Literatura infantil e PNEEs : o caso de crianças com limitação visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Collovini, Lauren
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/31141
Resumo: Aborda como a literatura infantil é apresentada às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (PNEEs), com ênfase na limitação visual. Tem por objetivo principal verificar as oportunidades de incentivo à leitura e a situação atual do mercado editorial voltado às PNEEs, especificamente para crianças com limitação visual. Utiliza como referencial teórico os seguintes temas: a deficiência, apresentando os conceitos pertinentes ao estudo; PNEEs no contexto educacional; a leitura como responsável pelo desenvolvimento cognitivo e social da criança; as diferentes formas de leitura e de livros direcionados às PNEEs com limitação visual e os critérios de avaliação para livros infantis destinados às mesmas. O estudo é uma pesquisa exploratória, de cunho qualitativo. Utiliza, como instrumento de coleta de dados, a entrevista estruturada aplicada de forma virtual ou presencial. Os sujeitos do estudo são bibliotecas brasileiras que atendem a crianças com limitação visual. Os resultados da investigação mostram que este segmento, apesar de ainda possuir uma tímida produção no cenário nacional, está gradativamente adquirindo espaço nos eventos literários destinados ao público infantil. Conclui que as escolas, bem como as bibliotecas, devem disponibilizar meios (livros em Braille, audiolivros) que garantam acesso à leitura e à literatura infantil às crianças com limitação visual. Recomenda a realização de estudos com maior aprofundamento na área da literatura infantil aplicada às PNEEs com limitação visual.
id UFRGS-2_60a48723c279ea60d49915f315b7a24a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31141
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Collovini, LaurenRozados, Helen Beatriz Frota2011-08-17T06:02:19Z2011http://hdl.handle.net/10183/31141000782354Aborda como a literatura infantil é apresentada às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (PNEEs), com ênfase na limitação visual. Tem por objetivo principal verificar as oportunidades de incentivo à leitura e a situação atual do mercado editorial voltado às PNEEs, especificamente para crianças com limitação visual. Utiliza como referencial teórico os seguintes temas: a deficiência, apresentando os conceitos pertinentes ao estudo; PNEEs no contexto educacional; a leitura como responsável pelo desenvolvimento cognitivo e social da criança; as diferentes formas de leitura e de livros direcionados às PNEEs com limitação visual e os critérios de avaliação para livros infantis destinados às mesmas. O estudo é uma pesquisa exploratória, de cunho qualitativo. Utiliza, como instrumento de coleta de dados, a entrevista estruturada aplicada de forma virtual ou presencial. Os sujeitos do estudo são bibliotecas brasileiras que atendem a crianças com limitação visual. Os resultados da investigação mostram que este segmento, apesar de ainda possuir uma tímida produção no cenário nacional, está gradativamente adquirindo espaço nos eventos literários destinados ao público infantil. Conclui que as escolas, bem como as bibliotecas, devem disponibilizar meios (livros em Braille, audiolivros) que garantam acesso à leitura e à literatura infantil às crianças com limitação visual. Recomenda a realização de estudos com maior aprofundamento na área da literatura infantil aplicada às PNEEs com limitação visual.It discusses the children’s literature focused on People with Special Educational Needs (PSEN), with emphasis on visual impairment. The main goal is to verify the opportunities to encourage reading and the current editorial market situation aimed at PSEN, specifically for children with visual impairment. It uses as theoretical context the following subjects: the deficiency, introducing the concepts relevants to the study; PSEN in the educational context; reading as responsible for child’s cognitive and social development; the different types of reading and books aimed at PSEN with visual impairment and the evaluation criteria for children’s books aimed at them. The study is an exploratory research, a qualitative one. It is used as an instrument of a data collection, structured interview applied in a virtually or in person. The study subjects are Brazilian libraries that serve children with visual impairment. The research results show that this segment, although still have a timid production on the national scene, is gradually acquiring space in literacy events aimed to children. It concludes that schools, as well as libraries, should provide means (Braille books, audio books) that ensure access to reading and children's literature to children with visual impairment. It is recommended to conduct studies in greater depth in the area of children's literacy applied to PSEN with visual impairment.application/pdfporLiteratura infantilDeficiente visualPSENVisual impairmentChildren’s literatureEncouraging readingLiteratura infantil e PNEEs : o caso de crianças com limitação visualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000782354.pdf.txt000782354.pdf.txtExtracted Texttext/plain141842http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31141/2/000782354.pdf.txt2443a104c796f52c61b5af54898f84bbMD52ORIGINAL000782354.pdf000782354.pdfTexto completoapplication/pdf595831http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31141/1/000782354.pdf96f7d87de9913e92e36f2ab2da3ff243MD51THUMBNAIL000782354.pdf.jpg000782354.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1018http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31141/3/000782354.pdf.jpg2ada04aa8a220ba2399ba4013d4694ffMD5310183/311412018-10-10 07:41:19.921oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31141Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T10:41:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Literatura infantil e PNEEs : o caso de crianças com limitação visual
title Literatura infantil e PNEEs : o caso de crianças com limitação visual
spellingShingle Literatura infantil e PNEEs : o caso de crianças com limitação visual
Collovini, Lauren
Literatura infantil
Deficiente visual
PSEN
Visual impairment
Children’s literature
Encouraging reading
title_short Literatura infantil e PNEEs : o caso de crianças com limitação visual
title_full Literatura infantil e PNEEs : o caso de crianças com limitação visual
title_fullStr Literatura infantil e PNEEs : o caso de crianças com limitação visual
title_full_unstemmed Literatura infantil e PNEEs : o caso de crianças com limitação visual
title_sort Literatura infantil e PNEEs : o caso de crianças com limitação visual
author Collovini, Lauren
author_facet Collovini, Lauren
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Collovini, Lauren
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rozados, Helen Beatriz Frota
contributor_str_mv Rozados, Helen Beatriz Frota
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantil
Deficiente visual
topic Literatura infantil
Deficiente visual
PSEN
Visual impairment
Children’s literature
Encouraging reading
dc.subject.eng.fl_str_mv PSEN
Visual impairment
Children’s literature
Encouraging reading
description Aborda como a literatura infantil é apresentada às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (PNEEs), com ênfase na limitação visual. Tem por objetivo principal verificar as oportunidades de incentivo à leitura e a situação atual do mercado editorial voltado às PNEEs, especificamente para crianças com limitação visual. Utiliza como referencial teórico os seguintes temas: a deficiência, apresentando os conceitos pertinentes ao estudo; PNEEs no contexto educacional; a leitura como responsável pelo desenvolvimento cognitivo e social da criança; as diferentes formas de leitura e de livros direcionados às PNEEs com limitação visual e os critérios de avaliação para livros infantis destinados às mesmas. O estudo é uma pesquisa exploratória, de cunho qualitativo. Utiliza, como instrumento de coleta de dados, a entrevista estruturada aplicada de forma virtual ou presencial. Os sujeitos do estudo são bibliotecas brasileiras que atendem a crianças com limitação visual. Os resultados da investigação mostram que este segmento, apesar de ainda possuir uma tímida produção no cenário nacional, está gradativamente adquirindo espaço nos eventos literários destinados ao público infantil. Conclui que as escolas, bem como as bibliotecas, devem disponibilizar meios (livros em Braille, audiolivros) que garantam acesso à leitura e à literatura infantil às crianças com limitação visual. Recomenda a realização de estudos com maior aprofundamento na área da literatura infantil aplicada às PNEEs com limitação visual.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-08-17T06:02:19Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/31141
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000782354
url http://hdl.handle.net/10183/31141
identifier_str_mv 000782354
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31141/2/000782354.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31141/1/000782354.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31141/3/000782354.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2443a104c796f52c61b5af54898f84bb
96f7d87de9913e92e36f2ab2da3ff243
2ada04aa8a220ba2399ba4013d4694ff
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447061233926144