Um estudo sobre o projeto e otimização de pistas de teste de durabilidade de veículos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/188005 |
Resumo: | Este trabalho apresenta a criação de um método de projeto e otimização de testes de fadiga acelerada em veículos, utilizando obstáculos padronizados tipicamente encontrados em campos de prova. O objetivo é o delineamento de um processo que possa ser empregado em veículos reais para a determinação da combinação de obstáculos e estradas a ser utilizada em testes de durabilidade de veículos. O método é desenvolvido e testado em um veículo simplificado. É criado um modelo de massas concentradas para a simulação do veículo e um modelo de elementos finitos para a simulação da carroceria, obtendo-se assim as solicitações, que são então utilizadas para a obtenção do dano por fadiga e da probabilidade de falha por sobrecarga por meio de contagem de rainflow e análise estatística, respectivamente. As hipóteses consideradas são testadas, estabelecendo-se limites para a validade da análise, e é obtido uma pista que minimiza o tempo total do teste, mas mantém a probabilidade de falha por sobrecarga dentro de um limite aceitável. |
id |
UFRGS-2_60352c7bc24d6a62ea6ee77be4ede313 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188005 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Miranda, Eduardo Fredrich deMarczak, Rogerio Jose2019-01-22T02:36:42Z2018http://hdl.handle.net/10183/188005001084302Este trabalho apresenta a criação de um método de projeto e otimização de testes de fadiga acelerada em veículos, utilizando obstáculos padronizados tipicamente encontrados em campos de prova. O objetivo é o delineamento de um processo que possa ser empregado em veículos reais para a determinação da combinação de obstáculos e estradas a ser utilizada em testes de durabilidade de veículos. O método é desenvolvido e testado em um veículo simplificado. É criado um modelo de massas concentradas para a simulação do veículo e um modelo de elementos finitos para a simulação da carroceria, obtendo-se assim as solicitações, que são então utilizadas para a obtenção do dano por fadiga e da probabilidade de falha por sobrecarga por meio de contagem de rainflow e análise estatística, respectivamente. As hipóteses consideradas são testadas, estabelecendo-se limites para a validade da análise, e é obtido uma pista que minimiza o tempo total do teste, mas mantém a probabilidade de falha por sobrecarga dentro de um limite aceitável.This work presents the development of a method of design and optimization of tests of accelerated fatigue in vehicles, using standardized obstacles typically found in test fields. The objective is to delineate a process that can be used in real vehicles to determine the combination of obstacles and roads to be used in vehicle durability tests. The method is developed and tested in a simplified vehicle. A concentrated mass model for the simulation of the vehicle and a finite element model for the structural simulation are created, thus obtaining the stresses, which are then used to obtain the fatigue damage and the probability of overload failure by means of rainflow counting and statistical analysis, respectively. The hypotheses considered are tested, establishing limits for the validity of the analysis, and a track that minimizes the total time of the test but maintains the probability of overload failure within an acceptable limit is obtained.application/pdfporEngenharia mecânicaTesting trackOptimizationAccelerated fatigueUm estudo sobre o projeto e otimização de pistas de teste de durabilidade de veículosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2018Engenharia Mecânicagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001084302.pdf.txt001084302.pdf.txtExtracted Texttext/plain32776http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188005/2/001084302.pdf.txtd69c9f5013a38d555766090c0e0bda26MD52ORIGINAL001084302.pdfTexto completoapplication/pdf1419124http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188005/1/001084302.pdf66cf88d995561cb586cf8b488ef4f195MD5110183/1880052019-01-23 02:37:29.732414oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188005Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-01-23T04:37:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um estudo sobre o projeto e otimização de pistas de teste de durabilidade de veículos |
title |
Um estudo sobre o projeto e otimização de pistas de teste de durabilidade de veículos |
spellingShingle |
Um estudo sobre o projeto e otimização de pistas de teste de durabilidade de veículos Miranda, Eduardo Fredrich de Engenharia mecânica Testing track Optimization Accelerated fatigue |
title_short |
Um estudo sobre o projeto e otimização de pistas de teste de durabilidade de veículos |
title_full |
Um estudo sobre o projeto e otimização de pistas de teste de durabilidade de veículos |
title_fullStr |
Um estudo sobre o projeto e otimização de pistas de teste de durabilidade de veículos |
title_full_unstemmed |
Um estudo sobre o projeto e otimização de pistas de teste de durabilidade de veículos |
title_sort |
Um estudo sobre o projeto e otimização de pistas de teste de durabilidade de veículos |
author |
Miranda, Eduardo Fredrich de |
author_facet |
Miranda, Eduardo Fredrich de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Eduardo Fredrich de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marczak, Rogerio Jose |
contributor_str_mv |
Marczak, Rogerio Jose |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia mecânica |
topic |
Engenharia mecânica Testing track Optimization Accelerated fatigue |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Testing track Optimization Accelerated fatigue |
description |
Este trabalho apresenta a criação de um método de projeto e otimização de testes de fadiga acelerada em veículos, utilizando obstáculos padronizados tipicamente encontrados em campos de prova. O objetivo é o delineamento de um processo que possa ser empregado em veículos reais para a determinação da combinação de obstáculos e estradas a ser utilizada em testes de durabilidade de veículos. O método é desenvolvido e testado em um veículo simplificado. É criado um modelo de massas concentradas para a simulação do veículo e um modelo de elementos finitos para a simulação da carroceria, obtendo-se assim as solicitações, que são então utilizadas para a obtenção do dano por fadiga e da probabilidade de falha por sobrecarga por meio de contagem de rainflow e análise estatística, respectivamente. As hipóteses consideradas são testadas, estabelecendo-se limites para a validade da análise, e é obtido uma pista que minimiza o tempo total do teste, mas mantém a probabilidade de falha por sobrecarga dentro de um limite aceitável. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-01-22T02:36:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/188005 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001084302 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/188005 |
identifier_str_mv |
001084302 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188005/2/001084302.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188005/1/001084302.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d69c9f5013a38d555766090c0e0bda26 66cf88d995561cb586cf8b488ef4f195 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224566304931840 |