Novas tecnologias auxiliando nas salas de recursos multifuncionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Celso Leal
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/199886
Resumo: O presente estudo pretende demonstrar a importância das Novas Tecnologias na Sala de Recursos Multifuncionais, como auxilio ao aluno deficiente visual, baixa visão e ao aluno com deficiência auditiva. Diante destes argumentos é objetivo deste estudo demonstrar novos métodos de inovar a aprendizagem com o auxílio das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) através da utilização da metodologia Design Instrucional (Engenharia Pedagógica) para o ensino de diferentes disciplinas, apresentando as etapas de planejamento, elaboração e criação de um trabalho, visando dar suporte aos educadores e educandos para desenvolverem e acompanharem atividades diversificadas e elaboradas para um projeto sobre diferentes temas. O tema “Desigualdade Social” foi escolhido com a intenção de incluir na prática da escola a discussão da temática das desigualdades sociais na disciplina de Sociologia, através do uso de novas tecnologias para ser utilizado ao mesmo tempo pelos alunos da sala de aula comum e pelos alunos que frequentam a Sala de Recursos multifuncionais, com o objetivo de dar uma maior dinâmica no aprendizado dos alunos. O estudo é finalizado com as considerações sobre o curso a partir da discussão sobre o uso das novas tecnologias na Sala de Recursos Multifuncionais para o ensino da Sociologia. Esta monografia tem como objetivo discutir o aprendizado dos alunos com deficiência e a aproximação das diversas disciplinas as novas tecnologias na educação, auxiliando estes no ensino-aprendizado numa proposta que contempla recursos pontuais de tecnologia que podem ser utilizados no dia-a-dia.
id UFRGS-2_636d5d81a7d7c19f74d8bddd4fe1ad08
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199886
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Tavares, Celso LealFranciscatto, Roberto2019-10-01T03:42:15Z2018http://hdl.handle.net/10183/199886001102445O presente estudo pretende demonstrar a importância das Novas Tecnologias na Sala de Recursos Multifuncionais, como auxilio ao aluno deficiente visual, baixa visão e ao aluno com deficiência auditiva. Diante destes argumentos é objetivo deste estudo demonstrar novos métodos de inovar a aprendizagem com o auxílio das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) através da utilização da metodologia Design Instrucional (Engenharia Pedagógica) para o ensino de diferentes disciplinas, apresentando as etapas de planejamento, elaboração e criação de um trabalho, visando dar suporte aos educadores e educandos para desenvolverem e acompanharem atividades diversificadas e elaboradas para um projeto sobre diferentes temas. O tema “Desigualdade Social” foi escolhido com a intenção de incluir na prática da escola a discussão da temática das desigualdades sociais na disciplina de Sociologia, através do uso de novas tecnologias para ser utilizado ao mesmo tempo pelos alunos da sala de aula comum e pelos alunos que frequentam a Sala de Recursos multifuncionais, com o objetivo de dar uma maior dinâmica no aprendizado dos alunos. O estudo é finalizado com as considerações sobre o curso a partir da discussão sobre o uso das novas tecnologias na Sala de Recursos Multifuncionais para o ensino da Sociologia. Esta monografia tem como objetivo discutir o aprendizado dos alunos com deficiência e a aproximação das diversas disciplinas as novas tecnologias na educação, auxiliando estes no ensino-aprendizado numa proposta que contempla recursos pontuais de tecnologia que podem ser utilizados no dia-a-dia.The present study intends to demonstrate the importance of the New Technologies in the Room of Multifunctional Resources, like aid to the visually impaired student, low vision and to the student with hearing deficiency. In view of these arguments, the objective of this study is to demonstrate new methods to innovate learning with the aid of ICTs (Information and Communication Technologies) through the use of the methodology Instructional Design (Pedagogical Engineering) to teach different disciplines, presenting the steps of planning, elaboration and creation of a work, aiming to support the educators and learners to develop and follow diversified and elaborated activities for a project on different subjects. The theme "Social Inequality" was chosen with the intention of including in the school practice the discussion of the social inequalities in the discipline of Sociology, through the use of new technologies to be used at the same time by the students of the common classroom and by the students attending the multifunctional Resource Room, with the aim of giving a greater dynamics in student learning. The study is finalized with the considerations about the course from the discussion about the use of the new technologies in the Room of Multifunctional Resources for the teaching of Sociology. This monograph aims to discuss the learning of students with disabilities and the approximation of the various disciplines to new technologies in education, assisting these in teaching-learning in a proposal that contemplates technology resources that can be used in everyday life.application/pdfporSala de recursosTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)AprendizagemMultifunctional Resource RoomInstructional DesignLearningNovas tecnologias auxiliando nas salas de recursos multifuncionaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001102445.pdf.txt001102445.pdf.txtExtracted Texttext/plain63863http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199886/2/001102445.pdf.txtca4af1195f635736a3894043b0429dc9MD52ORIGINAL001102445.pdfTexto completoapplication/pdf1663501http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199886/1/001102445.pdf997aed6386a4e29c2d958bd55396ccb6MD5110183/1998862019-10-02 03:43:33.986833oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199886Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-02T06:43:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Novas tecnologias auxiliando nas salas de recursos multifuncionais
title Novas tecnologias auxiliando nas salas de recursos multifuncionais
spellingShingle Novas tecnologias auxiliando nas salas de recursos multifuncionais
Tavares, Celso Leal
Sala de recursos
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Aprendizagem
Multifunctional Resource Room
Instructional Design
Learning
title_short Novas tecnologias auxiliando nas salas de recursos multifuncionais
title_full Novas tecnologias auxiliando nas salas de recursos multifuncionais
title_fullStr Novas tecnologias auxiliando nas salas de recursos multifuncionais
title_full_unstemmed Novas tecnologias auxiliando nas salas de recursos multifuncionais
title_sort Novas tecnologias auxiliando nas salas de recursos multifuncionais
author Tavares, Celso Leal
author_facet Tavares, Celso Leal
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Celso Leal
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Franciscatto, Roberto
contributor_str_mv Franciscatto, Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Sala de recursos
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Aprendizagem
topic Sala de recursos
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Aprendizagem
Multifunctional Resource Room
Instructional Design
Learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Multifunctional Resource Room
Instructional Design
Learning
description O presente estudo pretende demonstrar a importância das Novas Tecnologias na Sala de Recursos Multifuncionais, como auxilio ao aluno deficiente visual, baixa visão e ao aluno com deficiência auditiva. Diante destes argumentos é objetivo deste estudo demonstrar novos métodos de inovar a aprendizagem com o auxílio das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) através da utilização da metodologia Design Instrucional (Engenharia Pedagógica) para o ensino de diferentes disciplinas, apresentando as etapas de planejamento, elaboração e criação de um trabalho, visando dar suporte aos educadores e educandos para desenvolverem e acompanharem atividades diversificadas e elaboradas para um projeto sobre diferentes temas. O tema “Desigualdade Social” foi escolhido com a intenção de incluir na prática da escola a discussão da temática das desigualdades sociais na disciplina de Sociologia, através do uso de novas tecnologias para ser utilizado ao mesmo tempo pelos alunos da sala de aula comum e pelos alunos que frequentam a Sala de Recursos multifuncionais, com o objetivo de dar uma maior dinâmica no aprendizado dos alunos. O estudo é finalizado com as considerações sobre o curso a partir da discussão sobre o uso das novas tecnologias na Sala de Recursos Multifuncionais para o ensino da Sociologia. Esta monografia tem como objetivo discutir o aprendizado dos alunos com deficiência e a aproximação das diversas disciplinas as novas tecnologias na educação, auxiliando estes no ensino-aprendizado numa proposta que contempla recursos pontuais de tecnologia que podem ser utilizados no dia-a-dia.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-01T03:42:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/199886
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001102445
url http://hdl.handle.net/10183/199886
identifier_str_mv 001102445
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199886/2/001102445.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199886/1/001102445.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ca4af1195f635736a3894043b0429dc9
997aed6386a4e29c2d958bd55396ccb6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224582225461248