Sistemas de treinamento corporativo virtual : definindo critérios e indicadores de avaliação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/19915 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é a identificação de critérios e indicadores para avaliação de programas de treinamento virtual utilizados em empresas, considerando-se, especificamente, o treinamento a distância realizado com base na Internet, neste trabalho denominado como “treinamento virtual”. A escolha de tal temática justifica-se pelas atuais dificuldades enfrentadas pelas empresas no que concerne à avaliação de treinamento, especialmente treinamento virtual, bem como com relação à vinculação entre os resultados destes programas e os resultados globais obtidos pelas empresas. Neste contexto, o estudo parte de um referencial teórico abordando os seguintes temas: perspectivas de treinamento e desenvolvimento; estrutura e avaliação de treinamento virtual, com ênfase no modelo de avaliação de quatro níveis de Kirkpatrick (1998); e definição de indicadores sob as ópticas da Qualidade (TAKASHINA e FLORES, 1995; CAMARGO, 2000) e do Balanced Scorecard (KAPLAN e NORTON, 1997), o que originou um modelo conceitual de avaliação. A partir deste modelo, realizou-se uma pesquisa exploratória, utilizando-se entrevistas com especialistas em Informática e Informática na Educação e análise de casos organizacionais de aplicação de Educação a Distância (EAD). Foram entrevistados nove especialistas de Universidades brasileiras, e analisados os casos de 32 empresas usuárias e desenvolvedoras de treinamento virtual (E-LEARNING BRASIL – CONGRESSO, 2004). Como resultado preliminar, tem-se um modelo - denominado “conceitual-exploratório” - composto de critérios e indicadores de avaliação de treinamento virtual obtidos através da revisão da literatura e da pesquisa exploratória. Tal modelo será validado, a posteriori, através de estudo de caso em uma empresa que utilize-se desta modalidade de treinamento. |
id |
UFRGS-2_628123318267a670bffd8069aaac02f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19915 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Schröeder, Christine da SilvaNakayama, Marina KeikoPilla, Bianca SmithHaro, Daniel GarciaBinotto, Erlaine2010-04-16T09:12:11Z20051413-2311http://hdl.handle.net/10183/19915000461925O objetivo deste estudo é a identificação de critérios e indicadores para avaliação de programas de treinamento virtual utilizados em empresas, considerando-se, especificamente, o treinamento a distância realizado com base na Internet, neste trabalho denominado como “treinamento virtual”. A escolha de tal temática justifica-se pelas atuais dificuldades enfrentadas pelas empresas no que concerne à avaliação de treinamento, especialmente treinamento virtual, bem como com relação à vinculação entre os resultados destes programas e os resultados globais obtidos pelas empresas. Neste contexto, o estudo parte de um referencial teórico abordando os seguintes temas: perspectivas de treinamento e desenvolvimento; estrutura e avaliação de treinamento virtual, com ênfase no modelo de avaliação de quatro níveis de Kirkpatrick (1998); e definição de indicadores sob as ópticas da Qualidade (TAKASHINA e FLORES, 1995; CAMARGO, 2000) e do Balanced Scorecard (KAPLAN e NORTON, 1997), o que originou um modelo conceitual de avaliação. A partir deste modelo, realizou-se uma pesquisa exploratória, utilizando-se entrevistas com especialistas em Informática e Informática na Educação e análise de casos organizacionais de aplicação de Educação a Distância (EAD). Foram entrevistados nove especialistas de Universidades brasileiras, e analisados os casos de 32 empresas usuárias e desenvolvedoras de treinamento virtual (E-LEARNING BRASIL – CONGRESSO, 2004). Como resultado preliminar, tem-se um modelo - denominado “conceitual-exploratório” - composto de critérios e indicadores de avaliação de treinamento virtual obtidos através da revisão da literatura e da pesquisa exploratória. Tal modelo será validado, a posteriori, através de estudo de caso em uma empresa que utilize-se desta modalidade de treinamento.application/pdfporRead : revista eletrônica de administracão. Porto Alegre. Edição 43, vol. 11, n. 1 (jan./fev. 2005), documento eletrônicoAdministração de recursos humanosGestão de pessoasEducação a distância : InternetEducação cooperativaSistemas de treinamento corporativo virtual : definindo critérios e indicadores de avaliaçãoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000461925.pdf000461925.pdfTexto completoapplication/pdf78859http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19915/1/000461925.pdfcdabd122459ef095873193a69a1fb0f3MD51TEXT000461925.pdf.txt000461925.pdf.txtExtracted Texttext/plain64186http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19915/2/000461925.pdf.txt3be69a0205ebea54fce9aa9eef30f14aMD52THUMBNAIL000461925.pdf.jpg000461925.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1526http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19915/3/000461925.pdf.jpge68f377e6eb4b2e7c2e17baafb9cb52cMD5310183/199152018-10-17 07:37:30.52oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19915Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:37:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Sistemas de treinamento corporativo virtual : definindo critérios e indicadores de avaliação |
title |
Sistemas de treinamento corporativo virtual : definindo critérios e indicadores de avaliação |
spellingShingle |
Sistemas de treinamento corporativo virtual : definindo critérios e indicadores de avaliação Schröeder, Christine da Silva Administração de recursos humanos Gestão de pessoas Educação a distância : Internet Educação cooperativa |
title_short |
Sistemas de treinamento corporativo virtual : definindo critérios e indicadores de avaliação |
title_full |
Sistemas de treinamento corporativo virtual : definindo critérios e indicadores de avaliação |
title_fullStr |
Sistemas de treinamento corporativo virtual : definindo critérios e indicadores de avaliação |
title_full_unstemmed |
Sistemas de treinamento corporativo virtual : definindo critérios e indicadores de avaliação |
title_sort |
Sistemas de treinamento corporativo virtual : definindo critérios e indicadores de avaliação |
author |
Schröeder, Christine da Silva |
author_facet |
Schröeder, Christine da Silva Nakayama, Marina Keiko Pilla, Bianca Smith Haro, Daniel Garcia Binotto, Erlaine |
author_role |
author |
author2 |
Nakayama, Marina Keiko Pilla, Bianca Smith Haro, Daniel Garcia Binotto, Erlaine |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schröeder, Christine da Silva Nakayama, Marina Keiko Pilla, Bianca Smith Haro, Daniel Garcia Binotto, Erlaine |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração de recursos humanos Gestão de pessoas Educação a distância : Internet Educação cooperativa |
topic |
Administração de recursos humanos Gestão de pessoas Educação a distância : Internet Educação cooperativa |
description |
O objetivo deste estudo é a identificação de critérios e indicadores para avaliação de programas de treinamento virtual utilizados em empresas, considerando-se, especificamente, o treinamento a distância realizado com base na Internet, neste trabalho denominado como “treinamento virtual”. A escolha de tal temática justifica-se pelas atuais dificuldades enfrentadas pelas empresas no que concerne à avaliação de treinamento, especialmente treinamento virtual, bem como com relação à vinculação entre os resultados destes programas e os resultados globais obtidos pelas empresas. Neste contexto, o estudo parte de um referencial teórico abordando os seguintes temas: perspectivas de treinamento e desenvolvimento; estrutura e avaliação de treinamento virtual, com ênfase no modelo de avaliação de quatro níveis de Kirkpatrick (1998); e definição de indicadores sob as ópticas da Qualidade (TAKASHINA e FLORES, 1995; CAMARGO, 2000) e do Balanced Scorecard (KAPLAN e NORTON, 1997), o que originou um modelo conceitual de avaliação. A partir deste modelo, realizou-se uma pesquisa exploratória, utilizando-se entrevistas com especialistas em Informática e Informática na Educação e análise de casos organizacionais de aplicação de Educação a Distância (EAD). Foram entrevistados nove especialistas de Universidades brasileiras, e analisados os casos de 32 empresas usuárias e desenvolvedoras de treinamento virtual (E-LEARNING BRASIL – CONGRESSO, 2004). Como resultado preliminar, tem-se um modelo - denominado “conceitual-exploratório” - composto de critérios e indicadores de avaliação de treinamento virtual obtidos através da revisão da literatura e da pesquisa exploratória. Tal modelo será validado, a posteriori, através de estudo de caso em uma empresa que utilize-se desta modalidade de treinamento. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-04-16T09:12:11Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/19915 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1413-2311 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000461925 |
identifier_str_mv |
1413-2311 000461925 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/19915 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Read : revista eletrônica de administracão. Porto Alegre. Edição 43, vol. 11, n. 1 (jan./fev. 2005), documento eletrônico |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19915/1/000461925.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19915/2/000461925.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19915/3/000461925.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cdabd122459ef095873193a69a1fb0f3 3be69a0205ebea54fce9aa9eef30f14a e68f377e6eb4b2e7c2e17baafb9cb52c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447400533196800 |