O processo de formação e gestão de três cursos de graduação a distância na Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Magda Raquel Guimarães Ferreira dos
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/17546
Resumo: A pesquisa tem como principal objetivo descrever, analisar e compreender a implantação e a gestão de três Cursos de Graduação oferecidos na modalidade a distância na UFRGS. Para tanto, desenvolveu um estudo de múltiplos casos com os três primeiros cursos de graduação a distância na UFRGS que são: Administração, Pedagogia e Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural. Como suporte teórico, foi realizada uma revisão de autores clássicos e neoclássicos da administração, bem como autores relacionados à gestão nos campos da educação e da EaD. Após a descrição e análise dos cursos de forma individual, realizou-se a comparação cruzada dos casos para melhor identificar as semelhanças e diferenças existentes entre os cursos, bem como os resultados (positivos e negativos) das experiências analisadas. Observa-se que os cursos apresentam grandes diferenças entre si, especialmente na forma de gestão. Notou-se, também, que os envolvidos desenvolveram a aprendizagem sobre a gestão de cursos a distância, superando os problemas iniciais e consolidando as regras sobre o tema. Por fim, a pesquisa constatou que a maior ênfase nas questões administrativas ou pedagógicas nem sempre trazem resultados positivos e equilibrados, como esperados.
id URGS_bfe11448ea6700fe7ab39006654cef1e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/17546
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Santos, Magda Raquel Guimarães Ferreira dosKlering, Luis Roque2009-10-22T04:18:02Z2009http://hdl.handle.net/10183/17546000715720A pesquisa tem como principal objetivo descrever, analisar e compreender a implantação e a gestão de três Cursos de Graduação oferecidos na modalidade a distância na UFRGS. Para tanto, desenvolveu um estudo de múltiplos casos com os três primeiros cursos de graduação a distância na UFRGS que são: Administração, Pedagogia e Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural. Como suporte teórico, foi realizada uma revisão de autores clássicos e neoclássicos da administração, bem como autores relacionados à gestão nos campos da educação e da EaD. Após a descrição e análise dos cursos de forma individual, realizou-se a comparação cruzada dos casos para melhor identificar as semelhanças e diferenças existentes entre os cursos, bem como os resultados (positivos e negativos) das experiências analisadas. Observa-se que os cursos apresentam grandes diferenças entre si, especialmente na forma de gestão. Notou-se, também, que os envolvidos desenvolveram a aprendizagem sobre a gestão de cursos a distância, superando os problemas iniciais e consolidando as regras sobre o tema. Por fim, a pesquisa constatou que a maior ênfase nas questões administrativas ou pedagógicas nem sempre trazem resultados positivos e equilibrados, como esperados.This work has as main objective the description and analysis of the establishment and management of three undergraduate courses at a distance as UFRGS. For this developed a study of multiple cases with the first three undergraduate courses at a distance as UFRGS as are: Administration, Pedagogy and Planning and Management for Rural Development. The theoretical support, was a review of classical and neoclassical authors of the administration and authors related to management education and distance education. After the description and analysis of the courses individually, held-comparison crusade of cases to better identify the similarities and differences between the courses and the results (positive and negative) experiences examined. The courses are large differences between them, particularly in management. There is also engaged in learning since its establishment, where the initial problems were overcome and the rules were built and improved. Finally, the research analyzed the greater emphasis on administrative issues or teaching does not always bring positive results and balanced, as expected.application/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do SulCurso de graduaçãoEnsino a distânciaManagementDistance educationGraduate coursesPublic universityO processo de formação e gestão de três cursos de graduação a distância na Universidade Federal do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2009mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000715720.pdf000715720.pdfTexto completoapplication/pdf1397821http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17546/1/000715720.pdf6ea5613260197ab3e1c1fa1beb4629f6MD51TEXT000715720.pdf.txt000715720.pdf.txtExtracted Texttext/plain312654http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17546/2/000715720.pdf.txt11408d1c4f9782254881fd54a6971d0fMD52THUMBNAIL000715720.pdf.jpg000715720.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1073http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17546/3/000715720.pdf.jpgeec2fb290da0dda2e3f39831695f3905MD5310183/175462021-12-06 05:35:16.957232oai:www.lume.ufrgs.br:10183/17546Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-12-06T07:35:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O processo de formação e gestão de três cursos de graduação a distância na Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title O processo de formação e gestão de três cursos de graduação a distância na Universidade Federal do Rio Grande do Sul
spellingShingle O processo de formação e gestão de três cursos de graduação a distância na Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Santos, Magda Raquel Guimarães Ferreira dos
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Curso de graduação
Ensino a distância
Management
Distance education
Graduate courses
Public university
title_short O processo de formação e gestão de três cursos de graduação a distância na Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_full O processo de formação e gestão de três cursos de graduação a distância na Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_fullStr O processo de formação e gestão de três cursos de graduação a distância na Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed O processo de formação e gestão de três cursos de graduação a distância na Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_sort O processo de formação e gestão de três cursos de graduação a distância na Universidade Federal do Rio Grande do Sul
author Santos, Magda Raquel Guimarães Ferreira dos
author_facet Santos, Magda Raquel Guimarães Ferreira dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Magda Raquel Guimarães Ferreira dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Klering, Luis Roque
contributor_str_mv Klering, Luis Roque
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Curso de graduação
Ensino a distância
topic Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Curso de graduação
Ensino a distância
Management
Distance education
Graduate courses
Public university
dc.subject.eng.fl_str_mv Management
Distance education
Graduate courses
Public university
description A pesquisa tem como principal objetivo descrever, analisar e compreender a implantação e a gestão de três Cursos de Graduação oferecidos na modalidade a distância na UFRGS. Para tanto, desenvolveu um estudo de múltiplos casos com os três primeiros cursos de graduação a distância na UFRGS que são: Administração, Pedagogia e Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural. Como suporte teórico, foi realizada uma revisão de autores clássicos e neoclássicos da administração, bem como autores relacionados à gestão nos campos da educação e da EaD. Após a descrição e análise dos cursos de forma individual, realizou-se a comparação cruzada dos casos para melhor identificar as semelhanças e diferenças existentes entre os cursos, bem como os resultados (positivos e negativos) das experiências analisadas. Observa-se que os cursos apresentam grandes diferenças entre si, especialmente na forma de gestão. Notou-se, também, que os envolvidos desenvolveram a aprendizagem sobre a gestão de cursos a distância, superando os problemas iniciais e consolidando as regras sobre o tema. Por fim, a pesquisa constatou que a maior ênfase nas questões administrativas ou pedagógicas nem sempre trazem resultados positivos e equilibrados, como esperados.
publishDate 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-10-22T04:18:02Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/17546
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000715720
url http://hdl.handle.net/10183/17546
identifier_str_mv 000715720
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17546/1/000715720.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17546/2/000715720.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17546/3/000715720.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6ea5613260197ab3e1c1fa1beb4629f6
11408d1c4f9782254881fd54a6971d0f
eec2fb290da0dda2e3f39831695f3905
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085157398380544