O conceito de multiplicação no primeiro ano de escolarização de uma criança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/31575 |
Resumo: | Neste trabalho de conclusão de curso propõe-se uma reflexão acerca dos processos de ensino e de aprendizagem do conceito de multiplicação no primeiro ano do Ensino Fundamental. Partindo da descrição e da análise de uma experiência de prática de ensino, fundamentada na metodologia Engenharia Didática, desenvolvida com uma turma de primeiro ano, destaca-se a importância de que o ensino da matemática, nesta etapa de escolarização, seja problematizado e contextualizado, considerando os conhecimentos que cada criança traz consigo. Também se pretende discutir as condições de aprendizagem das crianças e as possibilidades de novas abordagens dos conteúdos em sala de aula, destacando que a proposição e implementação de mudanças na escola dependem, em grande parte, do comprometimento e da atitude de investigação do professor. |
id |
UFRGS-2_61eab78ba0612c20aecd11461b78dd35 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31575 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Marcia Erondina Dias deCarrasco, Lucia Helena Marques2011-09-02T06:01:59Z2010http://hdl.handle.net/10183/31575000783721Neste trabalho de conclusão de curso propõe-se uma reflexão acerca dos processos de ensino e de aprendizagem do conceito de multiplicação no primeiro ano do Ensino Fundamental. Partindo da descrição e da análise de uma experiência de prática de ensino, fundamentada na metodologia Engenharia Didática, desenvolvida com uma turma de primeiro ano, destaca-se a importância de que o ensino da matemática, nesta etapa de escolarização, seja problematizado e contextualizado, considerando os conhecimentos que cada criança traz consigo. Também se pretende discutir as condições de aprendizagem das crianças e as possibilidades de novas abordagens dos conteúdos em sala de aula, destacando que a proposição e implementação de mudanças na escola dependem, em grande parte, do comprometimento e da atitude de investigação do professor.In this work of conclusion course proposes one reflection about teaching process and learning concept of multiplication, at first year of Elementary School. Starting of description and analysis of one experience of teaching practice, based on the methodology Didactical Engineering, that was developed with one class of first year, highlight the importance of teaching mathematics, in this stage of schooling, questioning whether or contextualizing, considering the knowledge that each child brings. Also intended, in this work discuss the conditions of children’s’ learning and the possibilities of new approach of contents in classroom, noting that the proposition and implementation of changes in school, depending, in large part, of commitment and attitude of teacher’s investigation.application/pdfporMultiplicaçãoMatemática : Ensino : AprendizagemEscolarizaçãoProfessor : Formação : MatemáticaTeaching mathematicsMultiplicationProblematizationContextualizationO conceito de multiplicação no primeiro ano de escolarização de uma criançainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000783721.pdf000783721.pdfTexto completoapplication/pdf1869578http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31575/1/000783721.pdf55404c9cf298ace95b11bd1f82119d7fMD51TEXT000783721.pdf.txt000783721.pdf.txtExtracted Texttext/plain58844http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31575/2/000783721.pdf.txt243a30463ef91fde4bad5d1a9fbcabd7MD52THUMBNAIL000783721.pdf.jpg000783721.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1074http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31575/3/000783721.pdf.jpg2a931118dc1188e086498aa8d76fd138MD5310183/315752018-10-22 09:14:58.919oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31575Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:14:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O conceito de multiplicação no primeiro ano de escolarização de uma criança |
title |
O conceito de multiplicação no primeiro ano de escolarização de uma criança |
spellingShingle |
O conceito de multiplicação no primeiro ano de escolarização de uma criança Souza, Marcia Erondina Dias de Multiplicação Matemática : Ensino : Aprendizagem Escolarização Professor : Formação : Matemática Teaching mathematics Multiplication Problematization Contextualization |
title_short |
O conceito de multiplicação no primeiro ano de escolarização de uma criança |
title_full |
O conceito de multiplicação no primeiro ano de escolarização de uma criança |
title_fullStr |
O conceito de multiplicação no primeiro ano de escolarização de uma criança |
title_full_unstemmed |
O conceito de multiplicação no primeiro ano de escolarização de uma criança |
title_sort |
O conceito de multiplicação no primeiro ano de escolarização de uma criança |
author |
Souza, Marcia Erondina Dias de |
author_facet |
Souza, Marcia Erondina Dias de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Marcia Erondina Dias de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carrasco, Lucia Helena Marques |
contributor_str_mv |
Carrasco, Lucia Helena Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Multiplicação Matemática : Ensino : Aprendizagem Escolarização Professor : Formação : Matemática |
topic |
Multiplicação Matemática : Ensino : Aprendizagem Escolarização Professor : Formação : Matemática Teaching mathematics Multiplication Problematization Contextualization |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching mathematics Multiplication Problematization Contextualization |
description |
Neste trabalho de conclusão de curso propõe-se uma reflexão acerca dos processos de ensino e de aprendizagem do conceito de multiplicação no primeiro ano do Ensino Fundamental. Partindo da descrição e da análise de uma experiência de prática de ensino, fundamentada na metodologia Engenharia Didática, desenvolvida com uma turma de primeiro ano, destaca-se a importância de que o ensino da matemática, nesta etapa de escolarização, seja problematizado e contextualizado, considerando os conhecimentos que cada criança traz consigo. Também se pretende discutir as condições de aprendizagem das crianças e as possibilidades de novas abordagens dos conteúdos em sala de aula, destacando que a proposição e implementação de mudanças na escola dependem, em grande parte, do comprometimento e da atitude de investigação do professor. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-09-02T06:01:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/31575 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000783721 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/31575 |
identifier_str_mv |
000783721 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31575/1/000783721.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31575/2/000783721.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31575/3/000783721.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
55404c9cf298ace95b11bd1f82119d7f 243a30463ef91fde4bad5d1a9fbcabd7 2a931118dc1188e086498aa8d76fd138 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224412538601472 |