Alfabetização de crianças com síndrome de down nos anos iniciais do ensino fundamental : análise de um método de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schander, Sofia
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/242576
Resumo: Esta pesquisa teve dois objetivos principais: 1) identificar quais são os fundamentos teórico-metodológicos do método ABACADA; e 2) analisar como uma professora narra a sua prática pedagógica com o método ABACADA na alfabetização de crianças com síndrome de Down. As etapas da pesquisa foram: 1) elaboração dos objetivos de pesquisa, revisão bibliográfica, seleção de referencial teórico; 2) divulgação de formulário online para selecionar participantes para a pesquisa; 3) análise das orientações e de alguns recursos didáticos do método ABACADA; 4) entrevista com uma professora alfabetizadora, selecionada a partir da divulgação do formulário; e 5) análise da transcrição da entrevista. Para análise dos dados gerados, foi utilizado como ferramenta metodológica a análise de conteúdo, de Laurence Bardin. A pesquisa mobiliza principalmente os campos teóricos da área da Alfabetização, representada por autores como Magda Soares, Iole Trindade e Artur Gomes de Morais, e dialoga com o campo da Educação Especial, a partir de estudos sobre alfabetização de pessoas com síndrome de Down e educação inclusiva, fundamentado em autores como Ana Paula Zerbato e Enicéia Gonçalves Mendes, Claudia Rodrigues de Freitas e Sheyla Werner Freitas, bem como Silvia da Mota Rocha e Cleonice de Lima Oliveira. Parte do entendimento de que a educação inclusiva deve estar comprometida com o desenvolvimento e aprendizagem de todos os estudantes, assegurando acesso e qualidade no sistema de ensino, atendendo às necessidades cognitivas dos alunos e acreditando em suas potencialidades. Os resultados apontaram: 1) em relação aos fundamentos teórico-metodológicos, que o método dá preferência a estratégias de codificação e decodificação, por meio de ensino de base associacionista. Ele investe principalmente na aceleração do reconhecimento de sílabas por associação visual entre imagem da palavra e escrita da sílaba inicial. Não foi percebida a preocupação com a alfabetização em contexto de letramento e o ensino de habilidades metacognitivas; 2) em relação a como a professora narrou a sua prática pedagógica com o método: foram evidenciadas as bricolagens metodológicas presentes na prática da alfabetizadora participante da pesquisa. Para conseguir contemplar o processo de alfabetização, a professora utiliza estratégias e recursos didáticos de diferentes métodos, indo muito além do que propõe o ABACADA. Por fim, a pesquisa mostrou que a professora, ao não se restringir ao ABACADA, busca produzir uma prática docente mais potente para seus alunos com síndrome de Down, ao perceber que o método investe principalmente na memorização.
id UFRGS-2_600b965ed22b6303006927f747f6b4b4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/242576
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Schander, SofiaCamini, Patrícia2022-07-15T04:48:37Z2022http://hdl.handle.net/10183/242576001144648Esta pesquisa teve dois objetivos principais: 1) identificar quais são os fundamentos teórico-metodológicos do método ABACADA; e 2) analisar como uma professora narra a sua prática pedagógica com o método ABACADA na alfabetização de crianças com síndrome de Down. As etapas da pesquisa foram: 1) elaboração dos objetivos de pesquisa, revisão bibliográfica, seleção de referencial teórico; 2) divulgação de formulário online para selecionar participantes para a pesquisa; 3) análise das orientações e de alguns recursos didáticos do método ABACADA; 4) entrevista com uma professora alfabetizadora, selecionada a partir da divulgação do formulário; e 5) análise da transcrição da entrevista. Para análise dos dados gerados, foi utilizado como ferramenta metodológica a análise de conteúdo, de Laurence Bardin. A pesquisa mobiliza principalmente os campos teóricos da área da Alfabetização, representada por autores como Magda Soares, Iole Trindade e Artur Gomes de Morais, e dialoga com o campo da Educação Especial, a partir de estudos sobre alfabetização de pessoas com síndrome de Down e educação inclusiva, fundamentado em autores como Ana Paula Zerbato e Enicéia Gonçalves Mendes, Claudia Rodrigues de Freitas e Sheyla Werner Freitas, bem como Silvia da Mota Rocha e Cleonice de Lima Oliveira. Parte do entendimento de que a educação inclusiva deve estar comprometida com o desenvolvimento e aprendizagem de todos os estudantes, assegurando acesso e qualidade no sistema de ensino, atendendo às necessidades cognitivas dos alunos e acreditando em suas potencialidades. Os resultados apontaram: 1) em relação aos fundamentos teórico-metodológicos, que o método dá preferência a estratégias de codificação e decodificação, por meio de ensino de base associacionista. Ele investe principalmente na aceleração do reconhecimento de sílabas por associação visual entre imagem da palavra e escrita da sílaba inicial. Não foi percebida a preocupação com a alfabetização em contexto de letramento e o ensino de habilidades metacognitivas; 2) em relação a como a professora narrou a sua prática pedagógica com o método: foram evidenciadas as bricolagens metodológicas presentes na prática da alfabetizadora participante da pesquisa. Para conseguir contemplar o processo de alfabetização, a professora utiliza estratégias e recursos didáticos de diferentes métodos, indo muito além do que propõe o ABACADA. Por fim, a pesquisa mostrou que a professora, ao não se restringir ao ABACADA, busca produzir uma prática docente mais potente para seus alunos com síndrome de Down, ao perceber que o método investe principalmente na memorização.application/pdfporSíndrome de DownAlfabetizaçãoInclusão escolarAlfabetização de crianças com síndrome de down nos anos iniciais do ensino fundamental : análise de um método de ensinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2022Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001144648.pdf.txt001144648.pdf.txtExtracted Texttext/plain168029http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242576/2/001144648.pdf.txte4acc732e64439f1f6ccd97521f95341MD52ORIGINAL001144648.pdfTexto completoapplication/pdf4342876http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242576/1/001144648.pdfc100beee1b000b9dd436742af0df1f9bMD5110183/2425762022-07-16 05:05:20.93147oai:www.lume.ufrgs.br:10183/242576Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-16T08:05:20Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Alfabetização de crianças com síndrome de down nos anos iniciais do ensino fundamental : análise de um método de ensino
title Alfabetização de crianças com síndrome de down nos anos iniciais do ensino fundamental : análise de um método de ensino
spellingShingle Alfabetização de crianças com síndrome de down nos anos iniciais do ensino fundamental : análise de um método de ensino
Schander, Sofia
Síndrome de Down
Alfabetização
Inclusão escolar
title_short Alfabetização de crianças com síndrome de down nos anos iniciais do ensino fundamental : análise de um método de ensino
title_full Alfabetização de crianças com síndrome de down nos anos iniciais do ensino fundamental : análise de um método de ensino
title_fullStr Alfabetização de crianças com síndrome de down nos anos iniciais do ensino fundamental : análise de um método de ensino
title_full_unstemmed Alfabetização de crianças com síndrome de down nos anos iniciais do ensino fundamental : análise de um método de ensino
title_sort Alfabetização de crianças com síndrome de down nos anos iniciais do ensino fundamental : análise de um método de ensino
author Schander, Sofia
author_facet Schander, Sofia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schander, Sofia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Camini, Patrícia
contributor_str_mv Camini, Patrícia
dc.subject.por.fl_str_mv Síndrome de Down
Alfabetização
Inclusão escolar
topic Síndrome de Down
Alfabetização
Inclusão escolar
description Esta pesquisa teve dois objetivos principais: 1) identificar quais são os fundamentos teórico-metodológicos do método ABACADA; e 2) analisar como uma professora narra a sua prática pedagógica com o método ABACADA na alfabetização de crianças com síndrome de Down. As etapas da pesquisa foram: 1) elaboração dos objetivos de pesquisa, revisão bibliográfica, seleção de referencial teórico; 2) divulgação de formulário online para selecionar participantes para a pesquisa; 3) análise das orientações e de alguns recursos didáticos do método ABACADA; 4) entrevista com uma professora alfabetizadora, selecionada a partir da divulgação do formulário; e 5) análise da transcrição da entrevista. Para análise dos dados gerados, foi utilizado como ferramenta metodológica a análise de conteúdo, de Laurence Bardin. A pesquisa mobiliza principalmente os campos teóricos da área da Alfabetização, representada por autores como Magda Soares, Iole Trindade e Artur Gomes de Morais, e dialoga com o campo da Educação Especial, a partir de estudos sobre alfabetização de pessoas com síndrome de Down e educação inclusiva, fundamentado em autores como Ana Paula Zerbato e Enicéia Gonçalves Mendes, Claudia Rodrigues de Freitas e Sheyla Werner Freitas, bem como Silvia da Mota Rocha e Cleonice de Lima Oliveira. Parte do entendimento de que a educação inclusiva deve estar comprometida com o desenvolvimento e aprendizagem de todos os estudantes, assegurando acesso e qualidade no sistema de ensino, atendendo às necessidades cognitivas dos alunos e acreditando em suas potencialidades. Os resultados apontaram: 1) em relação aos fundamentos teórico-metodológicos, que o método dá preferência a estratégias de codificação e decodificação, por meio de ensino de base associacionista. Ele investe principalmente na aceleração do reconhecimento de sílabas por associação visual entre imagem da palavra e escrita da sílaba inicial. Não foi percebida a preocupação com a alfabetização em contexto de letramento e o ensino de habilidades metacognitivas; 2) em relação a como a professora narrou a sua prática pedagógica com o método: foram evidenciadas as bricolagens metodológicas presentes na prática da alfabetizadora participante da pesquisa. Para conseguir contemplar o processo de alfabetização, a professora utiliza estratégias e recursos didáticos de diferentes métodos, indo muito além do que propõe o ABACADA. Por fim, a pesquisa mostrou que a professora, ao não se restringir ao ABACADA, busca produzir uma prática docente mais potente para seus alunos com síndrome de Down, ao perceber que o método investe principalmente na memorização.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-15T04:48:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/242576
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001144648
url http://hdl.handle.net/10183/242576
identifier_str_mv 001144648
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242576/2/001144648.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242576/1/001144648.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e4acc732e64439f1f6ccd97521f95341
c100beee1b000b9dd436742af0df1f9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224637619634176