Desafios no ensino de Botânica frente à crise da biodiversidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/248466 |
Resumo: | O Ensino de Botânica é uma ferramenta fundamental para a compreensão de alterações ambientais no contexto da crise da biodiversidade. Relevância essa reconhecida inclusive num dos objetivos da Estratégia Global para Conservação de Plantas (GSPC), que visa promover a educação e a conscientização sobre a diversidade vegetal e do seu uso sustentável. No entanto, inexistem indicadores de como medir ou avaliar o progresso dessa meta no âmbito educacional. Desse modo, esse trabalho propõe dois instrumentos avaliativos, um questionário e um “jogo de imagens”, além de um índice para avaliar o conhecimento dos alunos sobre plantas no contexto da crise da biodiversidade a fim de alcançar-se a meta 14 da GSPC. Esses instrumentos foram aplicados em nove escolas públicas da região urbana de Porto Alegre e Viamão, tendo como públicoalvo alunos concluintes da Educação Básica. Num cenário ideal, no qual a Educação Básica em Ciências estaria contribuindo para atingir essa meta no âmbito educacional, esperar-se-ia a redução da cegueira botânica. Muitos trabalhos afirmam que há grande desinteresse e desconhecimento dos alunos sobre plantas, contudo a maioria dos alunos participantes dessa pesquisa reconhece a importância das plantas e os serviços ecossistêmicos a elas associados, inclusive são capazes de perceber as plantas no seu cotidiano, interessam-se por temas relacionados às plantas e estão dispostos a conservá-las. Por isso, a cegueira botânica parece não ser um limitante para atingir-se a meta 14 da GSPC no contexto escolar da região de Porto Alegre. No entanto, é evidente a carência de outros conhecimentos relacionados à crise da biodiversidade, tais como o conhecimento de exemplos de plantas ameaçadas de extinção, o significado da palavra biodiversidade, plantas alimentícias não-convencionais e elementos da flora local, os quais demonstram a necessidade de adaptação do currículo de botânica para tratar da crise da biodiversidade. |
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