O conceito de multiplicação no primeiro ano de escolarização de uma criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Marcia Erondina Dias de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/31575
Resumo: Neste trabalho de conclusão de curso propõe-se uma reflexão acerca dos processos de ensino e de aprendizagem do conceito de multiplicação no primeiro ano do Ensino Fundamental. Partindo da descrição e da análise de uma experiência de prática de ensino, fundamentada na metodologia Engenharia Didática, desenvolvida com uma turma de primeiro ano, destaca-se a importância de que o ensino da matemática, nesta etapa de escolarização, seja problematizado e contextualizado, considerando os conhecimentos que cada criança traz consigo. Também se pretende discutir as condições de aprendizagem das crianças e as possibilidades de novas abordagens dos conteúdos em sala de aula, destacando que a proposição e implementação de mudanças na escola dependem, em grande parte, do comprometimento e da atitude de investigação do professor.
id UFRGS-2_61eab78ba0612c20aecd11461b78dd35
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31575
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Souza, Marcia Erondina Dias deCarrasco, Lucia Helena Marques2011-09-02T06:01:59Z2010http://hdl.handle.net/10183/31575000783721Neste trabalho de conclusão de curso propõe-se uma reflexão acerca dos processos de ensino e de aprendizagem do conceito de multiplicação no primeiro ano do Ensino Fundamental. Partindo da descrição e da análise de uma experiência de prática de ensino, fundamentada na metodologia Engenharia Didática, desenvolvida com uma turma de primeiro ano, destaca-se a importância de que o ensino da matemática, nesta etapa de escolarização, seja problematizado e contextualizado, considerando os conhecimentos que cada criança traz consigo. Também se pretende discutir as condições de aprendizagem das crianças e as possibilidades de novas abordagens dos conteúdos em sala de aula, destacando que a proposição e implementação de mudanças na escola dependem, em grande parte, do comprometimento e da atitude de investigação do professor.In this work of conclusion course proposes one reflection about teaching process and learning concept of multiplication, at first year of Elementary School. Starting of description and analysis of one experience of teaching practice, based on the methodology Didactical Engineering, that was developed with one class of first year, highlight the importance of teaching mathematics, in this stage of schooling, questioning whether or contextualizing, considering the knowledge that each child brings. Also intended, in this work discuss the conditions of children’s’ learning and the possibilities of new approach of contents in classroom, noting that the proposition and implementation of changes in school, depending, in large part, of commitment and attitude of teacher’s investigation.application/pdfporMultiplicaçãoMatemática : Ensino : AprendizagemEscolarizaçãoProfessor : Formação : MatemáticaTeaching mathematicsMultiplicationProblematizationContextualizationO conceito de multiplicação no primeiro ano de escolarização de uma criançainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000783721.pdf000783721.pdfTexto completoapplication/pdf1869578http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31575/1/000783721.pdf55404c9cf298ace95b11bd1f82119d7fMD51TEXT000783721.pdf.txt000783721.pdf.txtExtracted Texttext/plain58844http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31575/2/000783721.pdf.txt243a30463ef91fde4bad5d1a9fbcabd7MD52THUMBNAIL000783721.pdf.jpg000783721.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1074http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31575/3/000783721.pdf.jpg2a931118dc1188e086498aa8d76fd138MD5310183/315752018-10-22 09:14:58.919oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31575Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:14:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O conceito de multiplicação no primeiro ano de escolarização de uma criança
title O conceito de multiplicação no primeiro ano de escolarização de uma criança
spellingShingle O conceito de multiplicação no primeiro ano de escolarização de uma criança
Souza, Marcia Erondina Dias de
Multiplicação
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Escolarização
Professor : Formação : Matemática
Teaching mathematics
Multiplication
Problematization
Contextualization
title_short O conceito de multiplicação no primeiro ano de escolarização de uma criança
title_full O conceito de multiplicação no primeiro ano de escolarização de uma criança
title_fullStr O conceito de multiplicação no primeiro ano de escolarização de uma criança
title_full_unstemmed O conceito de multiplicação no primeiro ano de escolarização de uma criança
title_sort O conceito de multiplicação no primeiro ano de escolarização de uma criança
author Souza, Marcia Erondina Dias de
author_facet Souza, Marcia Erondina Dias de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Marcia Erondina Dias de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carrasco, Lucia Helena Marques
contributor_str_mv Carrasco, Lucia Helena Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Multiplicação
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Escolarização
Professor : Formação : Matemática
topic Multiplicação
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Escolarização
Professor : Formação : Matemática
Teaching mathematics
Multiplication
Problematization
Contextualization
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching mathematics
Multiplication
Problematization
Contextualization
description Neste trabalho de conclusão de curso propõe-se uma reflexão acerca dos processos de ensino e de aprendizagem do conceito de multiplicação no primeiro ano do Ensino Fundamental. Partindo da descrição e da análise de uma experiência de prática de ensino, fundamentada na metodologia Engenharia Didática, desenvolvida com uma turma de primeiro ano, destaca-se a importância de que o ensino da matemática, nesta etapa de escolarização, seja problematizado e contextualizado, considerando os conhecimentos que cada criança traz consigo. Também se pretende discutir as condições de aprendizagem das crianças e as possibilidades de novas abordagens dos conteúdos em sala de aula, destacando que a proposição e implementação de mudanças na escola dependem, em grande parte, do comprometimento e da atitude de investigação do professor.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-09-02T06:01:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/31575
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000783721
url http://hdl.handle.net/10183/31575
identifier_str_mv 000783721
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31575/1/000783721.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31575/2/000783721.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31575/3/000783721.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 55404c9cf298ace95b11bd1f82119d7f
243a30463ef91fde4bad5d1a9fbcabd7
2a931118dc1188e086498aa8d76fd138
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224412538601472