Um estudo sobre o projeto e otimização de pistas de teste de durabilidade de veículos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Eduardo Fredrich de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/188005
Resumo: Este trabalho apresenta a criação de um método de projeto e otimização de testes de fadiga acelerada em veículos, utilizando obstáculos padronizados tipicamente encontrados em campos de prova. O objetivo é o delineamento de um processo que possa ser empregado em veículos reais para a determinação da combinação de obstáculos e estradas a ser utilizada em testes de durabilidade de veículos. O método é desenvolvido e testado em um veículo simplificado. É criado um modelo de massas concentradas para a simulação do veículo e um modelo de elementos finitos para a simulação da carroceria, obtendo-se assim as solicitações, que são então utilizadas para a obtenção do dano por fadiga e da probabilidade de falha por sobrecarga por meio de contagem de rainflow e análise estatística, respectivamente. As hipóteses consideradas são testadas, estabelecendo-se limites para a validade da análise, e é obtido uma pista que minimiza o tempo total do teste, mas mantém a probabilidade de falha por sobrecarga dentro de um limite aceitável.
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