Análise da preferência dos consumidores de comércio eletrônico sob a ótica da logística da última milha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanotto, Anne Bonifácio
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/240984
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar a potencial demanda de pontos de coleta para a entrega de produtos comprados online na cidade de Porto Alegre - RS e posteriormente comparar com os resultados de um estudo prévio feito em Fortaleza - CE. Uma vez que o comércio eletrônico vem crescendo continuamente nos últimos anos, tanto pelo aumento do uso da internet no cotidiano da população como pela pandemia causada pelo coronavírus. Este crescimento acarreta vantagens para as relações de consumo, pois os vendedores alcançam um número maior de clientes e os consumidores podem comparar preços além de comprar de qualquer lugar em qualquer horário. Por outro lado, a logística de entregas é diretamente afetada pelo aumento das vendas, principalmente o Last Mile que é o segmento mais caro e mais poluente da cadeia. À vista disso, os pontos de coleta surgem como uma solução para minimizar alguns dos problemas encontrados pela última milha, como as entregas frustradas e o alto custo de transporte e de emissão de poluentes. Bem como, permitem que os consumidores não necessitem esperar em casa para receber suas entregas. Com este propósito, aplicou-se uma pesquisa de preferência declarada para calibrar um modelo de escolha discreta e assim entender o comportamento e as preferências dos consumidores em relação às entregas de compras online. No resultado do trabalho, pode-se perceber que os pontos de coleta têm usuários potenciais em Porto Alegre desde que apresentem alguma vantagem de prazo e frete em relação à entrega convencional e tenham o mínimo ou nenhum deslocamento extra até o ponto de coleta.Ademais, na comparação com os resultados obtidos na cidade de Fortaleza mostrou que o atributo principal em ambas as cidades é o custo de frete. Entretanto, as importâncias dos outros atributos mudam entre as cidades. Em Porto Alegre o atributo de deslocamento extra mostrou-se ser bem relevante para a escolha (segundo em importância), em Fortaleza o atributo que se mostrou segundo em importância foi o prazo e a adesão a este tipo de entrega via ponto de coleta mostrou ser maior em Porto Alegre.
id UFRGS-2_638cabad6dd4fb3cbf624438080f1a72
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240984
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Zanotto, Anne BonifácioLarrañaga Uriarte, Ana MargaritaBertoncini, Bruno Vieira2022-06-25T05:02:38Z2022http://hdl.handle.net/10183/240984001143256O objetivo deste trabalho é analisar a potencial demanda de pontos de coleta para a entrega de produtos comprados online na cidade de Porto Alegre - RS e posteriormente comparar com os resultados de um estudo prévio feito em Fortaleza - CE. Uma vez que o comércio eletrônico vem crescendo continuamente nos últimos anos, tanto pelo aumento do uso da internet no cotidiano da população como pela pandemia causada pelo coronavírus. Este crescimento acarreta vantagens para as relações de consumo, pois os vendedores alcançam um número maior de clientes e os consumidores podem comparar preços além de comprar de qualquer lugar em qualquer horário. Por outro lado, a logística de entregas é diretamente afetada pelo aumento das vendas, principalmente o Last Mile que é o segmento mais caro e mais poluente da cadeia. À vista disso, os pontos de coleta surgem como uma solução para minimizar alguns dos problemas encontrados pela última milha, como as entregas frustradas e o alto custo de transporte e de emissão de poluentes. Bem como, permitem que os consumidores não necessitem esperar em casa para receber suas entregas. Com este propósito, aplicou-se uma pesquisa de preferência declarada para calibrar um modelo de escolha discreta e assim entender o comportamento e as preferências dos consumidores em relação às entregas de compras online. No resultado do trabalho, pode-se perceber que os pontos de coleta têm usuários potenciais em Porto Alegre desde que apresentem alguma vantagem de prazo e frete em relação à entrega convencional e tenham o mínimo ou nenhum deslocamento extra até o ponto de coleta.Ademais, na comparação com os resultados obtidos na cidade de Fortaleza mostrou que o atributo principal em ambas as cidades é o custo de frete. Entretanto, as importâncias dos outros atributos mudam entre as cidades. Em Porto Alegre o atributo de deslocamento extra mostrou-se ser bem relevante para a escolha (segundo em importância), em Fortaleza o atributo que se mostrou segundo em importância foi o prazo e a adesão a este tipo de entrega via ponto de coleta mostrou ser maior em Porto Alegre.The objective of this study is to analyze the potential demand of collection points for the delivery of products purchased online in the city of Porto Alegre - RS and later compare with the results of a previous study carried out in Fortaleza - CE. E-commerce has been growing continuously in recent years, both due to the increase in the use of the internet in the daily life of the population and the pandemic caused by the coronavirus. This growth brings advantages to consumer relationships, as sellers reach a greater number of customers and consumers can compare prices in addition to buying from anywhere at any time. On the other hand, delivery logistics are directly affected by the increase in sales, especially the Last Mile, which is the most expensive and most polluting segment of the chain. In view of this, the collection points emerge as a solution to minimize some of the problems encountered by the last mile, such as frustrated deliveries and the high cost of transport and emission of pollutants. As well, they allow consumers not to have to wait at home to receive their deliveries. For this purpose, a stated preference survey was applied to calibrate a discrete choice model and thus understand the behavior and preferences of consumers in relation to online shopping deliveries. With the result of the study, it can be seen that the collection points have potential users in Porto Alegre as long as they present some advantage in terms of time and freight in relation to conventional delivery and have minimal or no extra travel to the collection point. Furthermore, in comparison with the results obtained in the city of Fortaleza, it showed that the main attribute in both cities is the cost of freight. However, the importance of the other attributes varies between cities. In Porto Alegre the attribute of extra displacement proved to be very relevant for the choice (second in importance), in Fortaleza the attribute that proved to be second in importance was the deadline and adherence to this type of delivery via the collection point proved to be largest in Porto Alegre.application/pdfporComércio eletrônicoPreferência declaradaComportamento do consumidorE-commerceCollect pointsLockersDeclared preferenceDiscrete choice modelAnálise da preferência dos consumidores de comércio eletrônico sob a ótica da logística da última milhainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2022Engenharia Civilgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001143256.pdf.txt001143256.pdf.txtExtracted Texttext/plain107831http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240984/2/001143256.pdf.txt41f9d67ba6596f96efc9b81876f1584eMD52ORIGINAL001143256.pdfTexto completoapplication/pdf4292553http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240984/1/001143256.pdf6bd6e44f05b8f82f9804d3c9b3c30bbbMD5110183/2409842022-06-26 04:46:02.088667oai:www.lume.ufrgs.br:10183/240984Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-26T07:46:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise da preferência dos consumidores de comércio eletrônico sob a ótica da logística da última milha
title Análise da preferência dos consumidores de comércio eletrônico sob a ótica da logística da última milha
spellingShingle Análise da preferência dos consumidores de comércio eletrônico sob a ótica da logística da última milha
Zanotto, Anne Bonifácio
Comércio eletrônico
Preferência declarada
Comportamento do consumidor
E-commerce
Collect points
Lockers
Declared preference
Discrete choice model
title_short Análise da preferência dos consumidores de comércio eletrônico sob a ótica da logística da última milha
title_full Análise da preferência dos consumidores de comércio eletrônico sob a ótica da logística da última milha
title_fullStr Análise da preferência dos consumidores de comércio eletrônico sob a ótica da logística da última milha
title_full_unstemmed Análise da preferência dos consumidores de comércio eletrônico sob a ótica da logística da última milha
title_sort Análise da preferência dos consumidores de comércio eletrônico sob a ótica da logística da última milha
author Zanotto, Anne Bonifácio
author_facet Zanotto, Anne Bonifácio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanotto, Anne Bonifácio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Larrañaga Uriarte, Ana Margarita
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Bertoncini, Bruno Vieira
contributor_str_mv Larrañaga Uriarte, Ana Margarita
Bertoncini, Bruno Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio eletrônico
Preferência declarada
Comportamento do consumidor
topic Comércio eletrônico
Preferência declarada
Comportamento do consumidor
E-commerce
Collect points
Lockers
Declared preference
Discrete choice model
dc.subject.eng.fl_str_mv E-commerce
Collect points
Lockers
Declared preference
Discrete choice model
description O objetivo deste trabalho é analisar a potencial demanda de pontos de coleta para a entrega de produtos comprados online na cidade de Porto Alegre - RS e posteriormente comparar com os resultados de um estudo prévio feito em Fortaleza - CE. Uma vez que o comércio eletrônico vem crescendo continuamente nos últimos anos, tanto pelo aumento do uso da internet no cotidiano da população como pela pandemia causada pelo coronavírus. Este crescimento acarreta vantagens para as relações de consumo, pois os vendedores alcançam um número maior de clientes e os consumidores podem comparar preços além de comprar de qualquer lugar em qualquer horário. Por outro lado, a logística de entregas é diretamente afetada pelo aumento das vendas, principalmente o Last Mile que é o segmento mais caro e mais poluente da cadeia. À vista disso, os pontos de coleta surgem como uma solução para minimizar alguns dos problemas encontrados pela última milha, como as entregas frustradas e o alto custo de transporte e de emissão de poluentes. Bem como, permitem que os consumidores não necessitem esperar em casa para receber suas entregas. Com este propósito, aplicou-se uma pesquisa de preferência declarada para calibrar um modelo de escolha discreta e assim entender o comportamento e as preferências dos consumidores em relação às entregas de compras online. No resultado do trabalho, pode-se perceber que os pontos de coleta têm usuários potenciais em Porto Alegre desde que apresentem alguma vantagem de prazo e frete em relação à entrega convencional e tenham o mínimo ou nenhum deslocamento extra até o ponto de coleta.Ademais, na comparação com os resultados obtidos na cidade de Fortaleza mostrou que o atributo principal em ambas as cidades é o custo de frete. Entretanto, as importâncias dos outros atributos mudam entre as cidades. Em Porto Alegre o atributo de deslocamento extra mostrou-se ser bem relevante para a escolha (segundo em importância), em Fortaleza o atributo que se mostrou segundo em importância foi o prazo e a adesão a este tipo de entrega via ponto de coleta mostrou ser maior em Porto Alegre.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-25T05:02:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/240984
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001143256
url http://hdl.handle.net/10183/240984
identifier_str_mv 001143256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240984/2/001143256.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/240984/1/001143256.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 41f9d67ba6596f96efc9b81876f1584e
6bd6e44f05b8f82f9804d3c9b3c30bbb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224636169453568