Aplicação do método Peer Instruction no ensino de algoritmos e programação de computadores
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/223908 |
Resumo: | O presente trabalho discute e apresenta os resultados de um experimento realizado na disciplina de algoritmos e programação de computadores de uma escola pública, utilizando o método de ensino Peer Instruction (Instrução por Pares). O objetivo foi avaliar a eficácia do método, considerando aspectos referentes ao desempenho e o engajamento de estudantes novatos e experientes em programação do curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio. Análises preliminares mostram um crescimento no desempenho dos alunos e indicam que aqueles em iniciação na programação têm uma pré-disposição em trabalhar de modo colaborativo comparado aos alunos com mais experiência. |
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Oliveira, Maria Angélica FigueiredoLima, Jose Valdeni deCanto Filho, Alberto Bastos doNunes, Felipe BeckerLourega, Luciana VesciaMelo, Jorge Nazareno Batista2021-07-14T04:32:35Z20171679-1916http://hdl.handle.net/10183/223908001078725O presente trabalho discute e apresenta os resultados de um experimento realizado na disciplina de algoritmos e programação de computadores de uma escola pública, utilizando o método de ensino Peer Instruction (Instrução por Pares). O objetivo foi avaliar a eficácia do método, considerando aspectos referentes ao desempenho e o engajamento de estudantes novatos e experientes em programação do curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio. Análises preliminares mostram um crescimento no desempenho dos alunos e indicam que aqueles em iniciação na programação têm uma pré-disposição em trabalhar de modo colaborativo comparado aos alunos com mais experiência.The present work discusses and presents the results of an experiment applied in the discipline of computer algorithms and programming of a public school, using the method of teaching Peer Instruction. The objective was to evaluate the effectiveness of the method, considering aspects related to the performance and the engagement of novice and experienced students in programming of the Technical Course in Information Technology integrated to High School. Preliminary analyzes show a growth in student performance and indicate that those in early programming have a disposition to work collaboratively compared to more experienced students.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre, RS. Vol. 15, n. 1 (jul. 2017), p. 1-11ProgramaçãoInstrução entre paresLearningPeer instructionAlgorithms and programmingAplicação do método Peer Instruction no ensino de algoritmos e programação de computadoresApplication of the Peer Instruction method in the teaching of computer algorithms and programming info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001078725.pdf.txt001078725.pdf.txtExtracted Texttext/plain30804http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223908/2/001078725.pdf.txt589d7a61b2b629d4241b09bbe9532589MD52ORIGINAL001078725.pdfTexto completoapplication/pdf587065http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223908/1/001078725.pdfc4d1170785f59441430bcf2d361c6af4MD5110183/2239082022-02-22 05:10:43.00969oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223908Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T08:10:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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