Aplicação do método Peer Instruction no ensino de algoritmos e programação de computadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Angélica Figueiredo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Lima, Jose Valdeni de, Canto Filho, Alberto Bastos do, Nunes, Felipe Becker, Lourega, Luciana Vescia, Melo, Jorge Nazareno Batista
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/223908
Resumo: O presente trabalho discute e apresenta os resultados de um experimento realizado na disciplina de algoritmos e programação de computadores de uma escola pública, utilizando o método de ensino Peer Instruction (Instrução por Pares). O objetivo foi avaliar a eficácia do método, considerando aspectos referentes ao desempenho e o engajamento de estudantes novatos e experientes em programação do curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio. Análises preliminares mostram um crescimento no desempenho dos alunos e indicam que aqueles em iniciação na programação têm uma pré-disposição em trabalhar de modo colaborativo comparado aos alunos com mais experiência.
id UFRGS-2_620f32dc4fd0f3d8b7b10339e171f294
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223908
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Maria Angélica FigueiredoLima, Jose Valdeni deCanto Filho, Alberto Bastos doNunes, Felipe BeckerLourega, Luciana VesciaMelo, Jorge Nazareno Batista2021-07-14T04:32:35Z20171679-1916http://hdl.handle.net/10183/223908001078725O presente trabalho discute e apresenta os resultados de um experimento realizado na disciplina de algoritmos e programação de computadores de uma escola pública, utilizando o método de ensino Peer Instruction (Instrução por Pares). O objetivo foi avaliar a eficácia do método, considerando aspectos referentes ao desempenho e o engajamento de estudantes novatos e experientes em programação do curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio. Análises preliminares mostram um crescimento no desempenho dos alunos e indicam que aqueles em iniciação na programação têm uma pré-disposição em trabalhar de modo colaborativo comparado aos alunos com mais experiência.The present work discusses and presents the results of an experiment applied in the discipline of computer algorithms and programming of a public school, using the method of teaching Peer Instruction. The objective was to evaluate the effectiveness of the method, considering aspects related to the performance and the engagement of novice and experienced students in programming of the Technical Course in Information Technology integrated to High School. Preliminary analyzes show a growth in student performance and indicate that those in early programming have a disposition to work collaboratively compared to more experienced students.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre, RS. Vol. 15, n. 1 (jul. 2017), p. 1-11ProgramaçãoInstrução entre paresLearningPeer instructionAlgorithms and programmingAplicação do método Peer Instruction no ensino de algoritmos e programação de computadoresApplication of the Peer Instruction method in the teaching of computer algorithms and programming info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001078725.pdf.txt001078725.pdf.txtExtracted Texttext/plain30804http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223908/2/001078725.pdf.txt589d7a61b2b629d4241b09bbe9532589MD52ORIGINAL001078725.pdfTexto completoapplication/pdf587065http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223908/1/001078725.pdfc4d1170785f59441430bcf2d361c6af4MD5110183/2239082022-02-22 05:10:43.00969oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223908Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T08:10:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aplicação do método Peer Instruction no ensino de algoritmos e programação de computadores
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Application of the Peer Instruction method in the teaching of computer algorithms and programming
title Aplicação do método Peer Instruction no ensino de algoritmos e programação de computadores
spellingShingle Aplicação do método Peer Instruction no ensino de algoritmos e programação de computadores
Oliveira, Maria Angélica Figueiredo
Programação
Instrução entre pares
Learning
Peer instruction
Algorithms and programming
title_short Aplicação do método Peer Instruction no ensino de algoritmos e programação de computadores
title_full Aplicação do método Peer Instruction no ensino de algoritmos e programação de computadores
title_fullStr Aplicação do método Peer Instruction no ensino de algoritmos e programação de computadores
title_full_unstemmed Aplicação do método Peer Instruction no ensino de algoritmos e programação de computadores
title_sort Aplicação do método Peer Instruction no ensino de algoritmos e programação de computadores
author Oliveira, Maria Angélica Figueiredo
author_facet Oliveira, Maria Angélica Figueiredo
Lima, Jose Valdeni de
Canto Filho, Alberto Bastos do
Nunes, Felipe Becker
Lourega, Luciana Vescia
Melo, Jorge Nazareno Batista
author_role author
author2 Lima, Jose Valdeni de
Canto Filho, Alberto Bastos do
Nunes, Felipe Becker
Lourega, Luciana Vescia
Melo, Jorge Nazareno Batista
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Maria Angélica Figueiredo
Lima, Jose Valdeni de
Canto Filho, Alberto Bastos do
Nunes, Felipe Becker
Lourega, Luciana Vescia
Melo, Jorge Nazareno Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Programação
Instrução entre pares
topic Programação
Instrução entre pares
Learning
Peer instruction
Algorithms and programming
dc.subject.eng.fl_str_mv Learning
Peer instruction
Algorithms and programming
description O presente trabalho discute e apresenta os resultados de um experimento realizado na disciplina de algoritmos e programação de computadores de uma escola pública, utilizando o método de ensino Peer Instruction (Instrução por Pares). O objetivo foi avaliar a eficácia do método, considerando aspectos referentes ao desempenho e o engajamento de estudantes novatos e experientes em programação do curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio. Análises preliminares mostram um crescimento no desempenho dos alunos e indicam que aqueles em iniciação na programação têm uma pré-disposição em trabalhar de modo colaborativo comparado aos alunos com mais experiência.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-14T04:32:35Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/223908
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001078725
identifier_str_mv 1679-1916
001078725
url http://hdl.handle.net/10183/223908
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre, RS. Vol. 15, n. 1 (jul. 2017), p. 1-11
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223908/2/001078725.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223908/1/001078725.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 589d7a61b2b629d4241b09bbe9532589
c4d1170785f59441430bcf2d361c6af4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447751509409792