Sistemas de treinamento corporativo virtual : definindo critérios e indicadores de avaliação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schröeder, Christine da Silva
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Nakayama, Marina Keiko, Pilla, Bianca Smith, Haro, Daniel Garcia, Binotto, Erlaine
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/19915
Resumo: O objetivo deste estudo é a identificação de critérios e indicadores para avaliação de programas de treinamento virtual utilizados em empresas, considerando-se, especificamente, o treinamento a distância realizado com base na Internet, neste trabalho denominado como “treinamento virtual”. A escolha de tal temática justifica-se pelas atuais dificuldades enfrentadas pelas empresas no que concerne à avaliação de treinamento, especialmente treinamento virtual, bem como com relação à vinculação entre os resultados destes programas e os resultados globais obtidos pelas empresas. Neste contexto, o estudo parte de um referencial teórico abordando os seguintes temas: perspectivas de treinamento e desenvolvimento; estrutura e avaliação de treinamento virtual, com ênfase no modelo de avaliação de quatro níveis de Kirkpatrick (1998); e definição de indicadores sob as ópticas da Qualidade (TAKASHINA e FLORES, 1995; CAMARGO, 2000) e do Balanced Scorecard (KAPLAN e NORTON, 1997), o que originou um modelo conceitual de avaliação. A partir deste modelo, realizou-se uma pesquisa exploratória, utilizando-se entrevistas com especialistas em Informática e Informática na Educação e análise de casos organizacionais de aplicação de Educação a Distância (EAD). Foram entrevistados nove especialistas de Universidades brasileiras, e analisados os casos de 32 empresas usuárias e desenvolvedoras de treinamento virtual (E-LEARNING BRASIL – CONGRESSO, 2004). Como resultado preliminar, tem-se um modelo - denominado “conceitual-exploratório” - composto de critérios e indicadores de avaliação de treinamento virtual obtidos através da revisão da literatura e da pesquisa exploratória. Tal modelo será validado, a posteriori, através de estudo de caso em uma empresa que utilize-se desta modalidade de treinamento.
id UFRGS-2_628123318267a670bffd8069aaac02f5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19915
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Schröeder, Christine da SilvaNakayama, Marina KeikoPilla, Bianca SmithHaro, Daniel GarciaBinotto, Erlaine2010-04-16T09:12:11Z20051413-2311http://hdl.handle.net/10183/19915000461925O objetivo deste estudo é a identificação de critérios e indicadores para avaliação de programas de treinamento virtual utilizados em empresas, considerando-se, especificamente, o treinamento a distância realizado com base na Internet, neste trabalho denominado como “treinamento virtual”. A escolha de tal temática justifica-se pelas atuais dificuldades enfrentadas pelas empresas no que concerne à avaliação de treinamento, especialmente treinamento virtual, bem como com relação à vinculação entre os resultados destes programas e os resultados globais obtidos pelas empresas. Neste contexto, o estudo parte de um referencial teórico abordando os seguintes temas: perspectivas de treinamento e desenvolvimento; estrutura e avaliação de treinamento virtual, com ênfase no modelo de avaliação de quatro níveis de Kirkpatrick (1998); e definição de indicadores sob as ópticas da Qualidade (TAKASHINA e FLORES, 1995; CAMARGO, 2000) e do Balanced Scorecard (KAPLAN e NORTON, 1997), o que originou um modelo conceitual de avaliação. A partir deste modelo, realizou-se uma pesquisa exploratória, utilizando-se entrevistas com especialistas em Informática e Informática na Educação e análise de casos organizacionais de aplicação de Educação a Distância (EAD). Foram entrevistados nove especialistas de Universidades brasileiras, e analisados os casos de 32 empresas usuárias e desenvolvedoras de treinamento virtual (E-LEARNING BRASIL – CONGRESSO, 2004). Como resultado preliminar, tem-se um modelo - denominado “conceitual-exploratório” - composto de critérios e indicadores de avaliação de treinamento virtual obtidos através da revisão da literatura e da pesquisa exploratória. Tal modelo será validado, a posteriori, através de estudo de caso em uma empresa que utilize-se desta modalidade de treinamento.application/pdfporRead : revista eletrônica de administracão. Porto Alegre. Edição 43, vol. 11, n. 1 (jan./fev. 2005), documento eletrônicoAdministração de recursos humanosGestão de pessoasEducação a distância : InternetEducação cooperativaSistemas de treinamento corporativo virtual : definindo critérios e indicadores de avaliaçãoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000461925.pdf000461925.pdfTexto completoapplication/pdf78859http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19915/1/000461925.pdfcdabd122459ef095873193a69a1fb0f3MD51TEXT000461925.pdf.txt000461925.pdf.txtExtracted Texttext/plain64186http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19915/2/000461925.pdf.txt3be69a0205ebea54fce9aa9eef30f14aMD52THUMBNAIL000461925.pdf.jpg000461925.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1526http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19915/3/000461925.pdf.jpge68f377e6eb4b2e7c2e17baafb9cb52cMD5310183/199152018-10-17 07:37:30.52oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19915Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:37:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sistemas de treinamento corporativo virtual : definindo critérios e indicadores de avaliação
title Sistemas de treinamento corporativo virtual : definindo critérios e indicadores de avaliação
spellingShingle Sistemas de treinamento corporativo virtual : definindo critérios e indicadores de avaliação
Schröeder, Christine da Silva
Administração de recursos humanos
Gestão de pessoas
Educação a distância : Internet
Educação cooperativa
title_short Sistemas de treinamento corporativo virtual : definindo critérios e indicadores de avaliação
title_full Sistemas de treinamento corporativo virtual : definindo critérios e indicadores de avaliação
title_fullStr Sistemas de treinamento corporativo virtual : definindo critérios e indicadores de avaliação
title_full_unstemmed Sistemas de treinamento corporativo virtual : definindo critérios e indicadores de avaliação
title_sort Sistemas de treinamento corporativo virtual : definindo critérios e indicadores de avaliação
author Schröeder, Christine da Silva
author_facet Schröeder, Christine da Silva
Nakayama, Marina Keiko
Pilla, Bianca Smith
Haro, Daniel Garcia
Binotto, Erlaine
author_role author
author2 Nakayama, Marina Keiko
Pilla, Bianca Smith
Haro, Daniel Garcia
Binotto, Erlaine
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schröeder, Christine da Silva
Nakayama, Marina Keiko
Pilla, Bianca Smith
Haro, Daniel Garcia
Binotto, Erlaine
dc.subject.por.fl_str_mv Administração de recursos humanos
Gestão de pessoas
Educação a distância : Internet
Educação cooperativa
topic Administração de recursos humanos
Gestão de pessoas
Educação a distância : Internet
Educação cooperativa
description O objetivo deste estudo é a identificação de critérios e indicadores para avaliação de programas de treinamento virtual utilizados em empresas, considerando-se, especificamente, o treinamento a distância realizado com base na Internet, neste trabalho denominado como “treinamento virtual”. A escolha de tal temática justifica-se pelas atuais dificuldades enfrentadas pelas empresas no que concerne à avaliação de treinamento, especialmente treinamento virtual, bem como com relação à vinculação entre os resultados destes programas e os resultados globais obtidos pelas empresas. Neste contexto, o estudo parte de um referencial teórico abordando os seguintes temas: perspectivas de treinamento e desenvolvimento; estrutura e avaliação de treinamento virtual, com ênfase no modelo de avaliação de quatro níveis de Kirkpatrick (1998); e definição de indicadores sob as ópticas da Qualidade (TAKASHINA e FLORES, 1995; CAMARGO, 2000) e do Balanced Scorecard (KAPLAN e NORTON, 1997), o que originou um modelo conceitual de avaliação. A partir deste modelo, realizou-se uma pesquisa exploratória, utilizando-se entrevistas com especialistas em Informática e Informática na Educação e análise de casos organizacionais de aplicação de Educação a Distância (EAD). Foram entrevistados nove especialistas de Universidades brasileiras, e analisados os casos de 32 empresas usuárias e desenvolvedoras de treinamento virtual (E-LEARNING BRASIL – CONGRESSO, 2004). Como resultado preliminar, tem-se um modelo - denominado “conceitual-exploratório” - composto de critérios e indicadores de avaliação de treinamento virtual obtidos através da revisão da literatura e da pesquisa exploratória. Tal modelo será validado, a posteriori, através de estudo de caso em uma empresa que utilize-se desta modalidade de treinamento.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-04-16T09:12:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/19915
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1413-2311
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000461925
identifier_str_mv 1413-2311
000461925
url http://hdl.handle.net/10183/19915
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Read : revista eletrônica de administracão. Porto Alegre. Edição 43, vol. 11, n. 1 (jan./fev. 2005), documento eletrônico
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19915/1/000461925.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19915/2/000461925.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19915/3/000461925.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cdabd122459ef095873193a69a1fb0f3
3be69a0205ebea54fce9aa9eef30f14a
e68f377e6eb4b2e7c2e17baafb9cb52c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447400533196800