Avaliando o impacto atual e futuro de um pólo gerador de tráfego na dimensão de uma rede viária abrangente
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Data de Publicação: | 1999 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/210127 |
Resumo: | Tradicionalmente, os estudos de impactos de pólos comerciais geradores de tráfego tendem a se limitar a trechos viários no entorno dos empreendimentos. Esse artigo desenvolve uma metodologia para avaliar o impacto de um complexo}' composto por várias atividades incluindo um shopping center, na dimensão de uma rede viária abrangente e em cenários futuros caracterizados pelo adensamento urbano em termos de uso e ocupação do solo em bairros periféricos ao empreendimento. São também apresentados resultados obtidos com a aplicação da metodologia, particularmente aqueles que geraram subsídios para a reavaliação do plano de desenvolvimento viário da zona sul da cidade de Porto Alegre. |
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Cybis, Helena Beatriz BettellaLindau, Luis AntonioAraújo, Davi Ribeiro Campos de2020-06-05T03:48:46Z19991415-7713http://hdl.handle.net/10183/210127000295320Tradicionalmente, os estudos de impactos de pólos comerciais geradores de tráfego tendem a se limitar a trechos viários no entorno dos empreendimentos. Esse artigo desenvolve uma metodologia para avaliar o impacto de um complexo}' composto por várias atividades incluindo um shopping center, na dimensão de uma rede viária abrangente e em cenários futuros caracterizados pelo adensamento urbano em termos de uso e ocupação do solo em bairros periféricos ao empreendimento. São também apresentados resultados obtidos com a aplicação da metodologia, particularmente aqueles que geraram subsídios para a reavaliação do plano de desenvolvimento viário da zona sul da cidade de Porto Alegre.Studies of traffic impacts generated by new commercial developments tend to focus on road sections located at their very immediate vicinity. This paper proposes a methodology capable of evaluating the impacts of a commercial complex, composed by several activities including a shopping center, in the context of a wider road network. Future scenarios, defined by increasing urban densities of surrounding neighborhoods, are also subject to analysis. The paper also presents results obtained from the application of the methodology, particularly those that generated subsidies to the re-evaluation of the road network in the southern part of Porto Alegre.application/pdfporTransporte. Rio de Janeiro. Vol. 7, n. 1 (1999), p. 64-85Tráfego urbanoAvaliando o impacto atual e futuro de um pólo gerador de tráfego na dimensão de uma rede viária abrangenteinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000295320.pdf.txt000295320.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210127/2/000295320.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL000295320.pdfTexto completoapplication/pdf1599278http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210127/1/000295320.pdf45a690d4c3aef3c8dc0a351970c27741MD5110183/2101272020-06-06 03:57:25.306175oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210127Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2020-06-06T06:57:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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