"Ensino a distância" : a experiência da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/19463 |
Resumo: | O presente trabalho busca trazer à tona algumas reflexões sobre o "Ensino à Distância" - EAD - quando utilizado em aulas em nível de Graduação. Outra especificidade a ser considerada, no caso, é o fato dos alunos não possuírem dificuldades de acesso às aulas presenciais em função das distâncias geográficas. A metodologia utilizada para a obtenção dos dados foi um estudo quaseexperimental, uma dinâmica de grupo. Uma vez obtidos os dados, procedeu-se a categorização e análise dos mesmos. Na percepção dos alunos, a Internet apresenta-se como uma ferramenta igual as demais de cunho didático-pedagógico, com seus prós e contras. À guisa de exemplificação. Dentre os aspectos positivos apontados pelos alunos encontra-se a facilidade de estudar a qualquer hora e em qualquer lugar; em contrapartida, existem os que se sentem sobrecarregados ao terem de estudar utilizando-se de um computador depois de uma jornada de trabalho, onde uso dessa ferramenta foi uma constante: outro ponto positivo, é a facilidade em se expor, frente aos colegas e ao professor, através do meio virtual (máscara); todavia, há quem diga que o diálogo efetivo só acontece, realmente, nas aulas presenciais. |
id |
UFRGS-2_6105140c322259f83087e98e779d172c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19463 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Cavedon, Neusa RolitaRech, Carla Regina NedelCano, Carlos Baldessarini2010-04-16T09:10:08Z20011413-2311http://hdl.handle.net/10183/19463000308569O presente trabalho busca trazer à tona algumas reflexões sobre o "Ensino à Distância" - EAD - quando utilizado em aulas em nível de Graduação. Outra especificidade a ser considerada, no caso, é o fato dos alunos não possuírem dificuldades de acesso às aulas presenciais em função das distâncias geográficas. A metodologia utilizada para a obtenção dos dados foi um estudo quaseexperimental, uma dinâmica de grupo. Uma vez obtidos os dados, procedeu-se a categorização e análise dos mesmos. Na percepção dos alunos, a Internet apresenta-se como uma ferramenta igual as demais de cunho didático-pedagógico, com seus prós e contras. À guisa de exemplificação. Dentre os aspectos positivos apontados pelos alunos encontra-se a facilidade de estudar a qualquer hora e em qualquer lugar; em contrapartida, existem os que se sentem sobrecarregados ao terem de estudar utilizando-se de um computador depois de uma jornada de trabalho, onde uso dessa ferramenta foi uma constante: outro ponto positivo, é a facilidade em se expor, frente aos colegas e ao professor, através do meio virtual (máscara); todavia, há quem diga que o diálogo efetivo só acontece, realmente, nas aulas presenciais.application/pdfporRead : revista eletrônica de administracão. Porto Alegre. Vol. 7, n. 4 (jul./ago. 2001), p. 1-29Educação a distânciaEnsinoComportamento organizacionalUniversidade Federal do Rio Grande do Sul"Ensino a distância" : a experiência da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000308569.pdf.txt000308569.pdf.txtExtracted Texttext/plain64766http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19463/2/000308569.pdf.txt05113958e7882e35e8c50e72a5ffd573MD52ORIGINAL000308569.pdf000308569.pdfTexto completoapplication/pdf70129http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19463/1/000308569.pdfa5ad35896e0505df0fcfc3bb3bb3826fMD51THUMBNAIL000308569.pdf.jpg000308569.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1491http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19463/3/000308569.pdf.jpg0de6ceb4f01302deb3c6aafc49ef24b5MD5310183/194632022-09-18 04:48:59.643533oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19463Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-09-18T07:48:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
"Ensino a distância" : a experiência da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
title |
"Ensino a distância" : a experiência da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
spellingShingle |
"Ensino a distância" : a experiência da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Cavedon, Neusa Rolita Educação a distância Ensino Comportamento organizacional Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
title_short |
"Ensino a distância" : a experiência da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
title_full |
"Ensino a distância" : a experiência da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
title_fullStr |
"Ensino a distância" : a experiência da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
title_full_unstemmed |
"Ensino a distância" : a experiência da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
title_sort |
"Ensino a distância" : a experiência da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
author |
Cavedon, Neusa Rolita |
author_facet |
Cavedon, Neusa Rolita Rech, Carla Regina Nedel Cano, Carlos Baldessarini |
author_role |
author |
author2 |
Rech, Carla Regina Nedel Cano, Carlos Baldessarini |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavedon, Neusa Rolita Rech, Carla Regina Nedel Cano, Carlos Baldessarini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a distância Ensino Comportamento organizacional Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
topic |
Educação a distância Ensino Comportamento organizacional Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
description |
O presente trabalho busca trazer à tona algumas reflexões sobre o "Ensino à Distância" - EAD - quando utilizado em aulas em nível de Graduação. Outra especificidade a ser considerada, no caso, é o fato dos alunos não possuírem dificuldades de acesso às aulas presenciais em função das distâncias geográficas. A metodologia utilizada para a obtenção dos dados foi um estudo quaseexperimental, uma dinâmica de grupo. Uma vez obtidos os dados, procedeu-se a categorização e análise dos mesmos. Na percepção dos alunos, a Internet apresenta-se como uma ferramenta igual as demais de cunho didático-pedagógico, com seus prós e contras. À guisa de exemplificação. Dentre os aspectos positivos apontados pelos alunos encontra-se a facilidade de estudar a qualquer hora e em qualquer lugar; em contrapartida, existem os que se sentem sobrecarregados ao terem de estudar utilizando-se de um computador depois de uma jornada de trabalho, onde uso dessa ferramenta foi uma constante: outro ponto positivo, é a facilidade em se expor, frente aos colegas e ao professor, através do meio virtual (máscara); todavia, há quem diga que o diálogo efetivo só acontece, realmente, nas aulas presenciais. |
publishDate |
2001 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2001 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-04-16T09:10:08Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/19463 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1413-2311 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000308569 |
identifier_str_mv |
1413-2311 000308569 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/19463 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Read : revista eletrônica de administracão. Porto Alegre. Vol. 7, n. 4 (jul./ago. 2001), p. 1-29 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19463/2/000308569.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19463/1/000308569.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19463/3/000308569.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
05113958e7882e35e8c50e72a5ffd573 a5ad35896e0505df0fcfc3bb3bb3826f 0de6ceb4f01302deb3c6aafc49ef24b5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447397909659648 |