"Ensino a distância" : a experiência da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavedon, Neusa Rolita
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Rech, Carla Regina Nedel, Cano, Carlos Baldessarini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/19463
Resumo: O presente trabalho busca trazer à tona algumas reflexões sobre o "Ensino à Distância" - EAD - quando utilizado em aulas em nível de Graduação. Outra especificidade a ser considerada, no caso, é o fato dos alunos não possuírem dificuldades de acesso às aulas presenciais em função das distâncias geográficas. A metodologia utilizada para a obtenção dos dados foi um estudo quaseexperimental, uma dinâmica de grupo. Uma vez obtidos os dados, procedeu-se a categorização e análise dos mesmos. Na percepção dos alunos, a Internet apresenta-se como uma ferramenta igual as demais de cunho didático-pedagógico, com seus prós e contras. À guisa de exemplificação. Dentre os aspectos positivos apontados pelos alunos encontra-se a facilidade de estudar a qualquer hora e em qualquer lugar; em contrapartida, existem os que se sentem sobrecarregados ao terem de estudar utilizando-se de um computador depois de uma jornada de trabalho, onde uso dessa ferramenta foi uma constante: outro ponto positivo, é a facilidade em se expor, frente aos colegas e ao professor, através do meio virtual (máscara); todavia, há quem diga que o diálogo efetivo só acontece, realmente, nas aulas presenciais.
id UFRGS-2_6105140c322259f83087e98e779d172c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19463
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Cavedon, Neusa RolitaRech, Carla Regina NedelCano, Carlos Baldessarini2010-04-16T09:10:08Z20011413-2311http://hdl.handle.net/10183/19463000308569O presente trabalho busca trazer à tona algumas reflexões sobre o "Ensino à Distância" - EAD - quando utilizado em aulas em nível de Graduação. Outra especificidade a ser considerada, no caso, é o fato dos alunos não possuírem dificuldades de acesso às aulas presenciais em função das distâncias geográficas. A metodologia utilizada para a obtenção dos dados foi um estudo quaseexperimental, uma dinâmica de grupo. Uma vez obtidos os dados, procedeu-se a categorização e análise dos mesmos. Na percepção dos alunos, a Internet apresenta-se como uma ferramenta igual as demais de cunho didático-pedagógico, com seus prós e contras. À guisa de exemplificação. Dentre os aspectos positivos apontados pelos alunos encontra-se a facilidade de estudar a qualquer hora e em qualquer lugar; em contrapartida, existem os que se sentem sobrecarregados ao terem de estudar utilizando-se de um computador depois de uma jornada de trabalho, onde uso dessa ferramenta foi uma constante: outro ponto positivo, é a facilidade em se expor, frente aos colegas e ao professor, através do meio virtual (máscara); todavia, há quem diga que o diálogo efetivo só acontece, realmente, nas aulas presenciais.application/pdfporRead : revista eletrônica de administracão. Porto Alegre. Vol. 7, n. 4 (jul./ago. 2001), p. 1-29Educação a distânciaEnsinoComportamento organizacionalUniversidade Federal do Rio Grande do Sul"Ensino a distância" : a experiência da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000308569.pdf.txt000308569.pdf.txtExtracted Texttext/plain64766http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19463/2/000308569.pdf.txt05113958e7882e35e8c50e72a5ffd573MD52ORIGINAL000308569.pdf000308569.pdfTexto completoapplication/pdf70129http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19463/1/000308569.pdfa5ad35896e0505df0fcfc3bb3bb3826fMD51THUMBNAIL000308569.pdf.jpg000308569.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1491http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19463/3/000308569.pdf.jpg0de6ceb4f01302deb3c6aafc49ef24b5MD5310183/194632022-09-18 04:48:59.643533oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19463Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-09-18T07:48:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv "Ensino a distância" : a experiência da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title "Ensino a distância" : a experiência da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
spellingShingle "Ensino a distância" : a experiência da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Cavedon, Neusa Rolita
Educação a distância
Ensino
Comportamento organizacional
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_short "Ensino a distância" : a experiência da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_full "Ensino a distância" : a experiência da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_fullStr "Ensino a distância" : a experiência da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed "Ensino a distância" : a experiência da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_sort "Ensino a distância" : a experiência da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
author Cavedon, Neusa Rolita
author_facet Cavedon, Neusa Rolita
Rech, Carla Regina Nedel
Cano, Carlos Baldessarini
author_role author
author2 Rech, Carla Regina Nedel
Cano, Carlos Baldessarini
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavedon, Neusa Rolita
Rech, Carla Regina Nedel
Cano, Carlos Baldessarini
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância
Ensino
Comportamento organizacional
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
topic Educação a distância
Ensino
Comportamento organizacional
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
description O presente trabalho busca trazer à tona algumas reflexões sobre o "Ensino à Distância" - EAD - quando utilizado em aulas em nível de Graduação. Outra especificidade a ser considerada, no caso, é o fato dos alunos não possuírem dificuldades de acesso às aulas presenciais em função das distâncias geográficas. A metodologia utilizada para a obtenção dos dados foi um estudo quaseexperimental, uma dinâmica de grupo. Uma vez obtidos os dados, procedeu-se a categorização e análise dos mesmos. Na percepção dos alunos, a Internet apresenta-se como uma ferramenta igual as demais de cunho didático-pedagógico, com seus prós e contras. À guisa de exemplificação. Dentre os aspectos positivos apontados pelos alunos encontra-se a facilidade de estudar a qualquer hora e em qualquer lugar; em contrapartida, existem os que se sentem sobrecarregados ao terem de estudar utilizando-se de um computador depois de uma jornada de trabalho, onde uso dessa ferramenta foi uma constante: outro ponto positivo, é a facilidade em se expor, frente aos colegas e ao professor, através do meio virtual (máscara); todavia, há quem diga que o diálogo efetivo só acontece, realmente, nas aulas presenciais.
publishDate 2001
dc.date.issued.fl_str_mv 2001
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-04-16T09:10:08Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/19463
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1413-2311
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000308569
identifier_str_mv 1413-2311
000308569
url http://hdl.handle.net/10183/19463
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Read : revista eletrônica de administracão. Porto Alegre. Vol. 7, n. 4 (jul./ago. 2001), p. 1-29
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19463/2/000308569.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19463/1/000308569.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19463/3/000308569.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 05113958e7882e35e8c50e72a5ffd573
a5ad35896e0505df0fcfc3bb3bb3826f
0de6ceb4f01302deb3c6aafc49ef24b5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447397909659648