Preenchendo os "vazios" dos sentidos : uma leitura-análise enunciativa de um artigo de opinião
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/95003 |
Resumo: | Este estudo tem por finalidade mostrar, a partir da concepção enunciativa de Émile Benveniste, a pertinência da seguinte hipótese: cada palavra contém uma parte vazia em sua significação, que é preenchida pelo leitor-locutor em seu ato enunciativo de leitura, para atribuir a ela um sentido singular que participa da ideia global do discurso, sua referência. Como embasamento teórico para esse estudo, foram resgatados os conceitos de benvenistianos de linguagem, (inter)subjetividade e enunciação, e abordadas às noções de leitura e texto de acordo com as teorias enunciativas. Considerando a hipótese do estudo, foi utilizado o artigo de opinião “Ser doutor é mais fácil do que ser médico”, da jornalista Eliane Brum, o qual foi dividido de acordo com sua estrutura dissertativa para proceder à seleção das palavras-chave de cada parte e posterior análise da ação que cada uma exerce sobre outras. A partir disso, foi estabelecida uma relação entre a subjetividade na linguagem e a atribuição de sentidos, visto que a constituição singular do sentido ao discurso pelo leitor-locutor atesta a subjetividade implicada em seu ato enunciativo de leitura. |
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Paz, Juliana FerreiraSilva, Carmem Luci da Costa2014-05-07T02:04:47Z2013http://hdl.handle.net/10183/95003000916881Este estudo tem por finalidade mostrar, a partir da concepção enunciativa de Émile Benveniste, a pertinência da seguinte hipótese: cada palavra contém uma parte vazia em sua significação, que é preenchida pelo leitor-locutor em seu ato enunciativo de leitura, para atribuir a ela um sentido singular que participa da ideia global do discurso, sua referência. Como embasamento teórico para esse estudo, foram resgatados os conceitos de benvenistianos de linguagem, (inter)subjetividade e enunciação, e abordadas às noções de leitura e texto de acordo com as teorias enunciativas. Considerando a hipótese do estudo, foi utilizado o artigo de opinião “Ser doutor é mais fácil do que ser médico”, da jornalista Eliane Brum, o qual foi dividido de acordo com sua estrutura dissertativa para proceder à seleção das palavras-chave de cada parte e posterior análise da ação que cada uma exerce sobre outras. A partir disso, foi estabelecida uma relação entre a subjetividade na linguagem e a atribuição de sentidos, visto que a constituição singular do sentido ao discurso pelo leitor-locutor atesta a subjetividade implicada em seu ato enunciativo de leitura.This study aims to present, from the enunciative conception of Émile Benveniste , the relevance of the following hypothesis: each word contains an empty part in its meaning, which is filled by the reader - talker in his enunciative act of reading, to assign to it a singular meaning that participates in the overall idea of the speech, his reference. As a theoretical basis for this study, It was rescued benvenistians concepts of language, ( inter) subjectivity and enunciation, and discussed the concepts of reading and text, according to the enunciative theories. Considering the hypothesis of the study, the opinion article used was "Being doctor is easier than being a physician”, written by the journalist Eliane Brum, which was divided according to their essay structure to proceed to the selection of keywords for each part and further analysis of the action that each exerts on the other. From this, a relationship between language and subjectivity in assigning meanings was established, as the natural constitution of meaning to the speech by the reader - speaker attests subjectivity involved in its enunciative act of reading.application/pdfporSentido e significadoSubjetividadePalavraMeaningWordSubjectivityReadingPreenchendo os "vazios" dos sentidos : uma leitura-análise enunciativa de um artigo de opiniãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2013Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000916881.pdf000916881.pdfTexto completoapplication/pdf240116http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95003/1/000916881.pdfbcee5e1f7c0b354f731cafbffe280cd0MD51TEXT000916881.pdf.txt000916881.pdf.txtExtracted Texttext/plain97238http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95003/2/000916881.pdf.txt097d4a2fdc219add96580fe39471af92MD52THUMBNAIL000916881.pdf.jpg000916881.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg996http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95003/3/000916881.pdf.jpg208c3f87e0570cb94626bb96b111b347MD5310183/950032022-08-06 04:45:05.406456oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95003Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:45:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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