Projeto arquitetônico autoritário vs. dialógico : um ensaio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/214291 |
Resumo: | O artigo discute a relação entre o projeto arquitetônico e o canteiro de obras à luz da dualidade autoritarismo versus dialogicidade. Propõe o debate a partir de experiência da extensão universitária e não de pesquisas ou do ensino em ateliê. Reconhece, com isso, que a extensão é oportunidade de problematizar os métodos e pressupostos já estabelecidos na relação projeto-canteiro, objeto mais central desta reflexão, mas também o próprio fazer universitário e o exercício profissional. O texto está organizado da seguinte forma: primeiro, define o que é projeto arquitetônico buscando delimitar-lhe o sentido, apoiando-se, principalmente, em Silva (1998); depois, discute a concepção de projeto autoritário a partir de Freire (1987, 2018) e Ferro (2006), e recupera a crítica marxiana (MARX, [1932] 2010) ao estranhamento; logo após, aborda o projeto dialógico a partir das concepções de práxis e dialogicidade em Freire (1987, 2018) e de contra-desenho (ou desenho pronto a se retirar) em Ferro (2006); por fim, buscando articular esta reflexão ao relato de uma ação concreta, relaciona alguns desses temas ao projeto de extensão "Práticas Urbanas Emergentes". |
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Mello, Bruno César Euphrasio de2020-10-21T04:00:35Z20202175-974xhttp://hdl.handle.net/10183/214291001116776O artigo discute a relação entre o projeto arquitetônico e o canteiro de obras à luz da dualidade autoritarismo versus dialogicidade. Propõe o debate a partir de experiência da extensão universitária e não de pesquisas ou do ensino em ateliê. Reconhece, com isso, que a extensão é oportunidade de problematizar os métodos e pressupostos já estabelecidos na relação projeto-canteiro, objeto mais central desta reflexão, mas também o próprio fazer universitário e o exercício profissional. O texto está organizado da seguinte forma: primeiro, define o que é projeto arquitetônico buscando delimitar-lhe o sentido, apoiando-se, principalmente, em Silva (1998); depois, discute a concepção de projeto autoritário a partir de Freire (1987, 2018) e Ferro (2006), e recupera a crítica marxiana (MARX, [1932] 2010) ao estranhamento; logo após, aborda o projeto dialógico a partir das concepções de práxis e dialogicidade em Freire (1987, 2018) e de contra-desenho (ou desenho pronto a se retirar) em Ferro (2006); por fim, buscando articular esta reflexão ao relato de uma ação concreta, relaciona alguns desses temas ao projeto de extensão "Práticas Urbanas Emergentes".The essay discusses the relationship between architectural design and the construction site according to the duality between authoritarianism versus dialogics. It proposes to debate it departing from the experience of university extension and not from research or teaching in a studio. It recognizes, therefore, that extension is an opportunity to question pre-established methods and assumptions about the design-construction relationship, which is the central object of this reflection but also of academic and professional practices. The text starts by defining the meaning of architectural design based mainly on Silva (1998). Then, it discusses the concept of authoritarian design from the perspectives of Freire (1987, 2018) and Ferro (2006), revisiting Marx’s criticism on the estrangement (Marx, [1932] 2009). After, it addresses the dialogical design based on Freire’s (1987, 2018) concepts of praxis and dialogics and Ferro’s (2006) schematic design [contra-desenho]1. At last, it associates this reflection with the description of a specific action, the Emerging Urban Practices (PUE, in the Portuguese acronym) extension project.application/pdfporVirus : revista do nomads. São Paulo, USP. n.20 (jul. 2020)Projeto arquitetônicoAutoritarismoDiálogoExtensão universitáriaArchitectural designAuthoritarianismDialogicsPaulo FreireUniversity ExtensionProjeto arquitetônico autoritário vs. dialógico : um ensaioAuthoritarian vs. dialogic architectural design : an essayinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001116776.pdf.txt001116776.pdf.txtExtracted Texttext/plain38025http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214291/3/001116776.pdf.txt07672bda9412ade3972ea736d4a51541MD53001116776-02.pdf.txt001116776-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain38379http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214291/4/001116776-02.pdf.txt7f63c444af128eedcfd7f190c9a410d4MD54ORIGINAL001116776.pdfTexto completoapplication/pdf6378741http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214291/1/001116776.pdf88a08b434c01c42b9fd0907b7ed7d24bMD51001116776-02.pdfTexto completo (inglês)application/pdf6388895http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214291/2/001116776-02.pdf20f17da9293a60d1a7283b7990865745MD5210183/2142912021-08-18 04:31:21.838815oai:www.lume.ufrgs.br:10183/214291Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:31:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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O artigo discute a relação entre o projeto arquitetônico e o canteiro de obras à luz da dualidade autoritarismo versus dialogicidade. Propõe o debate a partir de experiência da extensão universitária e não de pesquisas ou do ensino em ateliê. Reconhece, com isso, que a extensão é oportunidade de problematizar os métodos e pressupostos já estabelecidos na relação projeto-canteiro, objeto mais central desta reflexão, mas também o próprio fazer universitário e o exercício profissional. O texto está organizado da seguinte forma: primeiro, define o que é projeto arquitetônico buscando delimitar-lhe o sentido, apoiando-se, principalmente, em Silva (1998); depois, discute a concepção de projeto autoritário a partir de Freire (1987, 2018) e Ferro (2006), e recupera a crítica marxiana (MARX, [1932] 2010) ao estranhamento; logo após, aborda o projeto dialógico a partir das concepções de práxis e dialogicidade em Freire (1987, 2018) e de contra-desenho (ou desenho pronto a se retirar) em Ferro (2006); por fim, buscando articular esta reflexão ao relato de uma ação concreta, relaciona alguns desses temas ao projeto de extensão "Práticas Urbanas Emergentes". |
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