A Arte do Encontro e da Composição: Spinoza + currículo + Deleuze

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tadeu, Tomaz
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Realidade
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25915
Resumo: É possível conceber a educação e o currículo de uma outra forma que não como um processo de desenvolvimento e formação, organizado em tomo das tradicionais categorias de sujeito e objeto? Inspirado por certos conceitos de Deleuze e Spinoza, tento, neste ensaio, dar uma resposta afirmativa a essa questão, sugerindo que o currículo e a educação podem ser concebidos como uma arte do encontro e da composição, na qual o que importa não é a forma e a substância, o sujeito ou o objeto, mas o que se passa entre os diferentes corpos que habitam um currículo.
id UFRGS-9_c6df285b3c245ba8a456c3413cec785c
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/25915
network_acronym_str UFRGS-9
network_name_str Educação & Realidade
repository_id_str
spelling A Arte do Encontro e da Composição: Spinoza + currículo + DeleuzecurrículoDeleuzefilosofia da diferençaSpinozaplano de imanência.É possível conceber a educação e o currículo de uma outra forma que não como um processo de desenvolvimento e formação, organizado em tomo das tradicionais categorias de sujeito e objeto? Inspirado por certos conceitos de Deleuze e Spinoza, tento, neste ensaio, dar uma resposta afirmativa a essa questão, sugerindo que o currículo e a educação podem ser concebidos como uma arte do encontro e da composição, na qual o que importa não é a forma e a substância, o sujeito ou o objeto, mas o que se passa entre os diferentes corpos que habitam um currículo.FACED - UFRGS2002-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25915Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 27 No. 2 (2002)Educação & Realidade; v. 27 n. 2 (2002)2175-62360100-3143reponame:Educação & Realidadeinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25915/15184Tadeu, Tomazinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T23:33:32Zoai:seer.ufrgs.br:article/25915Revistahttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidadePUBhttps://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/oai||educreal@ufrgs.br2175-62360100-3143opendoar:2012-04-26T23:33:32Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv A Arte do Encontro e da Composição: Spinoza + currículo + Deleuze
title A Arte do Encontro e da Composição: Spinoza + currículo + Deleuze
spellingShingle A Arte do Encontro e da Composição: Spinoza + currículo + Deleuze
Tadeu, Tomaz
currículo
Deleuze
filosofia da diferença
Spinoza
plano de imanência.
title_short A Arte do Encontro e da Composição: Spinoza + currículo + Deleuze
title_full A Arte do Encontro e da Composição: Spinoza + currículo + Deleuze
title_fullStr A Arte do Encontro e da Composição: Spinoza + currículo + Deleuze
title_full_unstemmed A Arte do Encontro e da Composição: Spinoza + currículo + Deleuze
title_sort A Arte do Encontro e da Composição: Spinoza + currículo + Deleuze
author Tadeu, Tomaz
author_facet Tadeu, Tomaz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tadeu, Tomaz
dc.subject.por.fl_str_mv currículo
Deleuze
filosofia da diferença
Spinoza
plano de imanência.
topic currículo
Deleuze
filosofia da diferença
Spinoza
plano de imanência.
description É possível conceber a educação e o currículo de uma outra forma que não como um processo de desenvolvimento e formação, organizado em tomo das tradicionais categorias de sujeito e objeto? Inspirado por certos conceitos de Deleuze e Spinoza, tento, neste ensaio, dar uma resposta afirmativa a essa questão, sugerindo que o currículo e a educação podem ser concebidos como uma arte do encontro e da composição, na qual o que importa não é a forma e a substância, o sujeito ou o objeto, mas o que se passa entre os diferentes corpos que habitam um currículo.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25915
url https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25915
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25915/15184
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
publisher.none.fl_str_mv FACED - UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Realidade [Education & Reality]; Vol. 27 No. 2 (2002)
Educação & Realidade; v. 27 n. 2 (2002)
2175-6236
0100-3143
reponame:Educação & Realidade
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Educação & Realidade
collection Educação & Realidade
repository.name.fl_str_mv Educação & Realidade - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||educreal@ufrgs.br
_version_ 1799766984885272576