O papel do monitor acadêmico na disciplina de leitura e produção de textos em língua portuguesa I

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ladelfa, Alessandro da Rosa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/245332
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo geral averiguar o papel do monitor acadêmico na disciplina de Leitura e Produção de Textos em Língua Portuguesa I (LPT I) ofertada aos alunos do curso de bacharelado em Letras na UFRGS. Perseguindo esse objetivo, o trabalho se divide em cinco partes. A primeira parte apresenta o lugar de onde essa pesquisa começa. A segunda traz a análise da Instrução Normativa nº 03/2013 da Prograd/Sead e uma síntese de outras pesquisas servindo de ponto de partida para a reflexão sobre o papel do monitor na universidade. A terceira parte exemplifica como é o andamento da disciplina de LPT I bem como o seu objeto de estudo. A quarta parte descreve a concepção de língua que baseia as reflexões deste trabalho a partir da Linguística da Enunciação de Émile Benveniste. A quinta parte se destina a discutir sobre o papel do monitor em LPT I, concluindo de que é possível percebê-lo em quatro diferentes posições: o monitor um pouco professor, um pouco aluno; o monitor como um modelo de aluno; o monitor em um metalugar — ensina escrita ao mesmo tempo que aprende escrita —; e o monitor como interlocutor e mediador de letramento.
id UFRGS-2_61992cfbbcdae8005ca503aaa73420c4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/245332
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ladelfa, Alessandro da RosaEndruweit, Magali Lopes2022-07-22T04:54:58Z2022http://hdl.handle.net/10183/245332001145544Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo geral averiguar o papel do monitor acadêmico na disciplina de Leitura e Produção de Textos em Língua Portuguesa I (LPT I) ofertada aos alunos do curso de bacharelado em Letras na UFRGS. Perseguindo esse objetivo, o trabalho se divide em cinco partes. A primeira parte apresenta o lugar de onde essa pesquisa começa. A segunda traz a análise da Instrução Normativa nº 03/2013 da Prograd/Sead e uma síntese de outras pesquisas servindo de ponto de partida para a reflexão sobre o papel do monitor na universidade. A terceira parte exemplifica como é o andamento da disciplina de LPT I bem como o seu objeto de estudo. A quarta parte descreve a concepção de língua que baseia as reflexões deste trabalho a partir da Linguística da Enunciação de Émile Benveniste. A quinta parte se destina a discutir sobre o papel do monitor em LPT I, concluindo de que é possível percebê-lo em quatro diferentes posições: o monitor um pouco professor, um pouco aluno; o monitor como um modelo de aluno; o monitor em um metalugar — ensina escrita ao mesmo tempo que aprende escrita —; e o monitor como interlocutor e mediador de letramento.This bachelor’s thesis aims to make a discussion about the role of the university monitor in the discipline Leitura e Produção de textos em Língua Portuguesa I (LPT I), which is offered to Letras’s Bachelor students at UFRGS. To reach this objective, this work is divided into four parts. The first one shows where this research starts. The second one brings an analysis of the Instrução Normativa nº 03/2013 from Prograd/Sead as well as a summary of other research, serving as a starting point for the following discussion. The third part exemplifies how the LPT I classes are handled and its purpose. The fourth part describes the concept of language through Emile Benveniste’s Linguistics of Enunciation on which the following reflections are going to be based. The fifth part intends to discuss the roles of the monitor in LPT I concluding that it is possible to divide them into four different positions: the monitor as a teacher and as a student; the monitor as a student model; the monitor in a meta place — teaches writing at the same time as learns writing; and the monitor as interlocutor and mediator.application/pdfporEnunciaçãoLetramentoLeitura e escritaEnsino de língua portuguesaStudent monitoring systemEnunciationLiteracyWritingReadingO papel do monitor acadêmico na disciplina de leitura e produção de textos em língua portuguesa Iinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2022Letras: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001145544.pdf.txt001145544.pdf.txtExtracted Texttext/plain156181http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/245332/2/001145544.pdf.txt6bd25da0c52a7a990100da2d783201abMD52ORIGINAL001145544.pdfTexto completoapplication/pdf688667http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/245332/1/001145544.pdf67ad6e0b74cf28ad213d64f0b9397eb0MD5110183/2453322022-08-06 04:53:26.710447oai:www.lume.ufrgs.br:10183/245332Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:53:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O papel do monitor acadêmico na disciplina de leitura e produção de textos em língua portuguesa I
title O papel do monitor acadêmico na disciplina de leitura e produção de textos em língua portuguesa I
spellingShingle O papel do monitor acadêmico na disciplina de leitura e produção de textos em língua portuguesa I
Ladelfa, Alessandro da Rosa
Enunciação
Letramento
Leitura e escrita
Ensino de língua portuguesa
Student monitoring system
Enunciation
Literacy
Writing
Reading
title_short O papel do monitor acadêmico na disciplina de leitura e produção de textos em língua portuguesa I
title_full O papel do monitor acadêmico na disciplina de leitura e produção de textos em língua portuguesa I
title_fullStr O papel do monitor acadêmico na disciplina de leitura e produção de textos em língua portuguesa I
title_full_unstemmed O papel do monitor acadêmico na disciplina de leitura e produção de textos em língua portuguesa I
title_sort O papel do monitor acadêmico na disciplina de leitura e produção de textos em língua portuguesa I
author Ladelfa, Alessandro da Rosa
author_facet Ladelfa, Alessandro da Rosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ladelfa, Alessandro da Rosa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Endruweit, Magali Lopes
contributor_str_mv Endruweit, Magali Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Enunciação
Letramento
Leitura e escrita
Ensino de língua portuguesa
topic Enunciação
Letramento
Leitura e escrita
Ensino de língua portuguesa
Student monitoring system
Enunciation
Literacy
Writing
Reading
dc.subject.eng.fl_str_mv Student monitoring system
Enunciation
Literacy
Writing
Reading
description Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo geral averiguar o papel do monitor acadêmico na disciplina de Leitura e Produção de Textos em Língua Portuguesa I (LPT I) ofertada aos alunos do curso de bacharelado em Letras na UFRGS. Perseguindo esse objetivo, o trabalho se divide em cinco partes. A primeira parte apresenta o lugar de onde essa pesquisa começa. A segunda traz a análise da Instrução Normativa nº 03/2013 da Prograd/Sead e uma síntese de outras pesquisas servindo de ponto de partida para a reflexão sobre o papel do monitor na universidade. A terceira parte exemplifica como é o andamento da disciplina de LPT I bem como o seu objeto de estudo. A quarta parte descreve a concepção de língua que baseia as reflexões deste trabalho a partir da Linguística da Enunciação de Émile Benveniste. A quinta parte se destina a discutir sobre o papel do monitor em LPT I, concluindo de que é possível percebê-lo em quatro diferentes posições: o monitor um pouco professor, um pouco aluno; o monitor como um modelo de aluno; o monitor em um metalugar — ensina escrita ao mesmo tempo que aprende escrita —; e o monitor como interlocutor e mediador de letramento.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-22T04:54:58Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/245332
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001145544
url http://hdl.handle.net/10183/245332
identifier_str_mv 001145544
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/245332/2/001145544.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/245332/1/001145544.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6bd25da0c52a7a990100da2d783201ab
67ad6e0b74cf28ad213d64f0b9397eb0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224638365171712