A arte do encontro e da composição : Spinoza + Currículo + Deleuze

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Tomaz Tadeu da
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/129351
Resumo: É possível conceber a educação e o currículo de uma outra forma que não como um processo de desenvolvimento e formação, organizado em torno das tradicionais categorias de sujeito e objeto? Inspirado por certos conceitos de Deleuze e Spinoza, tento, neste ensaio, dar uma resposta afirmativa a essa questão, sugerindo que o currículo e a educação podem ser concebidos como uma arte do encontro e da composição, na qual o que importa não é a forma e a substância, o sujeito ou o objeto, mas o que se passa entre os diferentes corpos que habitam um currículo.
id UFRGS-2_62a84aeb911d92a29a40c1d9cbe67a50
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129351
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Tomaz Tadeu da2015-11-09T16:35:44Z20020100-3143http://hdl.handle.net/10183/129351000367706É possível conceber a educação e o currículo de uma outra forma que não como um processo de desenvolvimento e formação, organizado em torno das tradicionais categorias de sujeito e objeto? Inspirado por certos conceitos de Deleuze e Spinoza, tento, neste ensaio, dar uma resposta afirmativa a essa questão, sugerindo que o currículo e a educação podem ser concebidos como uma arte do encontro e da composição, na qual o que importa não é a forma e a substância, o sujeito ou o objeto, mas o que se passa entre os diferentes corpos que habitam um currículo.Is it possible to conceive education and curriculum other than as a process of development and formation organized around the traditional categories of subject and object? Inspired by certain concepts of Deleuze and Spinoza, I try in this essay to give an affirmative answer to such a question by suggesting that curriculum and education can be conceived as an art of encounter and composition in which what is central is not form and substance, subject and object, but what goes on between the different bodies that inhabit a curriculum.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 27, n. 2 (jul./dez. 2002), p. 47-57DiferençaImanênciaFilosofiaFilosofia da educaçãoDeleuze, Gilles, 1925-1995Spinoza, Benedictus de, 1632-1677CurriculumDeleuzePhilosophy of differenceSpinozaPlane of imanenceA arte do encontro e da composição : Spinoza + Currículo + DeleuzeThe art of encounter and composition : Spinoza + Curriculum + Deleuzeinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000367706.pdf.txt000367706.pdf.txtExtracted Texttext/plain1570http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129351/2/000367706.pdf.txtb7fba49f8207942e6d216e7f4fa08503MD52ORIGINAL000367706.pdf000367706.pdfResumoapplication/pdf55668http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129351/1/000367706.pdf4075b2eec013a44ce632721c1af5872eMD51THUMBNAIL000367706.pdf.jpg000367706.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1217http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129351/3/000367706.pdf.jpgfacd7cffa2d2dc9333be980c8fb5d314MD5310183/1293512018-10-05 08:03:46.07oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129351Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T11:03:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A arte do encontro e da composição : Spinoza + Currículo + Deleuze
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The art of encounter and composition : Spinoza + Curriculum + Deleuze
title A arte do encontro e da composição : Spinoza + Currículo + Deleuze
spellingShingle A arte do encontro e da composição : Spinoza + Currículo + Deleuze
Silva, Tomaz Tadeu da
Diferença
Imanência
Filosofia
Filosofia da educação
Deleuze, Gilles, 1925-1995
Spinoza, Benedictus de, 1632-1677
Curriculum
Deleuze
Philosophy of difference
Spinoza
Plane of imanence
title_short A arte do encontro e da composição : Spinoza + Currículo + Deleuze
title_full A arte do encontro e da composição : Spinoza + Currículo + Deleuze
title_fullStr A arte do encontro e da composição : Spinoza + Currículo + Deleuze
title_full_unstemmed A arte do encontro e da composição : Spinoza + Currículo + Deleuze
title_sort A arte do encontro e da composição : Spinoza + Currículo + Deleuze
author Silva, Tomaz Tadeu da
author_facet Silva, Tomaz Tadeu da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Tomaz Tadeu da
dc.subject.por.fl_str_mv Diferença
Imanência
Filosofia
Filosofia da educação
Deleuze, Gilles, 1925-1995
Spinoza, Benedictus de, 1632-1677
topic Diferença
Imanência
Filosofia
Filosofia da educação
Deleuze, Gilles, 1925-1995
Spinoza, Benedictus de, 1632-1677
Curriculum
Deleuze
Philosophy of difference
Spinoza
Plane of imanence
dc.subject.eng.fl_str_mv Curriculum
Deleuze
Philosophy of difference
Spinoza
Plane of imanence
description É possível conceber a educação e o currículo de uma outra forma que não como um processo de desenvolvimento e formação, organizado em torno das tradicionais categorias de sujeito e objeto? Inspirado por certos conceitos de Deleuze e Spinoza, tento, neste ensaio, dar uma resposta afirmativa a essa questão, sugerindo que o currículo e a educação podem ser concebidos como uma arte do encontro e da composição, na qual o que importa não é a forma e a substância, o sujeito ou o objeto, mas o que se passa entre os diferentes corpos que habitam um currículo.
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-11-09T16:35:44Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/129351
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0100-3143
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000367706
identifier_str_mv 0100-3143
000367706
url http://hdl.handle.net/10183/129351
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 27, n. 2 (jul./dez. 2002), p. 47-57
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129351/2/000367706.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129351/1/000367706.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129351/3/000367706.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b7fba49f8207942e6d216e7f4fa08503
4075b2eec013a44ce632721c1af5872e
facd7cffa2d2dc9333be980c8fb5d314
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447602203721728