A graduação em publicidade e propaganda: uma pesquisa em sala de aula sobre a educação para a comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Yamaga, Rafael
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-17082011-111107/
Resumo: As características dos cursos de Publicidade e Propaganda na cidade de São Paulo foram observadas e analisadas através de um procedimento que envolveu etapas distintas. A definição do objeto a ser pesquisado (instituições de ensino superior) obedeceu a critérios de representatividade de classes econômicas e sociais discentes. A relação entre o poder aquisitivo dos alunos e sua escolha pela instituição e as possíveis implicações em sala de aula foram estudadas presencialmente, em pesquisa de campo. Assistimos a cerca de cinquenta horas de aulas em etapas iniciais e de conclusão dos cursos. As observações em classe foram categorizadas na tentativa de se criar uma tipologia das práticas de ensino, sem quaisquer intenções classificatórias ou constituintes de juízo de valor. Os dados que contam com as opiniões dos estudantes foram coletados por método misto, qualitativo (entrevistas, questionários abertos via internet e debates com alunos) e quantitativo (questionários fechados, com amostra definida). Buscamos identificar a formação oferecida e verificar se o discurso de cada universidade é, de fato, colocado em prática nas aulas. Algumas conclusões demonstram aspectos apreciados por alunos e adequados à formação do publicitário. Outras apontam para práticas de ensino em desacordo com os interesses discentes e, por vezes, com a formação exigida pelo mercado de trabalho publicitário.
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