Análise do desempenho de um motor diesel de injeção mecânica utilizando combustíveis alternativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zenker, Thais
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/87291
Resumo: Um dos grandes contribuintes para a poluição do ar atmosférico são os motores de combustão interna. Há uma busca crescente pelo uso de combustíveis alternativos como fontes de energia mais limpa, com o intuito de amenizar os prejuízos causados pelas emissões. Neste contexto, este trabalho tem por objetivo simular parâmetros intrínsecos de motor por compressão utilizando diesel dopado com etanol. Uma comparação entre o desempenho obtido experimentalmente a partir de dois combustíveis diferentes, diesel comercial S500 e uma mistura de diesel com 7% de etanol e 3% de bio-óleo, permite validar o modelo proposto. O modelo utilizado é estabelecido com os princípios do modelo zero-dimensional, no qual os parâmetros de desempenho do motor são função da variação do ângulo de manivela. As informações utilizadas para iniciar os cálculos são as condições de contorno estabelecidas pelo experimento. Os resultados encontrados são satisfatórios considerando as limitações do modelo. As curvas de pressão em função do ângulo de manivelas apresentam boa concordância, sendo o coeficiente de correlação de 0,9 para ambos combustíveis. Os resultados de consumo especifico e eficiência global apresentaram discrepância máxima de 5%. Desta forma, a simulação do desempenho do motor diesel em condições semelhantes às experimentais e a comparação entre os parâmetros permitem um melhor entendimento sobre o funcionamento do motor, sobre os processos térmicos envolvidos no ciclo e a utilização possibilitam a utilização adequada de combustíveis alternativos.
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