solução para toda essa discussão já que a sociedade está dependente desse aparelho para todas suas necessidades sociais, culturais e econômicas. Este trabalho propõe uma metodologia de inserção do celular em sala de aula, com pressupostos educomunicativos, procurando proporcionar uma aprendizagem significativa com construção de conhecimento no qual o próprio aluno será o construtor do seu conhecimento. Foram utilizadas redes sociais como whatsapp, vídeo do Youtube, comunicação por webcam com professor titular da turma e recursos convencionais como questionários e entrevistas. Como embasamento teórico para a prática docente foi utilizada a Teoria da Inclusão, de David Ausubel, e Epistemologia Genética, de Jean Piaget. Este trabalho está dividido em quatro capítulos abordando temas relacionados a mídias na educação, educomunicação, o uso do celular no ambiente escolar em sala de aula e aprendizagem significativa com o intuito de atingir o objetivo proposto. O uso do celular em sala de aula, inserido como mais um recurso pedagógico tornou-se um instrumento facilitador de aprendizado contribuindo, para uma aprendizagem significativa como pode ser comprovado no decurso desse trabalho.
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