O ensino investigativo e suas contribuições para a aprendizagem de Genética no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/72341 |
Resumo: | A busca por novas metodologias de ensino tem sido alvo constante de pesquisas na área da educação. O uso exclusivo do ensino tradicional, baseado em aulas teóricas e expositivas, não é mais suficiente para as demandas de ensino escolar, fazendo com que outras metodologias de ensino se façam necessárias para complementar o aprendizado. O ensino investigativo é um método que visa estimular os alunos a pensar, questionar e discutir os assuntos em sala de aula, através de situações problemas, enigmas ou casos de investigação. Em Biologia, um dos conteúdos mais complexos e discutidos pela mídia, atualmente, é a Genética. Sendo assim, o ensino investigativo pode contribuir para que os estudantes adquiram habilidades a fim de que a aprendizagem dessa matéria se torne mais simples e para que possam compreender as notícias relacionadas ao assunto, permitindo que se tornem cidadãos críticos e autônomos. O objetivo deste trabalho é avaliar como o ensino investigativo pode ser uma ferramenta para motivar e interessar os alunos em sua aprendizagem. Além disso, pretende-se analisar se o ensino por investigação desenvolve habilidades nos estudantes, as quais podem auxiliar na aprendizagem de Genética nos alunos do ensino médio. Para isso, foram feitas observações em uma disciplina eletiva do Colégio de Aplicação UFRGS, que empregou essa metodologia, além da aplicação de questões desafio. A amostra avaliada era composta de alunos participantes da disciplina e de um grupo de alunos controle, não participantes da eletiva. Também foram aplicados questionários aos alunos da eletiva e aos professores da área de Ciências da Natureza do Colégio de Aplicação, a fim de verificar a concordância deste trabalho com a opinião de professores. Os resultados dos questionários foram agrupados por frequência de respostas e resumidos em pequenos textos. As questões desafio foram analisadas pelas habilidades que desenvolviam e as respostas agrupadas em tabelas. Esses resultados demonstraram que tanto alunos quanto professores acreditam que o uso de metodologias diferenciadas auxilia na aprendizagem. Além disso, houve um indicativo de que o ensino investigativo contribuiu para a construção de habilidades cognitivas nos alunos participantes da disciplina eletiva. Os dados apresentados nesse trabalho corroboram as referências teóricas consultadas e demonstram que o objetivo da pesquisa foi alcançado. A motivação e interesse dos alunos estiveram presentes ao longo das observações e permite concluir que o ensino investigativo promoveu a aprendizagem desses alunos de forma prazerosa, mostrando que um ensino eficaz pode ser feito através dessa metodologia. |
id |
UFRGS-2_62bab89968e6b8562e646a90bf24ec2a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72341 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lima, Daniela Bonzanini deSantos, Eliane Kaltchuk dosValentim, Lauren Martins2013-06-11T01:47:33Z2012http://hdl.handle.net/10183/72341000873096A busca por novas metodologias de ensino tem sido alvo constante de pesquisas na área da educação. O uso exclusivo do ensino tradicional, baseado em aulas teóricas e expositivas, não é mais suficiente para as demandas de ensino escolar, fazendo com que outras metodologias de ensino se façam necessárias para complementar o aprendizado. O ensino investigativo é um método que visa estimular os alunos a pensar, questionar e discutir os assuntos em sala de aula, através de situações problemas, enigmas ou casos de investigação. Em Biologia, um dos conteúdos mais complexos e discutidos pela mídia, atualmente, é a Genética. Sendo assim, o ensino investigativo pode contribuir para que os estudantes adquiram habilidades a fim de que a aprendizagem dessa matéria se torne mais simples e para que possam compreender as notícias relacionadas ao assunto, permitindo que se tornem cidadãos críticos e autônomos. O objetivo deste trabalho é avaliar como o ensino investigativo pode ser uma ferramenta para motivar e interessar os alunos em sua aprendizagem. Além disso, pretende-se analisar se o ensino por investigação desenvolve habilidades nos estudantes, as quais podem auxiliar na aprendizagem de Genética nos alunos do ensino médio. Para isso, foram feitas observações em uma disciplina eletiva do Colégio de Aplicação UFRGS, que empregou essa metodologia, além da aplicação de questões desafio. A amostra avaliada era composta de alunos participantes da disciplina e de um grupo de alunos controle, não participantes da eletiva. Também foram aplicados questionários aos alunos da eletiva e aos professores da área de Ciências da Natureza do Colégio de Aplicação, a fim de verificar a concordância deste trabalho com a opinião de professores. Os resultados dos questionários foram agrupados por frequência de respostas e resumidos em pequenos textos. As questões desafio foram analisadas pelas habilidades que desenvolviam e as respostas agrupadas em tabelas. Esses resultados demonstraram que tanto alunos quanto professores acreditam que o uso de metodologias diferenciadas auxilia na aprendizagem. Além disso, houve um indicativo de que o ensino investigativo contribuiu para a construção de habilidades cognitivas nos alunos participantes da disciplina eletiva. Os dados apresentados nesse trabalho corroboram as referências teóricas consultadas e demonstram que o objetivo da pesquisa foi alcançado. A motivação e interesse dos alunos estiveram presentes ao longo das observações e permite concluir que o ensino investigativo promoveu a aprendizagem desses alunos de forma prazerosa, mostrando que um ensino eficaz pode ser feito através dessa metodologia.application/pdfporEnsino médioGenéticaO ensino investigativo e suas contribuições para a aprendizagem de Genética no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2012Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000873096.pdf000873096.pdfTexto completoapplication/pdf1295116http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72341/1/000873096.pdfeb752f80b3bc55ccf2332919ce5b580aMD51TEXT000873096.pdf.txt000873096.pdf.txtExtracted Texttext/plain98584http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72341/2/000873096.pdf.txt2900fe3b8bf8dfc3c8a8c0e72e5d1c3aMD52THUMBNAIL000873096.pdf.jpg000873096.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1025http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72341/3/000873096.pdf.jpg6f9299c66858f0acd5051c53e5cb0677MD5310183/723412018-10-15 09:25:13.34oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72341Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T12:25:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ensino investigativo e suas contribuições para a aprendizagem de Genética no ensino médio |
title |
O ensino investigativo e suas contribuições para a aprendizagem de Genética no ensino médio |
spellingShingle |
O ensino investigativo e suas contribuições para a aprendizagem de Genética no ensino médio Lima, Daniela Bonzanini de Ensino médio Genética |
title_short |
O ensino investigativo e suas contribuições para a aprendizagem de Genética no ensino médio |
title_full |
O ensino investigativo e suas contribuições para a aprendizagem de Genética no ensino médio |
title_fullStr |
O ensino investigativo e suas contribuições para a aprendizagem de Genética no ensino médio |
title_full_unstemmed |
O ensino investigativo e suas contribuições para a aprendizagem de Genética no ensino médio |
title_sort |
O ensino investigativo e suas contribuições para a aprendizagem de Genética no ensino médio |
author |
Lima, Daniela Bonzanini de |
author_facet |
Lima, Daniela Bonzanini de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Daniela Bonzanini de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Eliane Kaltchuk dos |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Valentim, Lauren Martins |
contributor_str_mv |
Santos, Eliane Kaltchuk dos Valentim, Lauren Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino médio Genética |
topic |
Ensino médio Genética |
description |
A busca por novas metodologias de ensino tem sido alvo constante de pesquisas na área da educação. O uso exclusivo do ensino tradicional, baseado em aulas teóricas e expositivas, não é mais suficiente para as demandas de ensino escolar, fazendo com que outras metodologias de ensino se façam necessárias para complementar o aprendizado. O ensino investigativo é um método que visa estimular os alunos a pensar, questionar e discutir os assuntos em sala de aula, através de situações problemas, enigmas ou casos de investigação. Em Biologia, um dos conteúdos mais complexos e discutidos pela mídia, atualmente, é a Genética. Sendo assim, o ensino investigativo pode contribuir para que os estudantes adquiram habilidades a fim de que a aprendizagem dessa matéria se torne mais simples e para que possam compreender as notícias relacionadas ao assunto, permitindo que se tornem cidadãos críticos e autônomos. O objetivo deste trabalho é avaliar como o ensino investigativo pode ser uma ferramenta para motivar e interessar os alunos em sua aprendizagem. Além disso, pretende-se analisar se o ensino por investigação desenvolve habilidades nos estudantes, as quais podem auxiliar na aprendizagem de Genética nos alunos do ensino médio. Para isso, foram feitas observações em uma disciplina eletiva do Colégio de Aplicação UFRGS, que empregou essa metodologia, além da aplicação de questões desafio. A amostra avaliada era composta de alunos participantes da disciplina e de um grupo de alunos controle, não participantes da eletiva. Também foram aplicados questionários aos alunos da eletiva e aos professores da área de Ciências da Natureza do Colégio de Aplicação, a fim de verificar a concordância deste trabalho com a opinião de professores. Os resultados dos questionários foram agrupados por frequência de respostas e resumidos em pequenos textos. As questões desafio foram analisadas pelas habilidades que desenvolviam e as respostas agrupadas em tabelas. Esses resultados demonstraram que tanto alunos quanto professores acreditam que o uso de metodologias diferenciadas auxilia na aprendizagem. Além disso, houve um indicativo de que o ensino investigativo contribuiu para a construção de habilidades cognitivas nos alunos participantes da disciplina eletiva. Os dados apresentados nesse trabalho corroboram as referências teóricas consultadas e demonstram que o objetivo da pesquisa foi alcançado. A motivação e interesse dos alunos estiveram presentes ao longo das observações e permite concluir que o ensino investigativo promoveu a aprendizagem desses alunos de forma prazerosa, mostrando que um ensino eficaz pode ser feito através dessa metodologia. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-06-11T01:47:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/72341 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000873096 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/72341 |
identifier_str_mv |
000873096 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72341/1/000873096.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72341/2/000873096.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72341/3/000873096.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
eb752f80b3bc55ccf2332919ce5b580a 2900fe3b8bf8dfc3c8a8c0e72e5d1c3a 6f9299c66858f0acd5051c53e5cb0677 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447108223762432 |