Perspectiva sobre o ensino de teatro para alunos surdos trocas de experiências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jardim, Priscila Lourenzo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/172117
Resumo: Este trabalho tem como proposta identificar modos de nos capacitarmos para ministrar aulas de teatro para estudantes surdos. Para isso, foram utilizados como materiais de pesquisa os relatórios das aulas que ministrei como bolsista no projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do sul, intitulado “Teatro e Dança com Alunos Surdos”. Tais aulas foram ministradas semanalmente nos anos de 2016 e 2017 no turno da tarde na E.M.E.F. de surdos bilíngue Salomão Watnick (Porto Alegre-RS). Por meio das análises das entrevistas realizadas durante a elaboração do trabalho e do relato das minhas experiências teatrais com os alunos surdos, são apresentadas diferentes perspectivas do ensino de teatro esse público. Por fim, são apontadas possíveis metodologias e maneiras de se preparar para o ensino teatral com alunos surdos.
id UFRGS-2_61e528d6074a1393a3cdf8b468d58fd2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172117
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Jardim, Priscila LourenzoSachs, Cláudia Müller2018-01-23T02:24:18Z2017http://hdl.handle.net/10183/172117001058032Este trabalho tem como proposta identificar modos de nos capacitarmos para ministrar aulas de teatro para estudantes surdos. Para isso, foram utilizados como materiais de pesquisa os relatórios das aulas que ministrei como bolsista no projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do sul, intitulado “Teatro e Dança com Alunos Surdos”. Tais aulas foram ministradas semanalmente nos anos de 2016 e 2017 no turno da tarde na E.M.E.F. de surdos bilíngue Salomão Watnick (Porto Alegre-RS). Por meio das análises das entrevistas realizadas durante a elaboração do trabalho e do relato das minhas experiências teatrais com os alunos surdos, são apresentadas diferentes perspectivas do ensino de teatro esse público. Por fim, são apontadas possíveis metodologias e maneiras de se preparar para o ensino teatral com alunos surdos.This paper aims to identify ways of enabling us to teach theater classes for deaf students. For that, I used as research materials the reports of the classes that I taught as a scholarship student in the extension project of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), entitled "Teatro e dança com alunos surdos". These classes were taught weekly on Fridays in the years 2016 and 2017 at the E.M.E.F de Surdos Bilíngue Solomon Watnick (Porto Alegre, RS). In addition, there is the analysis of the interviews performed during the preparation of this work. Therefore, through the analysis and reporting of my theatrical experiences with deaf students, different perspectives of theater teaching for deaf students are presented. Finally, possible methodologies and ways of preparing for theatrical teaching with deaf students are pointed out, even if the theater undergraduate course at UFRGS does not enable us to do so.application/pdfporTeatro : EnsinoSurdosExperiencias vivenciadasTeachingTheaterDeafPerspectiva sobre o ensino de teatro para alunos surdos trocas de experiênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2017Teatro: Habilitação em Interpretação Teatral: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001058032.pdf001058032.pdfTexto completoapplication/pdf462785http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172117/1/001058032.pdfd9fa57b6cf23e2982c3b37e36a95724dMD51TEXT001058032.pdf.txt001058032.pdf.txtExtracted Texttext/plain101726http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172117/2/001058032.pdf.txteb89cf3b1ff5b0e66358aecd79a02d6aMD52THUMBNAIL001058032.pdf.jpg001058032.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg975http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172117/3/001058032.pdf.jpg398cd2cfb117c493e326c24a8fdc229cMD5310183/1721172018-10-23 09:24:53.068oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172117Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:24:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Perspectiva sobre o ensino de teatro para alunos surdos trocas de experiências
title Perspectiva sobre o ensino de teatro para alunos surdos trocas de experiências
spellingShingle Perspectiva sobre o ensino de teatro para alunos surdos trocas de experiências
Jardim, Priscila Lourenzo
Teatro : Ensino
Surdos
Experiencias vivenciadas
Teaching
Theater
Deaf
title_short Perspectiva sobre o ensino de teatro para alunos surdos trocas de experiências
title_full Perspectiva sobre o ensino de teatro para alunos surdos trocas de experiências
title_fullStr Perspectiva sobre o ensino de teatro para alunos surdos trocas de experiências
title_full_unstemmed Perspectiva sobre o ensino de teatro para alunos surdos trocas de experiências
title_sort Perspectiva sobre o ensino de teatro para alunos surdos trocas de experiências
author Jardim, Priscila Lourenzo
author_facet Jardim, Priscila Lourenzo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jardim, Priscila Lourenzo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sachs, Cláudia Müller
contributor_str_mv Sachs, Cláudia Müller
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro : Ensino
Surdos
Experiencias vivenciadas
topic Teatro : Ensino
Surdos
Experiencias vivenciadas
Teaching
Theater
Deaf
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching
Theater
Deaf
description Este trabalho tem como proposta identificar modos de nos capacitarmos para ministrar aulas de teatro para estudantes surdos. Para isso, foram utilizados como materiais de pesquisa os relatórios das aulas que ministrei como bolsista no projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do sul, intitulado “Teatro e Dança com Alunos Surdos”. Tais aulas foram ministradas semanalmente nos anos de 2016 e 2017 no turno da tarde na E.M.E.F. de surdos bilíngue Salomão Watnick (Porto Alegre-RS). Por meio das análises das entrevistas realizadas durante a elaboração do trabalho e do relato das minhas experiências teatrais com os alunos surdos, são apresentadas diferentes perspectivas do ensino de teatro esse público. Por fim, são apontadas possíveis metodologias e maneiras de se preparar para o ensino teatral com alunos surdos.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-01-23T02:24:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/172117
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001058032
url http://hdl.handle.net/10183/172117
identifier_str_mv 001058032
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172117/1/001058032.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172117/2/001058032.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172117/3/001058032.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d9fa57b6cf23e2982c3b37e36a95724d
eb89cf3b1ff5b0e66358aecd79a02d6a
398cd2cfb117c493e326c24a8fdc229c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447208780103680