Ação pedagógica e educação : contribuições da psicologia histórico cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baptista, Cláudio Roberto
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/80209
Resumo: O objetivo do presente texto é apresentar refl exões acerca da ação pedagógica e dos serviços especializados em Educação Especial, no contexto brasileiro. Busca-se dar destaque a um debate sobre as tendências, as características e os desafi os que marcam a oferta de serviços educacionais, assim como a ação dos educadores especializados. A presente análise pretende contribuir para a compreensão sobre como ocorreram alterações políticas que resultam no avanço da sala de recursos como serviço prioritário para a política educacional brasileira no que se refere à garantia de Atendimento Educacional Especializado aos alunos com defi ciência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Quais são os desafi os associados à sala de recursos como espaço escolar e como dispositivo pedagógico? Como os estudos contemporâneos têm se ocupado de analisar as recentes experiências no contexto nacional? Nestas refl exões são considerados: o fortalecimento da inclusão escolar como diretriz política para a educação brasileira; as indicações, em termos de documentos legais e orientadores, para a constituição dos serviços; o debate acadêmico quanto à necessidade de avanços na qualifi cação das salas de recursos, indicando a necessária difusão do conhecimento produzido e a intensifi cação de sua deriva pedagógica nas relações com o currículo e com a ação docente em geral.
id UFRGS-2_6186911ec5648f32c760a08cefc75818
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/80209
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Baptista, Cláudio Roberto2013-11-12T01:47:02Z20111413-6538http://hdl.handle.net/10183/80209000792289O objetivo do presente texto é apresentar refl exões acerca da ação pedagógica e dos serviços especializados em Educação Especial, no contexto brasileiro. Busca-se dar destaque a um debate sobre as tendências, as características e os desafi os que marcam a oferta de serviços educacionais, assim como a ação dos educadores especializados. A presente análise pretende contribuir para a compreensão sobre como ocorreram alterações políticas que resultam no avanço da sala de recursos como serviço prioritário para a política educacional brasileira no que se refere à garantia de Atendimento Educacional Especializado aos alunos com defi ciência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Quais são os desafi os associados à sala de recursos como espaço escolar e como dispositivo pedagógico? Como os estudos contemporâneos têm se ocupado de analisar as recentes experiências no contexto nacional? Nestas refl exões são considerados: o fortalecimento da inclusão escolar como diretriz política para a educação brasileira; as indicações, em termos de documentos legais e orientadores, para a constituição dos serviços; o debate acadêmico quanto à necessidade de avanços na qualifi cação das salas de recursos, indicando a necessária difusão do conhecimento produzido e a intensifi cação de sua deriva pedagógica nas relações com o currículo e com a ação docente em geral.The aim of this paper is to present refl ections on the pedagogical action and specialized services in Special Education in Brazil. The aim is to discuss trends, characteristics and challenges that feature Brazilian educational services supply as well as the action of specialist teachers. This analysis aims to contribute to the understanding of how educational policies have changed and how these changes took the Special Education Resource Room to a priority service level in the Brazilian educational policy, regarding warranting specialized educational services for students with disabilities, pervasive developmental disorders and high ability/ giftedness. What are the challenges associated with the Special Education Resource Room as a school space and as a pedagogical device? How have contemporary studies been analyzing the recent experiences within the national context? The following aspects are considered in these refl ections: the growth of educational inclusion as a guiding policy for Brazilian education; eligibility for service providing, in terms of legal documents and guidance; academic discussion on the need for advances in Special Education Resource Room’s quality, indicating the necessary dissemination of the produced knowledge and the intensifi cation of its pedagogical outcome in the relations with the educational curriculum and teaching activities in general.application/pdfporRevista brasileira de educação especial. Marília, SP. Vol. 17, n.2 (maio/ago. 2011), p. 59-76Inclusão escolarSala de recursosSpecial EducationSpecialized ServicesSpecial Education Resource RoomEducational InclusionNational Association of Post-Graduation and ResearchAção pedagógica e educação : contribuições da psicologia histórico culturalPedagogical action and special education: special education resource room as priority in offering specialized services info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000792289.pdf000792289.pdfTexto completoapplication/pdf216455http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/80209/1/000792289.pdfa1b147651f9c9bb42bfedc6de65505a6MD51TEXT000792289.pdf.txt000792289.pdf.txtExtracted Texttext/plain56595http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/80209/2/000792289.pdf.txtc72507187906a8024e14250e049df99cMD52THUMBNAIL000792289.pdf.jpg000792289.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1436http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/80209/3/000792289.pdf.jpg3dd03344382e0b70e83a8a57f8e149c8MD5310183/802092021-12-06 05:35:49.000275oai:www.lume.ufrgs.br:10183/80209Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:35:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ação pedagógica e educação : contribuições da psicologia histórico cultural
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Pedagogical action and special education: special education resource room as priority in offering specialized services
title Ação pedagógica e educação : contribuições da psicologia histórico cultural
spellingShingle Ação pedagógica e educação : contribuições da psicologia histórico cultural
Baptista, Cláudio Roberto
Inclusão escolar
Sala de recursos
Special Education
Specialized Services
Special Education Resource Room
Educational Inclusion
National Association of Post-Graduation and Research
title_short Ação pedagógica e educação : contribuições da psicologia histórico cultural
title_full Ação pedagógica e educação : contribuições da psicologia histórico cultural
title_fullStr Ação pedagógica e educação : contribuições da psicologia histórico cultural
title_full_unstemmed Ação pedagógica e educação : contribuições da psicologia histórico cultural
title_sort Ação pedagógica e educação : contribuições da psicologia histórico cultural
author Baptista, Cláudio Roberto
author_facet Baptista, Cláudio Roberto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baptista, Cláudio Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão escolar
Sala de recursos
topic Inclusão escolar
Sala de recursos
Special Education
Specialized Services
Special Education Resource Room
Educational Inclusion
National Association of Post-Graduation and Research
dc.subject.eng.fl_str_mv Special Education
Specialized Services
Special Education Resource Room
Educational Inclusion
National Association of Post-Graduation and Research
description O objetivo do presente texto é apresentar refl exões acerca da ação pedagógica e dos serviços especializados em Educação Especial, no contexto brasileiro. Busca-se dar destaque a um debate sobre as tendências, as características e os desafi os que marcam a oferta de serviços educacionais, assim como a ação dos educadores especializados. A presente análise pretende contribuir para a compreensão sobre como ocorreram alterações políticas que resultam no avanço da sala de recursos como serviço prioritário para a política educacional brasileira no que se refere à garantia de Atendimento Educacional Especializado aos alunos com defi ciência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Quais são os desafi os associados à sala de recursos como espaço escolar e como dispositivo pedagógico? Como os estudos contemporâneos têm se ocupado de analisar as recentes experiências no contexto nacional? Nestas refl exões são considerados: o fortalecimento da inclusão escolar como diretriz política para a educação brasileira; as indicações, em termos de documentos legais e orientadores, para a constituição dos serviços; o debate acadêmico quanto à necessidade de avanços na qualifi cação das salas de recursos, indicando a necessária difusão do conhecimento produzido e a intensifi cação de sua deriva pedagógica nas relações com o currículo e com a ação docente em geral.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-11-12T01:47:02Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/80209
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1413-6538
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000792289
identifier_str_mv 1413-6538
000792289
url http://hdl.handle.net/10183/80209
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de educação especial. Marília, SP. Vol. 17, n.2 (maio/ago. 2011), p. 59-76
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/80209/1/000792289.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/80209/2/000792289.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/80209/3/000792289.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a1b147651f9c9bb42bfedc6de65505a6
c72507187906a8024e14250e049df99c
3dd03344382e0b70e83a8a57f8e149c8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224807881113600