Parâmetros para a produção de recursos didáticos para a educação mediada pelas tecnologias digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weber, Dorcas Janice
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/250749
Resumo: As práticas educativas passaram por mudanças significativas no ano de 2020 por conta da pandemia do novo Corona vírus. Com isso, práticas realizadas de modo presencial passaram a ser realizada mediadas por tecnologias digitais, muitas delas já utilizadas em ações de educação a distância desde a virada do século. Entre os elementos evidenciados com esta mudança nas práticas pedagógicas estão os recursos didáticos. Por muito tempo, o livro didático foi o recurso mais utilizado, contudo, com a mudança nas metodologias muitos materiais tiveram que ser produzidos pelos professores. Neste escrito, busca-se discutir aspectos relacionados à importância dos recursos didáticos e apontar parâmetros que necessitam ser levados em consideração no momento de sua produção. Para tal, foi realizada uma pesquisa teórica sobre critérios e conceitos norteadores docentes na produção de recursos didáticos. Ainda foram buscados nas teorizações sobre design e recursos didáticos para Educação a distância elementos que pudessem apontar parâmetros para a produção de materiais didáticos para ações educativas mediadas pelas tecnologias digitais. Desta forma, busca-se consolidar o entendimento do recurso didático como um espaço pedagógico, visto que seus elementos compositores, para além dos textos, também atuam para a efetivação da aprendizagem.
id UFRGS-2_60927aeab7b89717b310cc99268b8c82
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250749
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Weber, Dorcas Janice2022-11-04T04:38:32Z20222594-9004http://hdl.handle.net/10183/250749001151679As práticas educativas passaram por mudanças significativas no ano de 2020 por conta da pandemia do novo Corona vírus. Com isso, práticas realizadas de modo presencial passaram a ser realizada mediadas por tecnologias digitais, muitas delas já utilizadas em ações de educação a distância desde a virada do século. Entre os elementos evidenciados com esta mudança nas práticas pedagógicas estão os recursos didáticos. Por muito tempo, o livro didático foi o recurso mais utilizado, contudo, com a mudança nas metodologias muitos materiais tiveram que ser produzidos pelos professores. Neste escrito, busca-se discutir aspectos relacionados à importância dos recursos didáticos e apontar parâmetros que necessitam ser levados em consideração no momento de sua produção. Para tal, foi realizada uma pesquisa teórica sobre critérios e conceitos norteadores docentes na produção de recursos didáticos. Ainda foram buscados nas teorizações sobre design e recursos didáticos para Educação a distância elementos que pudessem apontar parâmetros para a produção de materiais didáticos para ações educativas mediadas pelas tecnologias digitais. Desta forma, busca-se consolidar o entendimento do recurso didático como um espaço pedagógico, visto que seus elementos compositores, para além dos textos, também atuam para a efetivação da aprendizagem.Educational practices underwent significant changes in 2020 due to the new Corona virus pandemic. As a result, face-to-face practices are now mediated by digital technologies, many of which have already been used in distance education actions since the turn of the century. Among the elements highlighted with this change in pedagogical practices are teaching resources. For a long time, the textbook was the most used resource, however, with the change in methodologies, many materials had to be produced by teachers. In this writing, we seek to discuss aspects related to the importance of teaching resources and point out parameters that need to be taken into account at the time of their production. To this end, a theoretical research was carried out on criteria and concepts that guide teachers in the production of teaching resources. Elements that could point out parameters for the production of teaching materials for educational actions mediated by digital technologies were also sought in the theories about design and teaching resources for distance education. In this way, we seek to consolidate the understanding of the didactic resource as a pedagogical space, since its compositional elements, in addition to the texts, also act for the realization of learning.Las prácticas educativas sufrieron cambios significativos en 2020 debido a la nueva pandemia del virus Corona. Como resultado, las prácticas presenciales ahora están mediadas por tecnologías digitales, muchas de las cuales ya se han utilizado en acciones de educación a distancia desde el cambio de siglo. Entre los elementos destacados con este cambio en las prácticas pedagógicas están los recursos didácticos. Durante mucho tiempo, el libro de texto fue el recurso más utilizado, sin embargo, con el cambio de metodologías, muchos materiales tuvieron que ser producidos por los docentes. En este escrito, buscamos discutir aspectos relacionados con la importancia de los recursos didácticos y señalar parámetros que deben ser tomados en cuenta al momento de su producción. Para ello, se realizó una investigación teórica sobre criterios y conceptos que orientan a los docentes en la producción de recursos didácticos. En las teorías sobre el diseño y los recursos didácticos para la educación a distancia también se buscaron elementos que pudieran señalar parámetros para la producción de materiales didácticos para acciones educativas mediadas por tecnologías digitales. De esta forma, buscamos consolidar la comprensión del recurso didáctico como espacio pedagógico, ya que sus elementos compositivos, además de los textos, también actúan para la realización del aprendizaje.application/pdfporReDoC: revista docência e cibercultura. Rio de Janeiro : Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2017-. Vol. 6, n. 5 (nesp. 2022), p. 406-422Tecnologia digitalEducationDigital technologiesTeaching resourcesParametersEducaciónTecnologias digitalesRecursos didácticosParámetrosParâmetros para a produção de recursos didáticos para a educação mediada pelas tecnologias digitaisParameters for the production of teaching resources for education mediated by digital technologies Parámetros para la producción de recursos didácticos para la educación mediada por tecnologías digitales info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001151679.pdf.txt001151679.pdf.txtExtracted Texttext/plain46639http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250749/2/001151679.pdf.txt895bc53e64169e5d0b770166be719e1bMD52ORIGINAL001151679.pdfTexto completoapplication/pdf814241http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250749/1/001151679.pdf371fff53fe05b5a798ef35d2fb224e45MD5110183/2507492024-05-25 06:49:52.158047oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250749Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-05-25T09:49:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Parâmetros para a produção de recursos didáticos para a educação mediada pelas tecnologias digitais
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Parameters for the production of teaching resources for education mediated by digital technologies
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Parámetros para la producción de recursos didácticos para la educación mediada por tecnologías digitales
title Parâmetros para a produção de recursos didáticos para a educação mediada pelas tecnologias digitais
spellingShingle Parâmetros para a produção de recursos didáticos para a educação mediada pelas tecnologias digitais
Weber, Dorcas Janice
Tecnologia digital
Education
Digital technologies
Teaching resources
Parameters
Educación
Tecnologias digitales
Recursos didácticos
Parámetros
title_short Parâmetros para a produção de recursos didáticos para a educação mediada pelas tecnologias digitais
title_full Parâmetros para a produção de recursos didáticos para a educação mediada pelas tecnologias digitais
title_fullStr Parâmetros para a produção de recursos didáticos para a educação mediada pelas tecnologias digitais
title_full_unstemmed Parâmetros para a produção de recursos didáticos para a educação mediada pelas tecnologias digitais
title_sort Parâmetros para a produção de recursos didáticos para a educação mediada pelas tecnologias digitais
author Weber, Dorcas Janice
author_facet Weber, Dorcas Janice
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Weber, Dorcas Janice
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia digital
topic Tecnologia digital
Education
Digital technologies
Teaching resources
Parameters
Educación
Tecnologias digitales
Recursos didácticos
Parámetros
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Digital technologies
Teaching resources
Parameters
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación
Tecnologias digitales
Recursos didácticos
Parámetros
description As práticas educativas passaram por mudanças significativas no ano de 2020 por conta da pandemia do novo Corona vírus. Com isso, práticas realizadas de modo presencial passaram a ser realizada mediadas por tecnologias digitais, muitas delas já utilizadas em ações de educação a distância desde a virada do século. Entre os elementos evidenciados com esta mudança nas práticas pedagógicas estão os recursos didáticos. Por muito tempo, o livro didático foi o recurso mais utilizado, contudo, com a mudança nas metodologias muitos materiais tiveram que ser produzidos pelos professores. Neste escrito, busca-se discutir aspectos relacionados à importância dos recursos didáticos e apontar parâmetros que necessitam ser levados em consideração no momento de sua produção. Para tal, foi realizada uma pesquisa teórica sobre critérios e conceitos norteadores docentes na produção de recursos didáticos. Ainda foram buscados nas teorizações sobre design e recursos didáticos para Educação a distância elementos que pudessem apontar parâmetros para a produção de materiais didáticos para ações educativas mediadas pelas tecnologias digitais. Desta forma, busca-se consolidar o entendimento do recurso didático como um espaço pedagógico, visto que seus elementos compositores, para além dos textos, também atuam para a efetivação da aprendizagem.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-04T04:38:32Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/250749
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2594-9004
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001151679
identifier_str_mv 2594-9004
001151679
url http://hdl.handle.net/10183/250749
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv ReDoC: revista docência e cibercultura. Rio de Janeiro : Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2017-. Vol. 6, n. 5 (nesp. 2022), p. 406-422
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250749/2/001151679.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250749/1/001151679.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 895bc53e64169e5d0b770166be719e1b
371fff53fe05b5a798ef35d2fb224e45
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225073419354112