Imigrantes na escola : uma reflexão sobre políticas linguísticas e ensino de português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gelatti, Liane Schwab
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/157953
Resumo: Esta monografia traz como tema as políticas linguísticas e o ensino de português para imigrantes nas escolas públicas municipais de Porto Alegre. Por meio de coleta de materiais documentais e revisão de literatura, entrevistas com coordenação pedagógica, professores e alunos da escola e breves observações de aulas em turmas do Ensino Fundamental anos iniciais da educação regular e da Educação de Jovens e Adultos realizados em uma escola municipal de ensino fundamental de Porto Alegre, o trabalho descreve brevemente algumas práticas organizacionais, pedagógicas e linguísticas adotadas nesta escola. Para orientar esta trajetória, discorro brevemente sobre políticas linguísticas, políticas linguísticas educacionais e políticas linguísticas educacionais para imigrantes no Brasil. Com base nos dados coletados em quatro visitas à escola, faço um breve histórico do ingresso dos imigrantes na escola e reflito sobre alguns relatos que os participantes me contaram relativos à imigração. Também discorro sobre o entendimento de que a presença dos imigrantes na escola teve como consequência a elaboração e adoção de práticas pedagógicas diferenciadas para o ensino de português para eles. Por estar baseado em estudos de políticas linguísticas educacionais, este incipiente estudo visa a contribuir para o aprimoramento das ações pedagógicas em questão e para a reflexão sobre políticas linguísticas educacionais para imigrantes no Brasil.
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