Me in my city : uma proposta de projeto de educação bilíngue voltada para young-learners
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/266595 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso apresenta uma proposta de Unidade Didática (UD) a ser aplicada nas aulas de inglês de uma turma de terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada de ensino localizada em Porto Alegre - RS. Os alunos em potencial para os quais a UD foi elaborada estão em idades entre oito e nove anos e, por isso, são caracterizados como young-learners (NGUYEN, 2018). Tendo como base uma concepção de educação bilíngue aliada à translinguagem, este trabalho adota uma perspectiva de língua heteroglóssica, em que não há separação de línguas dentro da mente do falante bilíngue, mas um repertório semiótico que é construído de acordo com as vivências que os sujeitos têm na sociedade (GARCÍA & WEI, 2015). Nesse sentido, o falante bilíngue faz suas escolhas ao adequar sua fala à interlocução, lançando mão dos recursos de seu repertório pessoal. Ademais, também é considerada a perspectiva educativa de projetos de trabalho (PEPT), de Hernandéz (1998), e o ensino por meio de tarefas, de Van den Branden (2006). Desse modo, a UD apresentada leva em consideração conexões entre a vida social dos alunos e as habilidades dispostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresentando tarefas conectadas por meio de um projeto, e considerando os interesses e necessidades dos alunos, a fim de fazer com que os aprendizes se tornem protagonistas na realização de tarefas voltadas para o mundo real. |
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