Diagnóstico de mobilidade urbana : os efeitos da Covid-19 no transporte público de Porto Alegre
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/280052 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo analisar a mobilidade urbana em Porto Alegre, com foco no transporte público entre 2019 e 2022, buscando entender o impacto da pandemia de COVID-19. Utilizando metodologias exploratórias, analíticas e descritivas, a pesquisa revisou a literatura relevante e analisou dados demográficos e operacionais do transporte público, fornecidos pela prefeitura, EPTC e outras entidades responsáveis. Os resultados indicam uma deterioração significativa no serviço, com aumento de tarifas e subsídios mal utilizados, impossibilitando uma melhora na qualidade do transporte público e agravando a situação das populações de baixa renda, dependentes deste modal. Apesar de avanços tecnológicos e incrementos na acessibilidade, a falta de políticas eficazes a melhoria da mobilidade urbana e de investimentos para o aprimoramento do transporte coletivo são evidentes. O processo de privatização da Carris em 2023, é o mais recente exemplo da tendência de sucateamento do sistema. O estudo destaca a necessidade urgente de políticas públicas eficientes para reverter o declínio do transporte público e promover uma mobilidade urbana mais sustentável em Porto Alegre. |
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Carvalho, Vanessa Bock deMiebach, Alessandro Donadio2024-10-17T06:54:09Z2024http://hdl.handle.net/10183/280052001212823Este estudo tem como objetivo analisar a mobilidade urbana em Porto Alegre, com foco no transporte público entre 2019 e 2022, buscando entender o impacto da pandemia de COVID-19. Utilizando metodologias exploratórias, analíticas e descritivas, a pesquisa revisou a literatura relevante e analisou dados demográficos e operacionais do transporte público, fornecidos pela prefeitura, EPTC e outras entidades responsáveis. Os resultados indicam uma deterioração significativa no serviço, com aumento de tarifas e subsídios mal utilizados, impossibilitando uma melhora na qualidade do transporte público e agravando a situação das populações de baixa renda, dependentes deste modal. Apesar de avanços tecnológicos e incrementos na acessibilidade, a falta de políticas eficazes a melhoria da mobilidade urbana e de investimentos para o aprimoramento do transporte coletivo são evidentes. O processo de privatização da Carris em 2023, é o mais recente exemplo da tendência de sucateamento do sistema. O estudo destaca a necessidade urgente de políticas públicas eficientes para reverter o declínio do transporte público e promover uma mobilidade urbana mais sustentável em Porto Alegre.This study aims to analyze urban mobility in Porto Alegre, focusing on public transportation between 2019 and 2022, and seeking to understand the impact of the COVID-19 pandemic. Using exploratory, analytical, and descriptive methodologies, the research reviewed relevant literature and analyzed demographic and operational data on public transportation provided by the city government, EPTC, and other responsible entities. The results indicate a significant deterioration in service, with fare increases and misused subsidies preventing improvements in public transportation quality and worsening the situation for low-income populations dependent on this mode. Despite technological advancements and improvements in accessibility, the lack of effective policies for improving urban mobility and investments to enhance public transportation are evident. The privatization process of Carris in 2023 is the most recent example of the system's deterioration trend. The study highlights the urgent need for efficient public policies to reverse the decline of public transportation and promote more sustainable urban mobility in Porto Alegre.application/pdfporMobilidade urbanaTransporte públicoPandemia de COVID-19 (2020-)Porto Alegre (RS)Urban mobilityPublic transportationSubsidyNegative externalityCOVID-19Diagnóstico de mobilidade urbana : os efeitos da Covid-19 no transporte público de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2024Ciências Econômicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001212823.pdf.txt001212823.pdf.txtExtracted Texttext/plain145969http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/280052/2/001212823.pdf.txt59d33738d1578662d0911b6a690102bcMD52ORIGINAL001212823.pdfTexto completoapplication/pdf946474http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/280052/1/001212823.pdf8950ae634a307355310925e47ce19fc1MD5110183/2800522024-10-18 06:56:42.874045oai:www.lume.ufrgs.br:10183/280052Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-10-18T09:56:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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