Teatro Surdo em Porto Alegre : narrativas de formações artísticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jardim, Priscila Lourenzo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/252119
Resumo: Esta pesquisa, em articulação aos Estudos Culturais em Educação, Estudos Surdos e Pedagogia do Teatro, procura responder a pergunta: “Quais são as características da formação dos artistas dos grupos de teatro surdo em Porto Alegre, especificamente do Grupo Signatores e Mãos em Cena?” O objetivo geral é analisar as narrativas de atores e atrizes surdas, bem como de diretores sobre as características do ensino e aprendizagem teatral. Além disso, há os seguintes objetivos específicos: a) identificar quem são os atores e atrizes surdos dos grupos mencionados; b) investigar os aspectos que contribuem na formação artística das atrizes e atores surdos; c) descrever os métodos de ensino e montagem teatral por parte dos diretoras dos grupos. Inicialmente foi realizada uma pesquisa documental acerca dos grupos de teatro surdo em Porto Alegre e posteriormente foram realizadas 9 entrevistas narrativas, sendo 6 com atores e atrizes surdas e 3 com as diretoras dos dois grupos. Para a análise das entrevistas foram utilizados os conceitos de experiência e representação a partir dos Estudos Culturais em Educação. Para discutir a temática do teatro surdo, foram utilizados os aportes dos Estudos Surdos e da Pedagogia do Teatro. A análise das narrativas está organizada em três eixos: 1) experiências da formação de atores e atrizes surdas: “eu sinto falta de um desenvolvimento do teatro para todos”; 2) o encontro com surdos na escola bilíngue e o contato com o teatro; 3) formação em grupo: a gente compartilha conhecimentos. A partir da pesquisa documental e da pesquisa com entrevistas narrativas, foi possível entender como vem se desenvolvendo a formação de atores, atrizes surdas e diretoras em Porto Alegre.
id URGS_3b8a22dd84e9a447bed69f72b2a495a9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252119
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Jardim, Priscila LourenzoKarnopp, Lodenir Becker2022-12-01T04:52:55Z2022http://hdl.handle.net/10183/252119001154666Esta pesquisa, em articulação aos Estudos Culturais em Educação, Estudos Surdos e Pedagogia do Teatro, procura responder a pergunta: “Quais são as características da formação dos artistas dos grupos de teatro surdo em Porto Alegre, especificamente do Grupo Signatores e Mãos em Cena?” O objetivo geral é analisar as narrativas de atores e atrizes surdas, bem como de diretores sobre as características do ensino e aprendizagem teatral. Além disso, há os seguintes objetivos específicos: a) identificar quem são os atores e atrizes surdos dos grupos mencionados; b) investigar os aspectos que contribuem na formação artística das atrizes e atores surdos; c) descrever os métodos de ensino e montagem teatral por parte dos diretoras dos grupos. Inicialmente foi realizada uma pesquisa documental acerca dos grupos de teatro surdo em Porto Alegre e posteriormente foram realizadas 9 entrevistas narrativas, sendo 6 com atores e atrizes surdas e 3 com as diretoras dos dois grupos. Para a análise das entrevistas foram utilizados os conceitos de experiência e representação a partir dos Estudos Culturais em Educação. Para discutir a temática do teatro surdo, foram utilizados os aportes dos Estudos Surdos e da Pedagogia do Teatro. A análise das narrativas está organizada em três eixos: 1) experiências da formação de atores e atrizes surdas: “eu sinto falta de um desenvolvimento do teatro para todos”; 2) o encontro com surdos na escola bilíngue e o contato com o teatro; 3) formação em grupo: a gente compartilha conhecimentos. A partir da pesquisa documental e da pesquisa com entrevistas narrativas, foi possível entender como vem se desenvolvendo a formação de atores, atrizes surdas e diretoras em Porto Alegre.This research, in conjunction with Cultural Studies in Education, Deaf Studies and Theater Pedagogy, seeks to answer the question: “What are the characteristics of the formation of deaf in theater groups in Porto Alegre, specifically the Signatores and Mãos em Cena?” The general objective is to analyze the narratives of deaf actors and actresses, as well as directors about the characteristics of theatrical teaching and learning. In addition, there are the following specific objectives: a) to identify who are the deaf actors and actresses of the mentioned groups; b) investigate the aspects that contribute to the artistic formation of deaf actresses and actors; c) describe the teaching methods and theatrical production by the directors of the groups. Initially, a documental research was carried out about the deaf theater groups in Porto Alegre and later 9 narrative interviews were carried out, 6 with deaf actors and actresses and 3 with the directors of the two groups. For the analysis of the interviews, the concepts of experience and representation from Cultural Studies in Education were used. To discuss the theme of deaf theater, contributions from Deaf Studies and Theater Pedagogy were used. The analysis of the narratives is organized into three axes: 1) experiences in the formation of deaf actors and actresses: "I miss the development of a theater for everyone"; 2) the meeting with the deaf in the bilingual school and the contact with the theater; 3) group training: we share knowledge. From the documental research and the research with narrative interviews, it was possible to understand how the formation of actors, deaf actresses and directors of the groups has been developing in Porto Alegre.application/pdfporFormação de atoresTeatroSurdoDeaf theaterActor trainingTheater pedagogyDeaf studiesTeatro Surdo em Porto Alegre : narrativas de formações artísticasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2022mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001154666.pdf.txt001154666.pdf.txtExtracted Texttext/plain222387http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252119/2/001154666.pdf.txt15acd0056ce17b1a00556d67e2482676MD52ORIGINAL001154666.pdfTexto completoapplication/pdf10440650http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252119/1/001154666.pdfca3766408ffc7831a0797d2dbad44b72MD5110183/2521192022-12-02 05:54:28.551795oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252119Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-12-02T07:54:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Teatro Surdo em Porto Alegre : narrativas de formações artísticas
title Teatro Surdo em Porto Alegre : narrativas de formações artísticas
spellingShingle Teatro Surdo em Porto Alegre : narrativas de formações artísticas
Jardim, Priscila Lourenzo
Formação de atores
Teatro
Surdo
Deaf theater
Actor training
Theater pedagogy
Deaf studies
title_short Teatro Surdo em Porto Alegre : narrativas de formações artísticas
title_full Teatro Surdo em Porto Alegre : narrativas de formações artísticas
title_fullStr Teatro Surdo em Porto Alegre : narrativas de formações artísticas
title_full_unstemmed Teatro Surdo em Porto Alegre : narrativas de formações artísticas
title_sort Teatro Surdo em Porto Alegre : narrativas de formações artísticas
author Jardim, Priscila Lourenzo
author_facet Jardim, Priscila Lourenzo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jardim, Priscila Lourenzo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Karnopp, Lodenir Becker
contributor_str_mv Karnopp, Lodenir Becker
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de atores
Teatro
Surdo
topic Formação de atores
Teatro
Surdo
Deaf theater
Actor training
Theater pedagogy
Deaf studies
dc.subject.eng.fl_str_mv Deaf theater
Actor training
Theater pedagogy
Deaf studies
description Esta pesquisa, em articulação aos Estudos Culturais em Educação, Estudos Surdos e Pedagogia do Teatro, procura responder a pergunta: “Quais são as características da formação dos artistas dos grupos de teatro surdo em Porto Alegre, especificamente do Grupo Signatores e Mãos em Cena?” O objetivo geral é analisar as narrativas de atores e atrizes surdas, bem como de diretores sobre as características do ensino e aprendizagem teatral. Além disso, há os seguintes objetivos específicos: a) identificar quem são os atores e atrizes surdos dos grupos mencionados; b) investigar os aspectos que contribuem na formação artística das atrizes e atores surdos; c) descrever os métodos de ensino e montagem teatral por parte dos diretoras dos grupos. Inicialmente foi realizada uma pesquisa documental acerca dos grupos de teatro surdo em Porto Alegre e posteriormente foram realizadas 9 entrevistas narrativas, sendo 6 com atores e atrizes surdas e 3 com as diretoras dos dois grupos. Para a análise das entrevistas foram utilizados os conceitos de experiência e representação a partir dos Estudos Culturais em Educação. Para discutir a temática do teatro surdo, foram utilizados os aportes dos Estudos Surdos e da Pedagogia do Teatro. A análise das narrativas está organizada em três eixos: 1) experiências da formação de atores e atrizes surdas: “eu sinto falta de um desenvolvimento do teatro para todos”; 2) o encontro com surdos na escola bilíngue e o contato com o teatro; 3) formação em grupo: a gente compartilha conhecimentos. A partir da pesquisa documental e da pesquisa com entrevistas narrativas, foi possível entender como vem se desenvolvendo a formação de atores, atrizes surdas e diretoras em Porto Alegre.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-01T04:52:55Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/252119
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001154666
url http://hdl.handle.net/10183/252119
identifier_str_mv 001154666
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252119/2/001154666.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252119/1/001154666.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 15acd0056ce17b1a00556d67e2482676
ca3766408ffc7831a0797d2dbad44b72
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085603333636096