Perspectiva sobre o ensino de teatro para alunos surdos trocas de experiências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/172117 |
Resumo: | Este trabalho tem como proposta identificar modos de nos capacitarmos para ministrar aulas de teatro para estudantes surdos. Para isso, foram utilizados como materiais de pesquisa os relatórios das aulas que ministrei como bolsista no projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do sul, intitulado “Teatro e Dança com Alunos Surdos”. Tais aulas foram ministradas semanalmente nos anos de 2016 e 2017 no turno da tarde na E.M.E.F. de surdos bilíngue Salomão Watnick (Porto Alegre-RS). Por meio das análises das entrevistas realizadas durante a elaboração do trabalho e do relato das minhas experiências teatrais com os alunos surdos, são apresentadas diferentes perspectivas do ensino de teatro esse público. Por fim, são apontadas possíveis metodologias e maneiras de se preparar para o ensino teatral com alunos surdos. |
id |
UFRGS-2_61e528d6074a1393a3cdf8b468d58fd2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172117 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Jardim, Priscila LourenzoSachs, Cláudia Müller2018-01-23T02:24:18Z2017http://hdl.handle.net/10183/172117001058032Este trabalho tem como proposta identificar modos de nos capacitarmos para ministrar aulas de teatro para estudantes surdos. Para isso, foram utilizados como materiais de pesquisa os relatórios das aulas que ministrei como bolsista no projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do sul, intitulado “Teatro e Dança com Alunos Surdos”. Tais aulas foram ministradas semanalmente nos anos de 2016 e 2017 no turno da tarde na E.M.E.F. de surdos bilíngue Salomão Watnick (Porto Alegre-RS). Por meio das análises das entrevistas realizadas durante a elaboração do trabalho e do relato das minhas experiências teatrais com os alunos surdos, são apresentadas diferentes perspectivas do ensino de teatro esse público. Por fim, são apontadas possíveis metodologias e maneiras de se preparar para o ensino teatral com alunos surdos.This paper aims to identify ways of enabling us to teach theater classes for deaf students. For that, I used as research materials the reports of the classes that I taught as a scholarship student in the extension project of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), entitled "Teatro e dança com alunos surdos". These classes were taught weekly on Fridays in the years 2016 and 2017 at the E.M.E.F de Surdos Bilíngue Solomon Watnick (Porto Alegre, RS). In addition, there is the analysis of the interviews performed during the preparation of this work. Therefore, through the analysis and reporting of my theatrical experiences with deaf students, different perspectives of theater teaching for deaf students are presented. Finally, possible methodologies and ways of preparing for theatrical teaching with deaf students are pointed out, even if the theater undergraduate course at UFRGS does not enable us to do so.application/pdfporTeatro : EnsinoSurdosExperiencias vivenciadasTeachingTheaterDeafPerspectiva sobre o ensino de teatro para alunos surdos trocas de experiênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2017Teatro: Habilitação em Interpretação Teatral: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001058032.pdf001058032.pdfTexto completoapplication/pdf462785http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172117/1/001058032.pdfd9fa57b6cf23e2982c3b37e36a95724dMD51TEXT001058032.pdf.txt001058032.pdf.txtExtracted Texttext/plain101726http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172117/2/001058032.pdf.txteb89cf3b1ff5b0e66358aecd79a02d6aMD52THUMBNAIL001058032.pdf.jpg001058032.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg975http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172117/3/001058032.pdf.jpg398cd2cfb117c493e326c24a8fdc229cMD5310183/1721172018-10-23 09:24:53.068oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172117Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:24:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Perspectiva sobre o ensino de teatro para alunos surdos trocas de experiências |
title |
Perspectiva sobre o ensino de teatro para alunos surdos trocas de experiências |
spellingShingle |
Perspectiva sobre o ensino de teatro para alunos surdos trocas de experiências Jardim, Priscila Lourenzo Teatro : Ensino Surdos Experiencias vivenciadas Teaching Theater Deaf |
title_short |
Perspectiva sobre o ensino de teatro para alunos surdos trocas de experiências |
title_full |
Perspectiva sobre o ensino de teatro para alunos surdos trocas de experiências |
title_fullStr |
Perspectiva sobre o ensino de teatro para alunos surdos trocas de experiências |
title_full_unstemmed |
Perspectiva sobre o ensino de teatro para alunos surdos trocas de experiências |
title_sort |
Perspectiva sobre o ensino de teatro para alunos surdos trocas de experiências |
author |
Jardim, Priscila Lourenzo |
author_facet |
Jardim, Priscila Lourenzo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jardim, Priscila Lourenzo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sachs, Cláudia Müller |
contributor_str_mv |
Sachs, Cláudia Müller |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro : Ensino Surdos Experiencias vivenciadas |
topic |
Teatro : Ensino Surdos Experiencias vivenciadas Teaching Theater Deaf |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching Theater Deaf |
description |
Este trabalho tem como proposta identificar modos de nos capacitarmos para ministrar aulas de teatro para estudantes surdos. Para isso, foram utilizados como materiais de pesquisa os relatórios das aulas que ministrei como bolsista no projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do sul, intitulado “Teatro e Dança com Alunos Surdos”. Tais aulas foram ministradas semanalmente nos anos de 2016 e 2017 no turno da tarde na E.M.E.F. de surdos bilíngue Salomão Watnick (Porto Alegre-RS). Por meio das análises das entrevistas realizadas durante a elaboração do trabalho e do relato das minhas experiências teatrais com os alunos surdos, são apresentadas diferentes perspectivas do ensino de teatro esse público. Por fim, são apontadas possíveis metodologias e maneiras de se preparar para o ensino teatral com alunos surdos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-01-23T02:24:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/172117 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001058032 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/172117 |
identifier_str_mv |
001058032 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172117/1/001058032.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172117/2/001058032.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172117/3/001058032.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d9fa57b6cf23e2982c3b37e36a95724d eb89cf3b1ff5b0e66358aecd79a02d6a 398cd2cfb117c493e326c24a8fdc229c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447208780103680 |