A experiência de leitura social no e-reader Kindle : caracterização de um modelo de experiência a partir da perspectiva dos usuários do grupo Amazon Kindle : Brasil no Facebook

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Denardi, Davi Frederico do Amaral
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/255269
Resumo: A sociedade tem sofrido profundas modificações a partir da popularização dos produtos digitais, entre eles os livros, distribuídos na forma de arquivos ou em ereaders, dispositivos específicos para transferência, armazenamento e leitura de livros digitais, sendo um dos e-readers mais comercializados o Kindle, da empresa de tecnologia Amazon. Podendo ser considerados híbridos entre o livro digital e o livro impresso, os e-readers oferecem uma experiência de leitura particular. A experiência de leitura neste estudo se refere à sensação de imersão no texto muito comumente descrita na literatura com conexões com o conceito de experiência do usuário, sobretudo em relação à temporalidade nos momentos pré-leitura, leitura e pós-leitura. A experiência de leitura também pode ser entendida como um metaprocesso subjetivo que envolve outros processos cognitivos, emocionais e culturais. Dentro destes processos está a possibilidade de socialização da experiência de leitura, conhecida como Leitura Social, e que se dá por meio de troca de percepções, comentários e avaliações, sobretudo online e por meio das mídias sociais. Tradicionalmente o estudo da experiência de leitura é abordado de forma analítica, decompondo seus elementos em partes analisadas separadamente. Porém, dada a sua complexidade e característica interdependente dos seus elementos constitutivos, a experiência de leitura parece ser mais apropriada a uma abordagem sistêmica, onde os diferentes elementos são estudados como um todo. Uma das possibilidades da abordagem sistêmica é o uso de imagens, diagramas e mapas para facilitar a compreensão desses sistemas, sendo diagramas simplificados de um objeto complexo considerados “modelos”. Assim, esta tese tem como objetivo caracterizar um modelo que represente os principais elementos da experiência de leitura social no e-reader Kindle tendo como base o ponto de vista dos seus usuários. Para tanto, foram realizados quatro procedimentos: uma coleta de dados por meio de um questionário online publicado no grupo de Facebook Amazon Kindle: Brasil; cálculo de médias, desvios padrão e correlações entre as variáveis de leitura social presentes no questionário; a caracterização de um modelo visual que representa os relacionamentos entre essas variáveis e seis entrevistas de validação dos resultados junto a autores de livros para a plataforma Kindle. Nos resultados foi identificada uma contribuição da teoria da experiência do usuário no conceito de experiência de leitura em relação à temporalidade. O modelo também foi considerado claro como forma de representação da leitura social no dispositivo e parcialmente útil para a tomada de decisão dos autores de livros que participaram do estudo. Também foi identificada uma prevalência das mídias sociais e ferramentas de socialização externas ao Kindle em relação à percepção dos usuários a respeito das formas de socializar a leitura em meios digitais.
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A experiência de leitura também pode ser entendida como um metaprocesso subjetivo que envolve outros processos cognitivos, emocionais e culturais. Dentro destes processos está a possibilidade de socialização da experiência de leitura, conhecida como Leitura Social, e que se dá por meio de troca de percepções, comentários e avaliações, sobretudo online e por meio das mídias sociais. Tradicionalmente o estudo da experiência de leitura é abordado de forma analítica, decompondo seus elementos em partes analisadas separadamente. Porém, dada a sua complexidade e característica interdependente dos seus elementos constitutivos, a experiência de leitura parece ser mais apropriada a uma abordagem sistêmica, onde os diferentes elementos são estudados como um todo. Uma das possibilidades da abordagem sistêmica é o uso de imagens, diagramas e mapas para facilitar a compreensão desses sistemas, sendo diagramas simplificados de um objeto complexo considerados “modelos”. Assim, esta tese tem como objetivo caracterizar um modelo que represente os principais elementos da experiência de leitura social no e-reader Kindle tendo como base o ponto de vista dos seus usuários. Para tanto, foram realizados quatro procedimentos: uma coleta de dados por meio de um questionário online publicado no grupo de Facebook Amazon Kindle: Brasil; cálculo de médias, desvios padrão e correlações entre as variáveis de leitura social presentes no questionário; a caracterização de um modelo visual que representa os relacionamentos entre essas variáveis e seis entrevistas de validação dos resultados junto a autores de livros para a plataforma Kindle. Nos resultados foi identificada uma contribuição da teoria da experiência do usuário no conceito de experiência de leitura em relação à temporalidade. O modelo também foi considerado claro como forma de representação da leitura social no dispositivo e parcialmente útil para a tomada de decisão dos autores de livros que participaram do estudo. Também foi identificada uma prevalência das mídias sociais e ferramentas de socialização externas ao Kindle em relação à percepção dos usuários a respeito das formas de socializar a leitura em meios digitais.Society has undergone profound changes from the popularization of digital products, including books, distributed in the form of files or in e-readers, specific devices for transferring, storing and reading digital books, being one of the most commercialized e-readers the Kindle, from the technology company Amazon. Being considered hybrids between the digital book and the printed book, e-readers offer a particular reading experience. The reading experience in this study refers to the sensation of immersion in the text that is very commonly described in the literature with connections with the concept of user experience, especially in relation to temporality in the pre-reading, reading and post-reading moments. The reading experience can also be understood as a subjective meta-process that involves other cognitive, emotional and cultural processes. Within these processes is the possibility of socializing the reading experience, known as Social Reading, which takes place through the exchange of perceptions, comments and evaluations, especially online and through social media. Traditionally, the study of the reading experience is approached analytically, decomposing its elements into separately analyzed parts. However, given its complexity and the interdependent characteristic of its constitutive elements, the reading experience seems to be more appropriate to a systemic approach, where the different elements are studied as a whole. One of the possibilities of the systemic approach is the use of images, diagrams and maps to facilitate the understanding of these systems, being simplified diagrams of a complex object considered “models”. Thus, this thesis aims to characterize a model that represents the main elements of the social reading experience on the Kindle e-reader based on the point of view of its users. For that, four procedures were performed: data collection through an online questionnaire published in the Amazon Kindle Brasil Facebook group; calculation of averages, standard deviations and correlations between the social reading variables present in the questionnaire; the characterization of a visual model that represents the relationships between these variables and six interviews to validate the results with authors of books for the Kindle platform. In the results, a contribution of the user experience theory to the concept of reading experience in relation to temporality was identified. The model was also considered clear as a way of representing social reading on the device and partially useful for decision-making by the authors of books who participated in the study. A prevalence of social media and socialization tools external to Kindle was also identified in relation to users' perception of ways to socialize reading in digital media.application/pdfporLeituraLivro eletrônicoExperiência do usuárioReading experienceSocial readingExperience modelE-readersSystems theoryA experiência de leitura social no e-reader Kindle : caracterização de um modelo de experiência a partir da perspectiva dos usuários do grupo Amazon Kindle : Brasil no FacebookThe social reading experience on the kindle e-reader : characterization of an experience model from the perspective of users of the Kindle : Brasil group on Facebookinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pós-Graduação em DesignPorto Alegre, BR-RS2022doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001163508.pdf.txt001163508.pdf.txtExtracted Texttext/plain308985http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255269/2/001163508.pdf.txt793158efa12b17b35167205530e9b65eMD52ORIGINAL001163508.pdfTexto completoapplication/pdf5292276http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255269/1/001163508.pdf541fb49dcf217ffc13603709ee2ebba7MD5110183/2552692023-03-03 03:26:04.608201oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255269Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-03-03T06:26:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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