Vulnerabilidade em saúde : o Programa Saúde na Escola em questão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Joana Gomes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/149385
Resumo: O presente trabalho aborda o conceito de vulnerabilidade em saúde no contexto do Programa Saúde na Escola (PSE). Elucida-se que este conceito originou-se da insatisfação social com a visão tradicional sobre o processo saúde-doença, a qual está calcada nas análises de risco. No âmbito da saúde escolar, o PSE foi criado em 2007 com o escopo de promover a atenção integral à saúde do público escolar, vinculando-se à perspectiva de vulnerabilidade em saúde. Esta pesquisa procura investigar o conceito de vulnerabilidade em artigos acadêmicos e interpretar os documentos oficiais referentes ao PSE. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental e confeccionado um quadro, instrumento que visa auxiliar a identificação de termos indicadores tanto do conceito de risco quanto de vulnerabilidade. Conclui-se que apesar do PSE estar calcado na vulnerabilidade como um ponto de vista, as produções científicas que versam sobre saúde escolar ainda estão descoladas desse conceito.
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