Me in my city : uma proposta de projeto de educação bilíngue voltada para young learners

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Potrich, Rafaela
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Welp, Anamaria Kurtz de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/259415
Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta de Unidade Didática (UD) a ser utilizada nas aulas de English Language Arts de turmas de young learners (NGUYEN, 2021), com idades entre oito e nove anos, cursando o terceiro ano do Ensino Fundamental, em escolas bilíngues de elite. Tendo como base uma concepção de educação bilíngue aliada à translinguagem, adota-se uma perspectiva de língua heteroglóssica, em que não há separação das línguas na mente do falante bilíngue, mas um repertório semiótico que é construído a partir de suas vivências (GARCÍA; WEI, 2015). Também é considerada a Perspectiva Educativa de Projetos de Trabalho (PEPT), de Hernandéz (2014), e o aprendizado com base em tarefas, de Van den Branden (2006). Assim, a UD apresentada leva em consideração conexões entre a vida social e os interesses dos alunos e as habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), através de um projeto organizado por meio de tarefas. Pretende-se contribuir para a educação bilíngue de young learners com uma proposta que valorize seus repertórios no desempenho de tarefas voltadas para o mundo real.
id UFRGS-2_60f185cc0a6535933accf64bbc9f9918
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259415
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Potrich, RafaelaWelp, Anamaria Kurtz de Souza2023-06-24T03:39:13Z20221519-5392http://hdl.handle.net/10183/259415001168792Este trabalho apresenta uma proposta de Unidade Didática (UD) a ser utilizada nas aulas de English Language Arts de turmas de young learners (NGUYEN, 2021), com idades entre oito e nove anos, cursando o terceiro ano do Ensino Fundamental, em escolas bilíngues de elite. Tendo como base uma concepção de educação bilíngue aliada à translinguagem, adota-se uma perspectiva de língua heteroglóssica, em que não há separação das línguas na mente do falante bilíngue, mas um repertório semiótico que é construído a partir de suas vivências (GARCÍA; WEI, 2015). Também é considerada a Perspectiva Educativa de Projetos de Trabalho (PEPT), de Hernandéz (2014), e o aprendizado com base em tarefas, de Van den Branden (2006). Assim, a UD apresentada leva em consideração conexões entre a vida social e os interesses dos alunos e as habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), através de um projeto organizado por meio de tarefas. Pretende-se contribuir para a educação bilíngue de young learners com uma proposta que valorize seus repertórios no desempenho de tarefas voltadas para o mundo real.This paper presents an Instructional Unit (ID) to be used in English Language Arts classes with groups of young learners (NGUYEN, 2021), aged between eight and nine, in the third grade of Elementary School, in elite bilingual schools. Grounded on a concept of bilingual education aligned with translanguaging theory, this study adopts a heteroglossic language approach, in which there is no separation in the languages within the mind of the bilingual speaker, but a semiotic repertoire built according to the individual’s life experiences (GARCÍA&WEI, 2015). Furthermore, this study considers the Project Work Educational Perspective, by Hernandéz (1998), and the task-based learning perspective, by Vanden Branden (2006). Therefore, the ID takes into account the connections between students’ social lives and interests and the skills laid out in Base Nacional Comum Curricular (BNCC) by using tasks logically sequenced through a project. The paper attempts to contribute to young learners’ bilingual education with a proposal that values students’ repertoire in the performance of real world tasks.Este trabajo presenta una propuesta de Unidad Didáctica (UD) que se aplicará en las clases de inglés/English Language Arts de young learners (NGUYEN, 2021), con edades comprendidas entre ocho y nueve años, que cursan el tercer año dela Enseñanza Fundamental, en colegios bilingües de élite. A partir de una concepción de la educación bilingüe aliada al concepto de translenguaje, se adopta una perspectiva del lenguaje heteroglósico, en la que no existe una separación de lenguas en la mente del hablante bilingüe, sino un repertorio semiótico que se construye a partir de sus experiencias (GARCÍA; WEI, 2015). También se consideran la perspectiva educativa de los proyectos de trabajo (PEPT) de Hernández (2014) y el aprendizaje basado en tareas de Vanden Branden (2006). Así, el UD presentado tiene en cuenta las conexiones entre la vida social y los intereses y competencias de los estudiantes de la Base Nacional Común Curricular (BNCC), através de un proyecto organizado por medio de tareas. Se pretende contribuir a la formación bilingüe de los young learners con una propuesta que valore sus repertorios en el desempeño de tareas dirigidas al mundo real.application/pdfporEntretextos : revista da pós-graduação em letras. Londrina, PR. Vol. 22, n. 2 (2022), p. 83-[106]Educação bilíngueTranslinguagemLinguagem e línguasBilingual curriculumBilingual educationYoung learnersCurrículo bilingüeEducación bilingüeMe in my city : uma proposta de projeto de educação bilíngue voltada para young learnersMe in my city : a bilingual education project proposal for young learnersMe in my city : una propuesta de proyecto de educación bilingüe dirigido a young learnersinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001168792.pdf.txt001168792.pdf.txtExtracted Texttext/plain50119http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259415/2/001168792.pdf.txt27d714590edf40ac09303f95e3067778MD52ORIGINAL001168792.pdfTexto completoapplication/pdf1156767http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259415/1/001168792.pdf6dc363bab2336fe1460decba15ab3a01MD5110183/2594152024-02-09 06:08:29.451858oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259415Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-02-09T08:08:29Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Me in my city : uma proposta de projeto de educação bilíngue voltada para young learners
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Me in my city : a bilingual education project proposal for young learners
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Me in my city : una propuesta de proyecto de educación bilingüe dirigido a young learners
title Me in my city : uma proposta de projeto de educação bilíngue voltada para young learners
spellingShingle Me in my city : uma proposta de projeto de educação bilíngue voltada para young learners
Potrich, Rafaela
Educação bilíngue
Translinguagem
Linguagem e línguas
Bilingual curriculum
Bilingual education
Young learners
Currículo bilingüe
Educación bilingüe
title_short Me in my city : uma proposta de projeto de educação bilíngue voltada para young learners
title_full Me in my city : uma proposta de projeto de educação bilíngue voltada para young learners
title_fullStr Me in my city : uma proposta de projeto de educação bilíngue voltada para young learners
title_full_unstemmed Me in my city : uma proposta de projeto de educação bilíngue voltada para young learners
title_sort Me in my city : uma proposta de projeto de educação bilíngue voltada para young learners
author Potrich, Rafaela
author_facet Potrich, Rafaela
Welp, Anamaria Kurtz de Souza
author_role author
author2 Welp, Anamaria Kurtz de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Potrich, Rafaela
Welp, Anamaria Kurtz de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Educação bilíngue
Translinguagem
Linguagem e línguas
topic Educação bilíngue
Translinguagem
Linguagem e línguas
Bilingual curriculum
Bilingual education
Young learners
Currículo bilingüe
Educación bilingüe
dc.subject.eng.fl_str_mv Bilingual curriculum
Bilingual education
Young learners
dc.subject.spa.fl_str_mv Currículo bilingüe
Educación bilingüe
description Este trabalho apresenta uma proposta de Unidade Didática (UD) a ser utilizada nas aulas de English Language Arts de turmas de young learners (NGUYEN, 2021), com idades entre oito e nove anos, cursando o terceiro ano do Ensino Fundamental, em escolas bilíngues de elite. Tendo como base uma concepção de educação bilíngue aliada à translinguagem, adota-se uma perspectiva de língua heteroglóssica, em que não há separação das línguas na mente do falante bilíngue, mas um repertório semiótico que é construído a partir de suas vivências (GARCÍA; WEI, 2015). Também é considerada a Perspectiva Educativa de Projetos de Trabalho (PEPT), de Hernandéz (2014), e o aprendizado com base em tarefas, de Van den Branden (2006). Assim, a UD apresentada leva em consideração conexões entre a vida social e os interesses dos alunos e as habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), através de um projeto organizado por meio de tarefas. Pretende-se contribuir para a educação bilíngue de young learners com uma proposta que valorize seus repertórios no desempenho de tarefas voltadas para o mundo real.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-24T03:39:13Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/259415
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1519-5392
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001168792
identifier_str_mv 1519-5392
001168792
url http://hdl.handle.net/10183/259415
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Entretextos : revista da pós-graduação em letras. Londrina, PR. Vol. 22, n. 2 (2022), p. 83-[106]
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259415/2/001168792.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259415/1/001168792.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 27d714590edf40ac09303f95e3067778
6dc363bab2336fe1460decba15ab3a01
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225089953300480