Percepção de valores organizacionais pelos colaboradores de uma instituição bancária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Christian Zancanaro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/174560
Resumo: Uma organização após definir sua missão, define sua visão e os padrões de comportamento que terá no cumprimento de sua missão de forma a chegar ao ponto definido em sua visão. Esses padrões são os valores. Os valores definem o comportamento de colaboradores e da própria organização. Para desenvolver a pesquisa e haver um parâmetro de comparação, foi utilizada uma pesquisa de 2012 como base, que analisou esta percepção no segmento bancário. No desenvolvimento do trabalho observa-se que a hierarquia de valores da organização é aderente ao do mercado em que ela se insere, por mais que se perceba diferença entre os índices das pesquisas. Este trabalho efetuou uma pesquisa que buscou identificar como os trabalhadores de uma organização bancária percebem a importância que a organização da aos seus valores. Foi utilizado um questionário eletrônico que obteve respostas de cem empregados da organização estudada. Responderam funcionários de diversos cargos. A análise dos resultados obtidos não teve como objetivo qualificar estes como bons ou ruins para a empresa, mas sim fornecer um instrumento e apontar caminhos para que a mesma pudesse, com a análise destes dados, entender como seus empregados percebem a importância que esta dá a cada tipo de valor enquanto organização, e trabalhar para que os níveis de percepção, sejam os adequados ao que ela entende como ideais. Foi observado que os valores prestígio e domínio, são os com maiores índices de percepção pelos funcionários, enquanto as variáveis de bem-estar, têm as menores médias de percepção.
id UFRGS-2_613c55e87dbb4b761aeb580bd6b68cc2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174560
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pires, Christian ZancanaroScheffer, Angela Beatriz Busato2018-04-12T02:32:36Z2017http://hdl.handle.net/10183/174560001063834Uma organização após definir sua missão, define sua visão e os padrões de comportamento que terá no cumprimento de sua missão de forma a chegar ao ponto definido em sua visão. Esses padrões são os valores. Os valores definem o comportamento de colaboradores e da própria organização. Para desenvolver a pesquisa e haver um parâmetro de comparação, foi utilizada uma pesquisa de 2012 como base, que analisou esta percepção no segmento bancário. No desenvolvimento do trabalho observa-se que a hierarquia de valores da organização é aderente ao do mercado em que ela se insere, por mais que se perceba diferença entre os índices das pesquisas. Este trabalho efetuou uma pesquisa que buscou identificar como os trabalhadores de uma organização bancária percebem a importância que a organização da aos seus valores. Foi utilizado um questionário eletrônico que obteve respostas de cem empregados da organização estudada. Responderam funcionários de diversos cargos. A análise dos resultados obtidos não teve como objetivo qualificar estes como bons ou ruins para a empresa, mas sim fornecer um instrumento e apontar caminhos para que a mesma pudesse, com a análise destes dados, entender como seus empregados percebem a importância que esta dá a cada tipo de valor enquanto organização, e trabalhar para que os níveis de percepção, sejam os adequados ao que ela entende como ideais. Foi observado que os valores prestígio e domínio, são os com maiores índices de percepção pelos funcionários, enquanto as variáveis de bem-estar, têm as menores médias de percepção.An organization after defining its mission, defines its vision and the patterns of behavior that will have in the fulfillment of its mission of way to arrive at the defined point in its vision. These patterns are the values. The values define the behavior of employees and the organization itself. To develop the research and to have a comparison parameter, a 2012 survey was used as the basis, which analyzed this perception in the banking segment. In the development of the work it is observed that the hierarchy of values of the organization is adherent to the one of the market in which it is inserted, however much one perceives difference between the indexes of the researches. This work carried out a research that sought to identify how the employees of a banking organization perceive the importance that the organization gives to its values. An electronic questionnaire was used that obtained answers from 100 employees of the organization studied. Staff from various positions responded. The analysis of the results obtained was not intended to qualify these as good or bad for the company, but rather to provide an instrument and point out ways so that it could, with the analysis of these data, understand how its employees perceive the importance that this gives the each type of value as an organization, and to work so that the levels of perception are appropriate to what it understands as ideals. It was observed that the values of prestige and dominance are the ones with the highest indexes of perception by the employees, while the welfare variables, have the lowest averages of perception. Key words:application/pdfporValores organizacionaisGestão organizacionalOrganization valuesPerceptionOrganizationBanksPercepção de valores organizacionais pelos colaboradores de uma instituição bancáriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2017/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001063834.pdf001063834.pdfTexto completoapplication/pdf1032151http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174560/1/001063834.pdf1e6226abf764c7992f7491be97425811MD51TEXT001063834.pdf.txt001063834.pdf.txtExtracted Texttext/plain83658http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174560/2/001063834.pdf.txt83cf39f59f005a5d22c4c60acd2af8f7MD52THUMBNAIL001063834.pdf.jpg001063834.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1088http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174560/3/001063834.pdf.jpg4eb30e1989ed47806a4bf63459627875MD5310183/1745602018-10-29 08:24:16.815oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174560Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:24:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Percepção de valores organizacionais pelos colaboradores de uma instituição bancária
title Percepção de valores organizacionais pelos colaboradores de uma instituição bancária
spellingShingle Percepção de valores organizacionais pelos colaboradores de uma instituição bancária
Pires, Christian Zancanaro
Valores organizacionais
Gestão organizacional
Organization values
Perception
Organization
Banks
title_short Percepção de valores organizacionais pelos colaboradores de uma instituição bancária
title_full Percepção de valores organizacionais pelos colaboradores de uma instituição bancária
title_fullStr Percepção de valores organizacionais pelos colaboradores de uma instituição bancária
title_full_unstemmed Percepção de valores organizacionais pelos colaboradores de uma instituição bancária
title_sort Percepção de valores organizacionais pelos colaboradores de uma instituição bancária
author Pires, Christian Zancanaro
author_facet Pires, Christian Zancanaro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Christian Zancanaro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Scheffer, Angela Beatriz Busato
contributor_str_mv Scheffer, Angela Beatriz Busato
dc.subject.por.fl_str_mv Valores organizacionais
Gestão organizacional
topic Valores organizacionais
Gestão organizacional
Organization values
Perception
Organization
Banks
dc.subject.eng.fl_str_mv Organization values
Perception
Organization
Banks
description Uma organização após definir sua missão, define sua visão e os padrões de comportamento que terá no cumprimento de sua missão de forma a chegar ao ponto definido em sua visão. Esses padrões são os valores. Os valores definem o comportamento de colaboradores e da própria organização. Para desenvolver a pesquisa e haver um parâmetro de comparação, foi utilizada uma pesquisa de 2012 como base, que analisou esta percepção no segmento bancário. No desenvolvimento do trabalho observa-se que a hierarquia de valores da organização é aderente ao do mercado em que ela se insere, por mais que se perceba diferença entre os índices das pesquisas. Este trabalho efetuou uma pesquisa que buscou identificar como os trabalhadores de uma organização bancária percebem a importância que a organização da aos seus valores. Foi utilizado um questionário eletrônico que obteve respostas de cem empregados da organização estudada. Responderam funcionários de diversos cargos. A análise dos resultados obtidos não teve como objetivo qualificar estes como bons ou ruins para a empresa, mas sim fornecer um instrumento e apontar caminhos para que a mesma pudesse, com a análise destes dados, entender como seus empregados percebem a importância que esta dá a cada tipo de valor enquanto organização, e trabalhar para que os níveis de percepção, sejam os adequados ao que ela entende como ideais. Foi observado que os valores prestígio e domínio, são os com maiores índices de percepção pelos funcionários, enquanto as variáveis de bem-estar, têm as menores médias de percepção.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-04-12T02:32:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/174560
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001063834
url http://hdl.handle.net/10183/174560
identifier_str_mv 001063834
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174560/1/001063834.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174560/2/001063834.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174560/3/001063834.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1e6226abf764c7992f7491be97425811
83cf39f59f005a5d22c4c60acd2af8f7
4eb30e1989ed47806a4bf63459627875
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447212032786432