Percepção de valores organizacionais pelos colaboradores de uma instituição bancária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Christian Zancanaro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/174560
Resumo: Uma organização após definir sua missão, define sua visão e os padrões de comportamento que terá no cumprimento de sua missão de forma a chegar ao ponto definido em sua visão. Esses padrões são os valores. Os valores definem o comportamento de colaboradores e da própria organização. Para desenvolver a pesquisa e haver um parâmetro de comparação, foi utilizada uma pesquisa de 2012 como base, que analisou esta percepção no segmento bancário. No desenvolvimento do trabalho observa-se que a hierarquia de valores da organização é aderente ao do mercado em que ela se insere, por mais que se perceba diferença entre os índices das pesquisas. Este trabalho efetuou uma pesquisa que buscou identificar como os trabalhadores de uma organização bancária percebem a importância que a organização da aos seus valores. Foi utilizado um questionário eletrônico que obteve respostas de cem empregados da organização estudada. Responderam funcionários de diversos cargos. A análise dos resultados obtidos não teve como objetivo qualificar estes como bons ou ruins para a empresa, mas sim fornecer um instrumento e apontar caminhos para que a mesma pudesse, com a análise destes dados, entender como seus empregados percebem a importância que esta dá a cada tipo de valor enquanto organização, e trabalhar para que os níveis de percepção, sejam os adequados ao que ela entende como ideais. Foi observado que os valores prestígio e domínio, são os com maiores índices de percepção pelos funcionários, enquanto as variáveis de bem-estar, têm as menores médias de percepção.
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