O ensino investigativo e suas contribuições para a aprendizagem de Genética no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Daniela Bonzanini de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/72341
Resumo: A busca por novas metodologias de ensino tem sido alvo constante de pesquisas na área da educação. O uso exclusivo do ensino tradicional, baseado em aulas teóricas e expositivas, não é mais suficiente para as demandas de ensino escolar, fazendo com que outras metodologias de ensino se façam necessárias para complementar o aprendizado. O ensino investigativo é um método que visa estimular os alunos a pensar, questionar e discutir os assuntos em sala de aula, através de situações problemas, enigmas ou casos de investigação. Em Biologia, um dos conteúdos mais complexos e discutidos pela mídia, atualmente, é a Genética. Sendo assim, o ensino investigativo pode contribuir para que os estudantes adquiram habilidades a fim de que a aprendizagem dessa matéria se torne mais simples e para que possam compreender as notícias relacionadas ao assunto, permitindo que se tornem cidadãos críticos e autônomos. O objetivo deste trabalho é avaliar como o ensino investigativo pode ser uma ferramenta para motivar e interessar os alunos em sua aprendizagem. Além disso, pretende-se analisar se o ensino por investigação desenvolve habilidades nos estudantes, as quais podem auxiliar na aprendizagem de Genética nos alunos do ensino médio. Para isso, foram feitas observações em uma disciplina eletiva do Colégio de Aplicação UFRGS, que empregou essa metodologia, além da aplicação de questões desafio. A amostra avaliada era composta de alunos participantes da disciplina e de um grupo de alunos controle, não participantes da eletiva. Também foram aplicados questionários aos alunos da eletiva e aos professores da área de Ciências da Natureza do Colégio de Aplicação, a fim de verificar a concordância deste trabalho com a opinião de professores. Os resultados dos questionários foram agrupados por frequência de respostas e resumidos em pequenos textos. As questões desafio foram analisadas pelas habilidades que desenvolviam e as respostas agrupadas em tabelas. Esses resultados demonstraram que tanto alunos quanto professores acreditam que o uso de metodologias diferenciadas auxilia na aprendizagem. Além disso, houve um indicativo de que o ensino investigativo contribuiu para a construção de habilidades cognitivas nos alunos participantes da disciplina eletiva. Os dados apresentados nesse trabalho corroboram as referências teóricas consultadas e demonstram que o objetivo da pesquisa foi alcançado. A motivação e interesse dos alunos estiveram presentes ao longo das observações e permite concluir que o ensino investigativo promoveu a aprendizagem desses alunos de forma prazerosa, mostrando que um ensino eficaz pode ser feito através dessa metodologia.
id UFRGS-2_62bab89968e6b8562e646a90bf24ec2a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72341
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lima, Daniela Bonzanini deSantos, Eliane Kaltchuk dosValentim, Lauren Martins2013-06-11T01:47:33Z2012http://hdl.handle.net/10183/72341000873096A busca por novas metodologias de ensino tem sido alvo constante de pesquisas na área da educação. O uso exclusivo do ensino tradicional, baseado em aulas teóricas e expositivas, não é mais suficiente para as demandas de ensino escolar, fazendo com que outras metodologias de ensino se façam necessárias para complementar o aprendizado. O ensino investigativo é um método que visa estimular os alunos a pensar, questionar e discutir os assuntos em sala de aula, através de situações problemas, enigmas ou casos de investigação. Em Biologia, um dos conteúdos mais complexos e discutidos pela mídia, atualmente, é a Genética. Sendo assim, o ensino investigativo pode contribuir para que os estudantes adquiram habilidades a fim de que a aprendizagem dessa matéria se torne mais simples e para que possam compreender as notícias relacionadas ao assunto, permitindo que se tornem cidadãos críticos e autônomos. O objetivo deste trabalho é avaliar como o ensino investigativo pode ser uma ferramenta para motivar e interessar os alunos em sua aprendizagem. Além disso, pretende-se analisar se o ensino por investigação desenvolve habilidades nos estudantes, as quais podem auxiliar na aprendizagem de Genética nos alunos do ensino médio. Para isso, foram feitas observações em uma disciplina eletiva do Colégio de Aplicação UFRGS, que empregou essa metodologia, além da aplicação de questões desafio. A amostra avaliada era composta de alunos participantes da disciplina e de um grupo de alunos controle, não participantes da eletiva. Também foram aplicados questionários aos alunos da eletiva e aos professores da área de Ciências da Natureza do Colégio de Aplicação, a fim de verificar a concordância deste trabalho com a opinião de professores. Os resultados dos questionários foram agrupados por frequência de respostas e resumidos em pequenos textos. As questões desafio foram analisadas pelas habilidades que desenvolviam e as respostas agrupadas em tabelas. Esses resultados demonstraram que tanto alunos quanto professores acreditam que o uso de metodologias diferenciadas auxilia na aprendizagem. Além disso, houve um indicativo de que o ensino investigativo contribuiu para a construção de habilidades cognitivas nos alunos participantes da disciplina eletiva. Os dados apresentados nesse trabalho corroboram as referências teóricas consultadas e demonstram que o objetivo da pesquisa foi alcançado. A motivação e interesse dos alunos estiveram presentes ao longo das observações e permite concluir que o ensino investigativo promoveu a aprendizagem desses alunos de forma prazerosa, mostrando que um ensino eficaz pode ser feito através dessa metodologia.application/pdfporEnsino médioGenéticaO ensino investigativo e suas contribuições para a aprendizagem de Genética no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2012Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000873096.pdf000873096.pdfTexto completoapplication/pdf1295116http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72341/1/000873096.pdfeb752f80b3bc55ccf2332919ce5b580aMD51TEXT000873096.pdf.txt000873096.pdf.txtExtracted Texttext/plain98584http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72341/2/000873096.pdf.txt2900fe3b8bf8dfc3c8a8c0e72e5d1c3aMD52THUMBNAIL000873096.pdf.jpg000873096.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1025http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72341/3/000873096.pdf.jpg6f9299c66858f0acd5051c53e5cb0677MD5310183/723412018-10-15 09:25:13.34oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72341Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T12:25:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino investigativo e suas contribuições para a aprendizagem de Genética no ensino médio
title O ensino investigativo e suas contribuições para a aprendizagem de Genética no ensino médio
spellingShingle O ensino investigativo e suas contribuições para a aprendizagem de Genética no ensino médio
Lima, Daniela Bonzanini de
Ensino médio
Genética
title_short O ensino investigativo e suas contribuições para a aprendizagem de Genética no ensino médio
title_full O ensino investigativo e suas contribuições para a aprendizagem de Genética no ensino médio
title_fullStr O ensino investigativo e suas contribuições para a aprendizagem de Genética no ensino médio
title_full_unstemmed O ensino investigativo e suas contribuições para a aprendizagem de Genética no ensino médio
title_sort O ensino investigativo e suas contribuições para a aprendizagem de Genética no ensino médio
author Lima, Daniela Bonzanini de
author_facet Lima, Daniela Bonzanini de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Daniela Bonzanini de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Eliane Kaltchuk dos
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Valentim, Lauren Martins
contributor_str_mv Santos, Eliane Kaltchuk dos
Valentim, Lauren Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio
Genética
topic Ensino médio
Genética
description A busca por novas metodologias de ensino tem sido alvo constante de pesquisas na área da educação. O uso exclusivo do ensino tradicional, baseado em aulas teóricas e expositivas, não é mais suficiente para as demandas de ensino escolar, fazendo com que outras metodologias de ensino se façam necessárias para complementar o aprendizado. O ensino investigativo é um método que visa estimular os alunos a pensar, questionar e discutir os assuntos em sala de aula, através de situações problemas, enigmas ou casos de investigação. Em Biologia, um dos conteúdos mais complexos e discutidos pela mídia, atualmente, é a Genética. Sendo assim, o ensino investigativo pode contribuir para que os estudantes adquiram habilidades a fim de que a aprendizagem dessa matéria se torne mais simples e para que possam compreender as notícias relacionadas ao assunto, permitindo que se tornem cidadãos críticos e autônomos. O objetivo deste trabalho é avaliar como o ensino investigativo pode ser uma ferramenta para motivar e interessar os alunos em sua aprendizagem. Além disso, pretende-se analisar se o ensino por investigação desenvolve habilidades nos estudantes, as quais podem auxiliar na aprendizagem de Genética nos alunos do ensino médio. Para isso, foram feitas observações em uma disciplina eletiva do Colégio de Aplicação UFRGS, que empregou essa metodologia, além da aplicação de questões desafio. A amostra avaliada era composta de alunos participantes da disciplina e de um grupo de alunos controle, não participantes da eletiva. Também foram aplicados questionários aos alunos da eletiva e aos professores da área de Ciências da Natureza do Colégio de Aplicação, a fim de verificar a concordância deste trabalho com a opinião de professores. Os resultados dos questionários foram agrupados por frequência de respostas e resumidos em pequenos textos. As questões desafio foram analisadas pelas habilidades que desenvolviam e as respostas agrupadas em tabelas. Esses resultados demonstraram que tanto alunos quanto professores acreditam que o uso de metodologias diferenciadas auxilia na aprendizagem. Além disso, houve um indicativo de que o ensino investigativo contribuiu para a construção de habilidades cognitivas nos alunos participantes da disciplina eletiva. Os dados apresentados nesse trabalho corroboram as referências teóricas consultadas e demonstram que o objetivo da pesquisa foi alcançado. A motivação e interesse dos alunos estiveram presentes ao longo das observações e permite concluir que o ensino investigativo promoveu a aprendizagem desses alunos de forma prazerosa, mostrando que um ensino eficaz pode ser feito através dessa metodologia.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-06-11T01:47:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/72341
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000873096
url http://hdl.handle.net/10183/72341
identifier_str_mv 000873096
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72341/1/000873096.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72341/2/000873096.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72341/3/000873096.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv eb752f80b3bc55ccf2332919ce5b580a
2900fe3b8bf8dfc3c8a8c0e72e5d1c3a
6f9299c66858f0acd5051c53e5cb0677
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447108223762432