A arte do encontro e da composição : Spinoza + Currículo + Deleuze
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/129351 |
Resumo: | É possível conceber a educação e o currículo de uma outra forma que não como um processo de desenvolvimento e formação, organizado em torno das tradicionais categorias de sujeito e objeto? Inspirado por certos conceitos de Deleuze e Spinoza, tento, neste ensaio, dar uma resposta afirmativa a essa questão, sugerindo que o currículo e a educação podem ser concebidos como uma arte do encontro e da composição, na qual o que importa não é a forma e a substância, o sujeito ou o objeto, mas o que se passa entre os diferentes corpos que habitam um currículo. |
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Silva, Tomaz Tadeu da2015-11-09T16:35:44Z20020100-3143http://hdl.handle.net/10183/129351000367706É possível conceber a educação e o currículo de uma outra forma que não como um processo de desenvolvimento e formação, organizado em torno das tradicionais categorias de sujeito e objeto? Inspirado por certos conceitos de Deleuze e Spinoza, tento, neste ensaio, dar uma resposta afirmativa a essa questão, sugerindo que o currículo e a educação podem ser concebidos como uma arte do encontro e da composição, na qual o que importa não é a forma e a substância, o sujeito ou o objeto, mas o que se passa entre os diferentes corpos que habitam um currículo.Is it possible to conceive education and curriculum other than as a process of development and formation organized around the traditional categories of subject and object? Inspired by certain concepts of Deleuze and Spinoza, I try in this essay to give an affirmative answer to such a question by suggesting that curriculum and education can be conceived as an art of encounter and composition in which what is central is not form and substance, subject and object, but what goes on between the different bodies that inhabit a curriculum.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 27, n. 2 (jul./dez. 2002), p. 47-57DiferençaImanênciaFilosofiaFilosofia da educaçãoDeleuze, Gilles, 1925-1995Spinoza, Benedictus de, 1632-1677CurriculumDeleuzePhilosophy of differenceSpinozaPlane of imanenceA arte do encontro e da composição : Spinoza + Currículo + DeleuzeThe art of encounter and composition : Spinoza + Curriculum + Deleuzeinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000367706.pdf.txt000367706.pdf.txtExtracted Texttext/plain1570http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129351/2/000367706.pdf.txtb7fba49f8207942e6d216e7f4fa08503MD52ORIGINAL000367706.pdf000367706.pdfResumoapplication/pdf55668http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129351/1/000367706.pdf4075b2eec013a44ce632721c1af5872eMD51THUMBNAIL000367706.pdf.jpg000367706.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1217http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129351/3/000367706.pdf.jpgfacd7cffa2d2dc9333be980c8fb5d314MD5310183/1293512018-10-05 08:03:46.07oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129351Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T11:03:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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