Ação pedagógica e educação : contribuições da psicologia histórico cultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/80209 |
Resumo: | O objetivo do presente texto é apresentar refl exões acerca da ação pedagógica e dos serviços especializados em Educação Especial, no contexto brasileiro. Busca-se dar destaque a um debate sobre as tendências, as características e os desafi os que marcam a oferta de serviços educacionais, assim como a ação dos educadores especializados. A presente análise pretende contribuir para a compreensão sobre como ocorreram alterações políticas que resultam no avanço da sala de recursos como serviço prioritário para a política educacional brasileira no que se refere à garantia de Atendimento Educacional Especializado aos alunos com defi ciência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Quais são os desafi os associados à sala de recursos como espaço escolar e como dispositivo pedagógico? Como os estudos contemporâneos têm se ocupado de analisar as recentes experiências no contexto nacional? Nestas refl exões são considerados: o fortalecimento da inclusão escolar como diretriz política para a educação brasileira; as indicações, em termos de documentos legais e orientadores, para a constituição dos serviços; o debate acadêmico quanto à necessidade de avanços na qualifi cação das salas de recursos, indicando a necessária difusão do conhecimento produzido e a intensifi cação de sua deriva pedagógica nas relações com o currículo e com a ação docente em geral. |
id |
UFRGS-2_6186911ec5648f32c760a08cefc75818 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/80209 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Baptista, Cláudio Roberto2013-11-12T01:47:02Z20111413-6538http://hdl.handle.net/10183/80209000792289O objetivo do presente texto é apresentar refl exões acerca da ação pedagógica e dos serviços especializados em Educação Especial, no contexto brasileiro. Busca-se dar destaque a um debate sobre as tendências, as características e os desafi os que marcam a oferta de serviços educacionais, assim como a ação dos educadores especializados. A presente análise pretende contribuir para a compreensão sobre como ocorreram alterações políticas que resultam no avanço da sala de recursos como serviço prioritário para a política educacional brasileira no que se refere à garantia de Atendimento Educacional Especializado aos alunos com defi ciência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Quais são os desafi os associados à sala de recursos como espaço escolar e como dispositivo pedagógico? Como os estudos contemporâneos têm se ocupado de analisar as recentes experiências no contexto nacional? Nestas refl exões são considerados: o fortalecimento da inclusão escolar como diretriz política para a educação brasileira; as indicações, em termos de documentos legais e orientadores, para a constituição dos serviços; o debate acadêmico quanto à necessidade de avanços na qualifi cação das salas de recursos, indicando a necessária difusão do conhecimento produzido e a intensifi cação de sua deriva pedagógica nas relações com o currículo e com a ação docente em geral.The aim of this paper is to present refl ections on the pedagogical action and specialized services in Special Education in Brazil. The aim is to discuss trends, characteristics and challenges that feature Brazilian educational services supply as well as the action of specialist teachers. This analysis aims to contribute to the understanding of how educational policies have changed and how these changes took the Special Education Resource Room to a priority service level in the Brazilian educational policy, regarding warranting specialized educational services for students with disabilities, pervasive developmental disorders and high ability/ giftedness. What are the challenges associated with the Special Education Resource Room as a school space and as a pedagogical device? How have contemporary studies been analyzing the recent experiences within the national context? The following aspects are considered in these refl ections: the growth of educational inclusion as a guiding policy for Brazilian education; eligibility for service providing, in terms of legal documents and guidance; academic discussion on the need for advances in Special Education Resource Room’s quality, indicating the necessary dissemination of the produced knowledge and the intensifi cation of its pedagogical outcome in the relations with the educational curriculum and teaching activities in general.application/pdfporRevista brasileira de educação especial. Marília, SP. Vol. 17, n.2 (maio/ago. 2011), p. 59-76Inclusão escolarSala de recursosSpecial EducationSpecialized ServicesSpecial Education Resource RoomEducational InclusionNational Association of Post-Graduation and ResearchAção pedagógica e educação : contribuições da psicologia histórico culturalPedagogical action and special education: special education resource room as priority in offering specialized services info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000792289.pdf000792289.pdfTexto completoapplication/pdf216455http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/80209/1/000792289.pdfa1b147651f9c9bb42bfedc6de65505a6MD51TEXT000792289.pdf.txt000792289.pdf.txtExtracted Texttext/plain56595http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/80209/2/000792289.pdf.txtc72507187906a8024e14250e049df99cMD52THUMBNAIL000792289.pdf.jpg000792289.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1436http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/80209/3/000792289.pdf.jpg3dd03344382e0b70e83a8a57f8e149c8MD5310183/802092021-12-06 05:35:49.000275oai:www.lume.ufrgs.br:10183/80209Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:35:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ação pedagógica e educação : contribuições da psicologia histórico cultural |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Pedagogical action and special education: special education resource room as priority in offering specialized services |
title |
Ação pedagógica e educação : contribuições da psicologia histórico cultural |
spellingShingle |
Ação pedagógica e educação : contribuições da psicologia histórico cultural Baptista, Cláudio Roberto Inclusão escolar Sala de recursos Special Education Specialized Services Special Education Resource Room Educational Inclusion National Association of Post-Graduation and Research |
title_short |
Ação pedagógica e educação : contribuições da psicologia histórico cultural |
title_full |
Ação pedagógica e educação : contribuições da psicologia histórico cultural |
title_fullStr |
Ação pedagógica e educação : contribuições da psicologia histórico cultural |
title_full_unstemmed |
Ação pedagógica e educação : contribuições da psicologia histórico cultural |
title_sort |
Ação pedagógica e educação : contribuições da psicologia histórico cultural |
author |
Baptista, Cláudio Roberto |
author_facet |
Baptista, Cláudio Roberto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baptista, Cláudio Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão escolar Sala de recursos |
topic |
Inclusão escolar Sala de recursos Special Education Specialized Services Special Education Resource Room Educational Inclusion National Association of Post-Graduation and Research |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Special Education Specialized Services Special Education Resource Room Educational Inclusion National Association of Post-Graduation and Research |
description |
O objetivo do presente texto é apresentar refl exões acerca da ação pedagógica e dos serviços especializados em Educação Especial, no contexto brasileiro. Busca-se dar destaque a um debate sobre as tendências, as características e os desafi os que marcam a oferta de serviços educacionais, assim como a ação dos educadores especializados. A presente análise pretende contribuir para a compreensão sobre como ocorreram alterações políticas que resultam no avanço da sala de recursos como serviço prioritário para a política educacional brasileira no que se refere à garantia de Atendimento Educacional Especializado aos alunos com defi ciência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Quais são os desafi os associados à sala de recursos como espaço escolar e como dispositivo pedagógico? Como os estudos contemporâneos têm se ocupado de analisar as recentes experiências no contexto nacional? Nestas refl exões são considerados: o fortalecimento da inclusão escolar como diretriz política para a educação brasileira; as indicações, em termos de documentos legais e orientadores, para a constituição dos serviços; o debate acadêmico quanto à necessidade de avanços na qualifi cação das salas de recursos, indicando a necessária difusão do conhecimento produzido e a intensifi cação de sua deriva pedagógica nas relações com o currículo e com a ação docente em geral. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-11-12T01:47:02Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/80209 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1413-6538 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000792289 |
identifier_str_mv |
1413-6538 000792289 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/80209 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista brasileira de educação especial. Marília, SP. Vol. 17, n.2 (maio/ago. 2011), p. 59-76 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/80209/1/000792289.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/80209/2/000792289.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/80209/3/000792289.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a1b147651f9c9bb42bfedc6de65505a6 c72507187906a8024e14250e049df99c 3dd03344382e0b70e83a8a57f8e149c8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447513545572352 |