Modelo conceitual de leitura social no leitor digital Kindle
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/254750 |
Resumo: | A crescente digitalização em todas as áreas do conhecimento e práticas profissionais trouxe uma gama de novos produtos e serviços e muitas vezes substituiu produtos/serviços existentes por seus análogos digitais. O livro não ficou de fora desse movimento e hoje os livros eletrônicos representam cerca de 6% do mercado editorial brasileiro. Dentre as possibilidades do livro eletrônico está a potencialização da socialização da leitura, também conhecida como leitura social, por meio de diversas ferramentas, tais como websites, mídias sociais e ferramentas específicas para cada tipo de livro eletrônico. Uma das possibilidades atuais de publicação de livros eletrônicos é a criação de livros especificamente para leitores digitais, como o Kindle, atualmente um dos dispositivos mais utilizados. E como cada dispositivo propõe ferramentas e possibilidades diferentes, é importante conhecer de que forma essa socialização da leitura se dá em um dispositivo específico, no caso desta pesquisa, o Kindle. Assim, o objetivo desse estudo é estabelecer um modelo conceitual da leitura social no leitor digital Kindle a fim de permitir que editores, autores e outros atores do mercado livreiro possam tirar partido das possibilidades da plataforma. O estudo foi realizado por meio de uma revisão bibliográfica sistemática, bem como a leitura do manual de uso do Kindle, estabelecendo um modelo com dois grandes eixos; as ferramentas internas e externas do dispositivo. Os resultados dão conta de que é possível estabelecer um modelo conceitual capaz de permitir a compreensão desse tipo de sistema. |
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